Artigo Anais COPRECIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-7885

NAS TRILHAS DA DIVERSIDADE, ESPAÇOS EM BUSCA DA IGUALDADE: FIOS E TRAMAS QUE TECEM “PRETINHA, EU?”

Palavra-chaves: INFANTO-JUVENIL, DISCRIMINAÇÃO, PRECONCEITO, ESCOLA, ESCOLA Comunicação Oral (CO) GD01 - As Minorias Étnicas: novas abordagens e experiências culturais e históricas na educação
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Publicado em 27 de novembro de 2017

Resumo

Este trabalho discute sobre a questão étnico-racial, na perspectiva da negritude no contexto da literatura infanto-juvenil. O objetivo geral deste artigo é refletir e problematizar a questão racial na literatura infanto-juvenil destacando o lugar da juventude, tendo por base a obra literária. Nossa proposta é através do diálogo da literatura com a história promover a discussão acerca da discriminação e preconceito em relação às pessoas negras na educação escolar. Como referencial teórico trabalhamos na perspectiva dos autores Coelho e Coelho (2015) no debate sobre preconceito, Toller (2007) e as discussões sobre literatura afro-brasileira, em Rezende e Maggie (2001) discutimos sobre raça e diferença. Tomamos como fonte de pesquisa e analise a obra “Pretinha, Eu?” de Júlio Emílio Braz que trata das tendências preconceituosas encontradas no âmbito escolar como também da discriminação que jovens de cor negra sofrem. Trata-se de uma pesquisa de cunho bibliográfico em que utilizamos como fontes e pesquisa a obra literária. Por meio dela, problematizamos as formas como devemos abordar a temática racial na escola e na sala de aula, levando em consideração que a escola constitui um importante espaço na vida dos jovens e adolescentes. Além de enfatizar a importância de trabalhar com a literatura afro-brasileira na sala de aula e no cotidiano em geral buscamos traçar o percurso do negro na literatura brasileira.

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