ENSINO APRENDIZAGEM DE FUNÇÃO ATRAVÉS DA METODOLOGIA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E REPRESENTAÇÕES MÚLTIPLAS
"2017-11-27 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 31190 "edicao_id" => 71 "trabalho_id" => 580 "inscrito_id" => 1355 "titulo" => "ENSINO APRENDIZAGEM DE FUNÇÃO ATRAVÉS DA METODOLOGIA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E REPRESENTAÇÕES MÚLTIPLAS" "resumo" => "A pesquisa tem como objetivo analisar as dificuldades e possibilidades da metodologia de ensino aprendizagem de Matemática através da resolução de problemas aliada ao trabalho com as representações múltiplas para a formação do conceito de função, em sala de aula. O conceito de função é considerado como um dos mais importantes da Matemática e apresenta uma grande aplicabilidade, tomam-se com base as cinco grandes ideias essenciais para conceito de função propostas por Cooney, Beckmann e Lloyd (2010), que são o conceito de função; covariação e taxa de variação; família de funções; combinação e transformação de funções e representações de funções. Faz-se também uma revisão bibliográfica de algumas pesquisas nacionais que abordaram como tema o conceito de função, o olhar se volta para aquelas que possuem correlação com a nossa pesquisa, a fim de compreender o que essas pesquisas tratam sobre o tema função. O trabalho em sala de aula optou-se por utilizar a resolução, proposição e exploração de problemas, onde dedicamos algumas páginas do trabalho para discutir os aspectos referentes ao seu histórico e evolução, as diversas definições e concepções, segundo vários autores. A metodologia de pesquisa é de cunho qualitativo, na modalidade de pesquisa pedagógica, na qual o professor pesquisa sua própria prática em sala de aula. A pesquisa foi aplicada durante 23 encontros, em uma escola Pública da cidade de Lagoa Seca, PB, com uma turma de primeiro ano do Ensino Médio. Dentre os resultados detectados, o trabalho com as diferentes representações de funções fez com que se percebesse que os alunos conseguiram ver mais detalhes do conceito de função permitindo uma compreensão mais consistente; se observou que o uso da metodologia de resolução de problemas permitiu que os alunos se envolvessem com as atividades e se sentissem mais motivados a estudar o conteúdo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GD17 - Educação Matemática: processos educativos" "palavra_chave" => "RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, FUNÇÃO, REPRESENTAÇÕES, PESQUISA PEDAGÓGICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD1_SA17_ID1355_14092017155918.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:17" "updated_at" => "2020-06-10 12:14:57" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JEFFERSON DAGMAR PESSOA BRANDÃO" "autor_nome_curto" => "JEFFERSON DAGMAR" "autor_email" => "jefferson.brandao@ifpb.ed" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-coprecis" "edicao_nome" => "Anais COPRECIS" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017" "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png" "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00" "publicacao_id" => 45 "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS" "publicacao_codigo" => "2594-7885" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 31190 "edicao_id" => 71 "trabalho_id" => 580 "inscrito_id" => 1355 "titulo" => "ENSINO APRENDIZAGEM DE FUNÇÃO ATRAVÉS DA METODOLOGIA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E REPRESENTAÇÕES MÚLTIPLAS" "resumo" => "A pesquisa tem como objetivo analisar as dificuldades e possibilidades da metodologia de ensino aprendizagem de Matemática através da resolução de problemas aliada ao trabalho com as representações múltiplas para a formação do conceito de função, em sala de aula. O conceito de função é considerado como um dos mais importantes da Matemática e apresenta uma grande aplicabilidade, tomam-se com base as cinco grandes ideias essenciais para conceito de função propostas por Cooney, Beckmann e Lloyd (2010), que são o conceito de função; covariação e taxa de variação; família de funções; combinação e transformação de funções e representações de funções. Faz-se também uma revisão bibliográfica de algumas pesquisas nacionais que abordaram como tema o conceito de função, o olhar se volta para aquelas que possuem correlação com a nossa pesquisa, a fim de compreender o que essas pesquisas tratam sobre o tema função. O trabalho em sala de aula optou-se por utilizar a resolução, proposição e exploração de problemas, onde dedicamos algumas páginas do trabalho para discutir os aspectos referentes ao seu histórico e evolução, as diversas definições e concepções, segundo vários autores. A metodologia de pesquisa é de cunho qualitativo, na modalidade de pesquisa pedagógica, na qual o professor pesquisa sua própria prática em sala de aula. A pesquisa foi aplicada durante 23 encontros, em uma escola Pública da cidade de Lagoa Seca, PB, com uma turma de primeiro ano do Ensino Médio. Dentre os resultados detectados, o trabalho com as diferentes representações de funções fez com que se percebesse que os alunos conseguiram ver mais detalhes do conceito de função permitindo uma compreensão mais consistente; se observou que o uso da metodologia de resolução de problemas permitiu que os alunos se envolvessem com as atividades e se sentissem mais motivados a estudar o conteúdo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GD17 - Educação Matemática: processos educativos" "palavra_chave" => "RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, FUNÇÃO, REPRESENTAÇÕES, PESQUISA PEDAGÓGICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD1_SA17_ID1355_14092017155918.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:17" "updated_at" => "2020-06-10 12:14:57" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JEFFERSON DAGMAR PESSOA BRANDÃO" "autor_nome_curto" => "JEFFERSON DAGMAR" "autor_email" => "jefferson.brandao@ifpb.ed" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-coprecis" "edicao_nome" => "Anais COPRECIS" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017" "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png" "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00" "publicacao_id" => 45 "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS" "publicacao_codigo" => "2594-7885" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }