INTERFACES ENTRE DIREITO E LITERATURA ATRAVÉS DO PROJETO: “RAÍZES AFROBRASILEIRAS NA SALA DE AULA”
"2017-11-26 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 30907 "edicao_id" => 70 "trabalho_id" => 110 "inscrito_id" => 94 "titulo" => "INTERFACES ENTRE DIREITO E LITERATURA ATRAVÉS DO PROJETO: “RAÍZES AFROBRASILEIRAS NA SALA DE AULA”" "resumo" => "Os estudos subjacentes às interfaces entre Direito e Literatura tem se consolidado mediante a Hermenêutica Jurídica, possibilitando novos caminhos interpretativos. Embora o discurso jurídico não apresente os recursos estéticos, metafóricos, sonoros e imagéticos que um texto literário pode suscitar intersecções entre Direito e Literatura existem, de forma que o universo da significação que ambos apresentam não se esgotam em uma única interpretação. Nesse sentido, o presente trabalho objetiva discutir as interfaces entre o Direito e a Literatura através do projeto de leitura chamado: “Raízes afrobrasileiras na sala de aula” que foi realizado em uma escola pública estadual do município de Massaranduba (PB). O interesse por essa investigação surgiu a partir da reflexão de que a lei 10.639/2003 que torna obrigatório o ensino de História e Cultura afrobrasileira nas escolas públicas brasileiras, embora já seja conhecida por professores, ainda encontra dificuldades para a sua efetivação no âmbito escolar. Diante disso, temos os seguintes questionamentos: Como o Direito e a Literatura podem favorecer a efetivação da lei 10.639/2003? e como o trabalho com a literatura afrobrasileira na sala de aula pode contribuir para a formação de leitores e para a desconstrução de visões preconceituosas sobre a História e Cultura afrobrasileira?. Portanto, os resultados alcançados apontam para o fato de que a abordagem da literatura afrobrasileira na escola possibilitou que os alunos repensassem sobre seus preconceitos raciais, de modo que a vulnerabilidade do negro na sociedade cede espaço para a valorização de sua história e cultura." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT10-INTERDISCIPLINARIDADE E DIREITO" "palavra_chave" => "DIREITO, FORMAÇÃO DE LEITORES, LITERATURA, LEI 10639/2003, LEI 10639/2003" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV082_MD1_SA10_ID94_21082017010512.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:16" "updated_at" => "2020-06-10 11:41:03" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRIELA SANTANA DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "GABRIELA" "autor_email" => "gabrielasantana.118@hotma" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-conidif" "edicao_nome" => "Anais CONIDIF" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Direitos Difusos" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conidif/2017" "edicao_logo" => "5e49f35e7de74_16022020225854.png" "edicao_capa" => "5f184a650f5b6_22072020111709.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-11-26 23:00:00" "publicacao_id" => 44 "publicacao_nome" => "ANAIS CONIDIF" "publicacao_codigo" => "2594-763X" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 30907 "edicao_id" => 70 "trabalho_id" => 110 "inscrito_id" => 94 "titulo" => "INTERFACES ENTRE DIREITO E LITERATURA ATRAVÉS DO PROJETO: “RAÍZES AFROBRASILEIRAS NA SALA DE AULA”" "resumo" => "Os estudos subjacentes às interfaces entre Direito e Literatura tem se consolidado mediante a Hermenêutica Jurídica, possibilitando novos caminhos interpretativos. Embora o discurso jurídico não apresente os recursos estéticos, metafóricos, sonoros e imagéticos que um texto literário pode suscitar intersecções entre Direito e Literatura existem, de forma que o universo da significação que ambos apresentam não se esgotam em uma única interpretação. Nesse sentido, o presente trabalho objetiva discutir as interfaces entre o Direito e a Literatura através do projeto de leitura chamado: “Raízes afrobrasileiras na sala de aula” que foi realizado em uma escola pública estadual do município de Massaranduba (PB). O interesse por essa investigação surgiu a partir da reflexão de que a lei 10.639/2003 que torna obrigatório o ensino de História e Cultura afrobrasileira nas escolas públicas brasileiras, embora já seja conhecida por professores, ainda encontra dificuldades para a sua efetivação no âmbito escolar. Diante disso, temos os seguintes questionamentos: Como o Direito e a Literatura podem favorecer a efetivação da lei 10.639/2003? e como o trabalho com a literatura afrobrasileira na sala de aula pode contribuir para a formação de leitores e para a desconstrução de visões preconceituosas sobre a História e Cultura afrobrasileira?. Portanto, os resultados alcançados apontam para o fato de que a abordagem da literatura afrobrasileira na escola possibilitou que os alunos repensassem sobre seus preconceitos raciais, de modo que a vulnerabilidade do negro na sociedade cede espaço para a valorização de sua história e cultura." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT10-INTERDISCIPLINARIDADE E DIREITO" "palavra_chave" => "DIREITO, FORMAÇÃO DE LEITORES, LITERATURA, LEI 10639/2003, LEI 10639/2003" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV082_MD1_SA10_ID94_21082017010512.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:16" "updated_at" => "2020-06-10 11:41:03" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRIELA SANTANA DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "GABRIELA" "autor_email" => "gabrielasantana.118@hotma" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-conidif" "edicao_nome" => "Anais CONIDIF" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Direitos Difusos" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conidif/2017" "edicao_logo" => "5e49f35e7de74_16022020225854.png" "edicao_capa" => "5f184a650f5b6_22072020111709.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-11-26 23:00:00" "publicacao_id" => 44 "publicacao_nome" => "ANAIS CONIDIF" "publicacao_codigo" => "2594-763X" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }