A EXPRESSÃO DA ORALIDADE DA CRIANÇA PELA PRÁTICA DA LEITURA E CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS: EXPERIÊNCIAS DO ESTÁGIO DOCENTE
"2017-11-27 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 31011 "edicao_id" => 71 "trabalho_id" => 271 "inscrito_id" => 722 "titulo" => "A EXPRESSÃO DA ORALIDADE DA CRIANÇA PELA PRÁTICA DA LEITURA E CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS: EXPERIÊNCIAS DO ESTÁGIO DOCENTE" "resumo" => "O presente trabalho, tem como objetivo relatar atividades pedagógicas, desenvolvidas durante o Estágio curricular obrigatório, na Educação Infantil, através da vivência do PAID – Projeto de Atuação e Intervenção Docente. O referido Projeto objetivou, dentre outros, a exploração da oralidade por crianças atendidas neste nível da educação. Para tanto, fizemos uso de leituras e contação de histórias – prática que caracterizou o nosso PAID. Observamos que as crianças não apenas foram oportunizadas à expressão de suas falas, ao comentarem e opinarem sobre as histórias ouvidas, ou seja, à realizarem suas próprias leituras, mas, a desenvolveram seu potencial criativo por meio do reconto, quando solicitadas, durante as atividades pedagógicas das quais participavam. Sendo a oralidade o eixo de nossos trabalhos, o espaço virou um palco mágico que, enriquecido pela linguagem verbal e visual, oportuniza o despertar da criatividade, da curiosidade, da interação social e, principalmente, o respeito mútuo - aspecto essencial para a convivência humana, através do qual direitos são preservados e experienciados. Sabemos que o mundo se transforma todos os dias, e que a tecnologia é fator e produto dessa mudança, e por estarem tão acessíveis as nossas crianças, os livros estão sendo esquecidos; por isso a leitura se apresenta como um desafio, no qual temos o dever, enquanto educador, de apresenta, a estas crianças, o mundo do livro. Vemos no estímulo à leitura, uma prática que ajuda na formação de alunos leitores. A partir do Estágio Docente e vivência do PAID, desenvolvemos um estudo de natureza qualitativa. Duas instituições de Educação Infantil, uma pública e outra filantrópica, localizadas na cidade de Campina Grande – PB, foram campos da nossa atuação, durante o mês de abril/2017. As crianças da pré-escola, destas instituições, foram os sujeitos envolvidos. Nossas reflexões, decorrentes do estágio docente, foram respaldadas em estudos realizados por RCNEI (BRASIL, 1998), LACERDA (2005), FARIA (2009). Nossa experiência durante o referido estágio pode evidenciar, dentre outros, que o estímulo à leitura ou contação de histórias, na prática pedagógica da Educação Infantil, pode auxiliar na formação de alunos leitores. Por fim, concluímos que as crianças, ao serem oportunizadas a falar, em práticas pedagógicas que fazem uso da leitura e contação de histórias, também são oportunizadas a viverem sua imaginação, fantasia, e a transitarem de um mundo imaginário para um mundo real, regido por uma cultura que o caracteriza. Através desta prática, crianças vivenciam e significam situações reais do cotidiano. A contação de histórias está cada vez mais presente nas escolas e, ao considerá-la como condutora de significados para a prática pedagógica, enfatizamos sua importância enquanto produtora e estimuladora de linguagens, e preservando seu caráter literário, numa reciprocidade mútua, em que, educador e criança são aprendizes." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GD03 - Ensino e práticas educativas" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INFANTIL, ORALIDADE, LEITURA/CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD4_SA3_ID722_14082017234750.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:16" "updated_at" => "2020-06-10 12:14:56" "ativo" => 1 "autor_nome" => "AYLA VANESSA LEITE DANTAS" "autor_nome_curto" => "AYLA VANESSA" "autor_email" => "vanessa.ayla5@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-coprecis" "edicao_nome" => "Anais COPRECIS" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017" "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png" "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00" "publicacao_id" => 45 "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS" "publicacao_codigo" => "2594-7885" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 31011 "edicao_id" => 71 "trabalho_id" => 271 "inscrito_id" => 722 "titulo" => "A EXPRESSÃO DA ORALIDADE DA CRIANÇA PELA PRÁTICA DA LEITURA E CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS: EXPERIÊNCIAS DO ESTÁGIO DOCENTE" "resumo" => "O presente trabalho, tem como objetivo relatar atividades pedagógicas, desenvolvidas durante o Estágio curricular obrigatório, na Educação Infantil, através da vivência do PAID – Projeto de Atuação e Intervenção Docente. O referido Projeto objetivou, dentre outros, a exploração da oralidade por crianças atendidas neste nível da educação. Para tanto, fizemos uso de leituras e contação de histórias – prática que caracterizou o nosso PAID. Observamos que as crianças não apenas foram oportunizadas à expressão de suas falas, ao comentarem e opinarem sobre as histórias ouvidas, ou seja, à realizarem suas próprias leituras, mas, a desenvolveram seu potencial criativo por meio do reconto, quando solicitadas, durante as atividades pedagógicas das quais participavam. Sendo a oralidade o eixo de nossos trabalhos, o espaço virou um palco mágico que, enriquecido pela linguagem verbal e visual, oportuniza o despertar da criatividade, da curiosidade, da interação social e, principalmente, o respeito mútuo - aspecto essencial para a convivência humana, através do qual direitos são preservados e experienciados. Sabemos que o mundo se transforma todos os dias, e que a tecnologia é fator e produto dessa mudança, e por estarem tão acessíveis as nossas crianças, os livros estão sendo esquecidos; por isso a leitura se apresenta como um desafio, no qual temos o dever, enquanto educador, de apresenta, a estas crianças, o mundo do livro. Vemos no estímulo à leitura, uma prática que ajuda na formação de alunos leitores. A partir do Estágio Docente e vivência do PAID, desenvolvemos um estudo de natureza qualitativa. Duas instituições de Educação Infantil, uma pública e outra filantrópica, localizadas na cidade de Campina Grande – PB, foram campos da nossa atuação, durante o mês de abril/2017. As crianças da pré-escola, destas instituições, foram os sujeitos envolvidos. Nossas reflexões, decorrentes do estágio docente, foram respaldadas em estudos realizados por RCNEI (BRASIL, 1998), LACERDA (2005), FARIA (2009). Nossa experiência durante o referido estágio pode evidenciar, dentre outros, que o estímulo à leitura ou contação de histórias, na prática pedagógica da Educação Infantil, pode auxiliar na formação de alunos leitores. Por fim, concluímos que as crianças, ao serem oportunizadas a falar, em práticas pedagógicas que fazem uso da leitura e contação de histórias, também são oportunizadas a viverem sua imaginação, fantasia, e a transitarem de um mundo imaginário para um mundo real, regido por uma cultura que o caracteriza. Através desta prática, crianças vivenciam e significam situações reais do cotidiano. A contação de histórias está cada vez mais presente nas escolas e, ao considerá-la como condutora de significados para a prática pedagógica, enfatizamos sua importância enquanto produtora e estimuladora de linguagens, e preservando seu caráter literário, numa reciprocidade mútua, em que, educador e criança são aprendizes." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GD03 - Ensino e práticas educativas" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INFANTIL, ORALIDADE, LEITURA/CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD4_SA3_ID722_14082017234750.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:16" "updated_at" => "2020-06-10 12:14:56" "ativo" => 1 "autor_nome" => "AYLA VANESSA LEITE DANTAS" "autor_nome_curto" => "AYLA VANESSA" "autor_email" => "vanessa.ayla5@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-coprecis" "edicao_nome" => "Anais COPRECIS" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017" "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png" "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00" "publicacao_id" => 45 "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS" "publicacao_codigo" => "2594-7885" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }