O TEATRO DE FANTOCHES COMO ESTRATÉGIA LÚDICO-TERAPÊUTICA EM UMA INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSOS
"2013-06-15 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 3097 "edicao_id" => 10 "trabalho_id" => 725 "inscrito_id" => 2734 "titulo" => "O TEATRO DE FANTOCHES COMO ESTRATÉGIA LÚDICO-TERAPÊUTICA EM UMA INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSOS" "resumo" => "A atividade lúdica serve de mediação entre o mundo relacional e o mundo simbólico. O lúdico possibilita a experiência da troca e da dinamicidade das relações no compartilhamento e na superação das rotinas, estimulando a fantasia. O teatro de fantoches é uma modalidade versátil e espontânea, que traz facilmente emoções à tona. O uso dos fantoches humaniza a prática, pois contempla os sentimentos, as sensações e a intuição, ao mesmo tempo em que visualiza o imaginário, os desejos e os sonhos das pessoas. O teatro de fantoches pode ser utilizado como fonte para a comunicação, bem como recurso terapêutico na medida em que favorece o vínculo, a troca de informações e experiências culturais, o autoconhecimento e o resgate de valores, possibilitando assim o aumento da auto-estima, por meio das atividades de socialização. Pode ser realizada em todas as faixas etárias e em diferentes espaços, contribuindo para a criação de momentos de descontração, constituindo-se em um instrumento capaz de auxiliar no processo terapêutico de pessoas institucionalizadas. Assim, o presente relato tem como objetivo descrever atividades utilizando o teatro de fantoches para os idosos de uma Instituição de Longa Permanência localizada na cidade de Cajazeiras - PB. Trata-se de um relato de experiência desenvolvido no período de outubro a novembro de 2012, durante as práticas curriculares dos alunos de Enfermagem da Universidade Federal de Campina Grande referente à disciplina saúde do idoso. A instituição, onde foram vivenciadas as práticas, conta com 15 idosos residentes permanentemente, sendo 4 acamados. O teatro de fantoches foi utilizado como recurso para promover atividades de educação em saúde voltadas para a realização do autocuidado; a leitura de livros e cordéis envolvendo o contexto cultural e regional e “cantigas” no intuito de resgatar valores e reativar a memória e atenção dos idosos. Nestas atividades procurou-se estimular a participação dos idosos, que interagiam com os personagens, muitas vezes cantando junto ou relatando fatos importantes da sua história de vida. Os idosos expressavam abertamente suas emoções através de sorrisos e gestos carinhosos com os fantoches como: beijos, afagos e acenos; fazendo com que a fantasia daqueles momentos se transformasse em realidade. Desse modo, o sorriso e a alegria tornaram-se pontos chaves para a melhora da auto-estima e consequentemente da situação de saúde dos idosos. Diante destas vivências percebeu-se a importância de desenvolver ações de maneira horizontal, em que haja troca de saberes populares através da diversificação de estratégias que não devem se limitar ao campo técnico-científico. Os profissionais de saúde precisam cada vez mais refletir sobre a necessidade de incorporação das atividades lúdicas na sua atuação. Torna-se evidente os benefícios destas práticas para a qualidade de vida tanto dos idosos quanto daqueles que se propõem a exercer um cuidado centrado na atenção, alegria, criatividade, no resgate aos valores e no respeito ao contexto de vida no qual cada pessoa está inserida." "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)" "area_tematica" => "Atenção integral à saúde: promoção, prevenção, tratamento e reabilitação do idoso" "palavra_chave" => "FANTOCHES, LÚDICO, IDOSOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Comunicacao_oral_idinscrito_2734_be9071311b2313e57afb2aba41da2f99.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:49" "updated_at" => "2020-06-10 21:01:06" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MÔNICA RAFAELA DE ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "MÔNICA ALMEIDA" "autor_email" => "monicaalmeida496@hotmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-cieh" "edicao_nome" => "Anais III CIEH" "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Envelhecimento Humano" "edicao_ano" => 2013 "edicao_pasta" => "anais/cieh/2013" "edicao_logo" => "5e49e22597c9e_16022020214525.png" "edicao_capa" => "5f182b75a1cfe_22072020090509.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2013-06-15 00:00:00" "publicacao_id" => 10 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Envelhecimento Humano (CIEH)" "publicacao_codigo" => "2318-0854" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 3097 "edicao_id" => 10 "trabalho_id" => 725 "inscrito_id" => 2734 "titulo" => "O TEATRO DE FANTOCHES COMO ESTRATÉGIA LÚDICO-TERAPÊUTICA EM UMA INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSOS" "resumo" => "A atividade lúdica serve de mediação entre o mundo relacional e o mundo simbólico. O lúdico possibilita a experiência da troca e da dinamicidade das relações no compartilhamento e na superação das rotinas, estimulando a fantasia. O teatro de fantoches é uma modalidade versátil e espontânea, que traz facilmente emoções à tona. O uso dos fantoches humaniza a prática, pois contempla os sentimentos, as sensações e a intuição, ao mesmo tempo em que visualiza o imaginário, os desejos e os sonhos das pessoas. O teatro de fantoches pode ser utilizado como fonte para a comunicação, bem como recurso terapêutico na medida em que favorece o vínculo, a troca de informações e experiências culturais, o autoconhecimento e o resgate de valores, possibilitando assim o aumento da auto-estima, por meio das atividades de socialização. Pode ser realizada em todas as faixas etárias e em diferentes espaços, contribuindo para a criação de momentos de descontração, constituindo-se em um instrumento capaz de auxiliar no processo terapêutico de pessoas institucionalizadas. Assim, o presente relato tem como objetivo descrever atividades utilizando o teatro de fantoches para os idosos de uma Instituição de Longa Permanência localizada na cidade de Cajazeiras - PB. Trata-se de um relato de experiência desenvolvido no período de outubro a novembro de 2012, durante as práticas curriculares dos alunos de Enfermagem da Universidade Federal de Campina Grande referente à disciplina saúde do idoso. A instituição, onde foram vivenciadas as práticas, conta com 15 idosos residentes permanentemente, sendo 4 acamados. O teatro de fantoches foi utilizado como recurso para promover atividades de educação em saúde voltadas para a realização do autocuidado; a leitura de livros e cordéis envolvendo o contexto cultural e regional e “cantigas” no intuito de resgatar valores e reativar a memória e atenção dos idosos. Nestas atividades procurou-se estimular a participação dos idosos, que interagiam com os personagens, muitas vezes cantando junto ou relatando fatos importantes da sua história de vida. Os idosos expressavam abertamente suas emoções através de sorrisos e gestos carinhosos com os fantoches como: beijos, afagos e acenos; fazendo com que a fantasia daqueles momentos se transformasse em realidade. Desse modo, o sorriso e a alegria tornaram-se pontos chaves para a melhora da auto-estima e consequentemente da situação de saúde dos idosos. Diante destas vivências percebeu-se a importância de desenvolver ações de maneira horizontal, em que haja troca de saberes populares através da diversificação de estratégias que não devem se limitar ao campo técnico-científico. Os profissionais de saúde precisam cada vez mais refletir sobre a necessidade de incorporação das atividades lúdicas na sua atuação. Torna-se evidente os benefícios destas práticas para a qualidade de vida tanto dos idosos quanto daqueles que se propõem a exercer um cuidado centrado na atenção, alegria, criatividade, no resgate aos valores e no respeito ao contexto de vida no qual cada pessoa está inserida." "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)" "area_tematica" => "Atenção integral à saúde: promoção, prevenção, tratamento e reabilitação do idoso" "palavra_chave" => "FANTOCHES, LÚDICO, IDOSOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Comunicacao_oral_idinscrito_2734_be9071311b2313e57afb2aba41da2f99.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:49" "updated_at" => "2020-06-10 21:01:06" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MÔNICA RAFAELA DE ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "MÔNICA ALMEIDA" "autor_email" => "monicaalmeida496@hotmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-cieh" "edicao_nome" => "Anais III CIEH" "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Envelhecimento Humano" "edicao_ano" => 2013 "edicao_pasta" => "anais/cieh/2013" "edicao_logo" => "5e49e22597c9e_16022020214525.png" "edicao_capa" => "5f182b75a1cfe_22072020090509.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2013-06-15 00:00:00" "publicacao_id" => 10 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Envelhecimento Humano (CIEH)" "publicacao_codigo" => "2318-0854" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }