A CONSTITUIÇÃO LETRADA DOS GRADUANDOS NOVATOS DO CURSO DE CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO
"2017-11-27 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 30989 "edicao_id" => 71 "trabalho_id" => 482 "inscrito_id" => 973 "titulo" => "A CONSTITUIÇÃO LETRADA DOS GRADUANDOS NOVATOS DO CURSO DE CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO" "resumo" => "RESUMO: Afirmar que um aluno recém-ingresso na graduação é iletrado, de modo absoluto e genérico torna-se um equívoco à luz dos estudos dos Letramentos Acadêmicos, pois a leitura e a produção escrita muda de acordo com o contexto e de acordo com os sujeitos envolvidos (FIAD, 2011). Nesse sentido, analisar as práticas de escrita vivenciadas pelos alunos de graduação na escrita dos textos acadêmicos é uma forma de reconhecer os conflitos existentes entre as práticas já experienciadas e o letramento acadêmico. Face a essas constatações, este trabalho questiona: Como alunos novatos interagem em práticas de letramento acadêmico que eles precisem usar a escrita para atender fins específicos da disciplina. Desse modo, elege como objetivo geral: identificar práticas de letramento acadêmico, particularmente, práticas de ensino da escrita de textos acadêmicos e, de modo específico: a) identificar práticas de letramento acadêmico que envolvem a leitura e a produção escrita de textos; b) reconhecer as estratégias utilizadas pelos alunos na leitura e na produção escrita dos resumos. A implantação e o desenvolvimento deste trabalho demandam procedimentos típicos do paradigma qualitativo e interpretativo de pesquisa (CHIZZOTTI, 2003). Para tanto, constitui-se corpus deste trabalho uma atividade de leitura e de produção de um resumo aqui representado pelas respostas das duas questões dadas por cinco alunos. Os resultados revelam que os graduandos novatos, mesmo com poucas explicitações sobre o gênero estudado - resumo-, utilizam práticas de leitura e de escritas adequadas, de certa forma, para a produção do gênero resumo, tais como: síntese e objetividade. O que demonstra que através de um perspectiva de letramentos acadêmicos, tais alunos negociam posições que ora nega e ora rejeita as posições legitimadas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GD03 - Ensino e práticas educativas" "palavra_chave" => "LETRAMENTOS ACADÊMICOS, ESCRITA ACADÊMICA, CONSTITUIÇÃO LETRADA, ALUNOS NOVATOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD1_SA3_ID973_23082017111908.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:16" "updated_at" => "2020-06-10 12:14:56" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIELLY THAYNARA DA FONSECA SILVA" "autor_nome_curto" => "DANY FONSECA" "autor_email" => "danielly_cuite@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-coprecis" "edicao_nome" => "Anais COPRECIS" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017" "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png" "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00" "publicacao_id" => 45 "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS" "publicacao_codigo" => "2594-7885" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 30989 "edicao_id" => 71 "trabalho_id" => 482 "inscrito_id" => 973 "titulo" => "A CONSTITUIÇÃO LETRADA DOS GRADUANDOS NOVATOS DO CURSO DE CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO" "resumo" => "RESUMO: Afirmar que um aluno recém-ingresso na graduação é iletrado, de modo absoluto e genérico torna-se um equívoco à luz dos estudos dos Letramentos Acadêmicos, pois a leitura e a produção escrita muda de acordo com o contexto e de acordo com os sujeitos envolvidos (FIAD, 2011). Nesse sentido, analisar as práticas de escrita vivenciadas pelos alunos de graduação na escrita dos textos acadêmicos é uma forma de reconhecer os conflitos existentes entre as práticas já experienciadas e o letramento acadêmico. Face a essas constatações, este trabalho questiona: Como alunos novatos interagem em práticas de letramento acadêmico que eles precisem usar a escrita para atender fins específicos da disciplina. Desse modo, elege como objetivo geral: identificar práticas de letramento acadêmico, particularmente, práticas de ensino da escrita de textos acadêmicos e, de modo específico: a) identificar práticas de letramento acadêmico que envolvem a leitura e a produção escrita de textos; b) reconhecer as estratégias utilizadas pelos alunos na leitura e na produção escrita dos resumos. A implantação e o desenvolvimento deste trabalho demandam procedimentos típicos do paradigma qualitativo e interpretativo de pesquisa (CHIZZOTTI, 2003). Para tanto, constitui-se corpus deste trabalho uma atividade de leitura e de produção de um resumo aqui representado pelas respostas das duas questões dadas por cinco alunos. Os resultados revelam que os graduandos novatos, mesmo com poucas explicitações sobre o gênero estudado - resumo-, utilizam práticas de leitura e de escritas adequadas, de certa forma, para a produção do gênero resumo, tais como: síntese e objetividade. O que demonstra que através de um perspectiva de letramentos acadêmicos, tais alunos negociam posições que ora nega e ora rejeita as posições legitimadas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GD03 - Ensino e práticas educativas" "palavra_chave" => "LETRAMENTOS ACADÊMICOS, ESCRITA ACADÊMICA, CONSTITUIÇÃO LETRADA, ALUNOS NOVATOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD1_SA3_ID973_23082017111908.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:16" "updated_at" => "2020-06-10 12:14:56" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIELLY THAYNARA DA FONSECA SILVA" "autor_nome_curto" => "DANY FONSECA" "autor_email" => "danielly_cuite@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-coprecis" "edicao_nome" => "Anais COPRECIS" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017" "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png" "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00" "publicacao_id" => 45 "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS" "publicacao_codigo" => "2594-7885" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }