Artigo Anais COPRECIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-7885

A UTILIZAÇÃO DE UMA ESTAÇÃO METEOROLÓGICA CONVENCIONAL DE BAIXO CUSTO (COM MATERIAIS RECICLÁVEIS) COMO APORTE METODOLÓGICO INTERDISCIPLINAR NA ESCOLA ESTADUAL PADRE AURÉLIO GÓIS, NO MUNICÍPIO DE JUNQU

Palavra-chaves: APORTE METODOLÓGICO., INTERDISCIPLINAR., QUESTÕES AMBIENTAIS. Comunicação Oral (CO) GD04 - Geografia e práticas educativas: metodologia, tecnologia e formação docente
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Publicado em 27 de novembro de 2017

Resumo

O presente trabalho, relata como a utilização de uma estação meteorológica feita a partir de materiais reutilizáveis e recicláveis pelos alunos do ensino médio para ser utilizada como aporte metodológico interdisciplinar sendo utilizada nas aulas Ciências Biológicas, Física e Geografia da Escola Estadual Padre Aurélio Góis. O projeto em questão, visa uma ação interdisciplinar, com o propósito de despertar no alunado uma interação maior com as emergentes questões ambientais. Desta forma, o trabalho justifica-se por destacar as ações desse âmbito que são desenvolvidas no âmbito escolar, apresentando os resultados de uma ideia que muito agregou nas aulas das disciplinas citadas. A metodologia adotada para o desenrolar do projeto, consistiu no levantamento de subsídios como fontes bibliográficas referentes a temática; a apresentação do projeto para os alunos que irão desenvolver as atividades; a confecção dos instrumentos a partir da ótica de cada disciplina; e pôr fim, a sua instalação. A construção da estação convencional de baixo custo permitiu que o nosso aluno compreenda os processos de construção da estação, a relação e a importância desses equipamentos para a sociedade e principalmente a relação desses para com a climatologia. Outro ponto importante, que durante a construção dos equipamentos e no decorrer das aulas práticas os discentes observaram que podem de maneira bem simples, construir sua própria estação e transmitir os conhecimentos adquiridos na escola para seus familiares, amigos e todo a comunidade. O referido projeto, atentou para a construção mais efetiva do saber sistêmico visando uma maior atuação do discente no seu processo de construção do conhecimento. A construção da estação meteorológica é uma ferramenta didática que pode ser utilizada por diversas áreas do conhecimento, de modo especifico, geografia, física e biologia, visando ainda desenvolver outras noções e habilidades no aluno, como a preocupação ambiental devido às práticas de reciclagem e reutilização de materiais utilizados e os conceitos práticos aplicados.

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