Artigo Anais I CONBRALE

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-5017

LETRAMENTO LITERÁRIO: A LEITURA DE CONTOS NO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: LEITURA, LETRAMENTO LITERÁRIO, ENSINO FUNDAMENTAL Comunicação Oral (CO) ET 02 - LETRAMENTO LITERÁRIO NO ENSINO BÁSICO
"2017-07-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 30318
    "edicao_id" => 68
    "trabalho_id" => 131
    "inscrito_id" => 540
    "titulo" => "LETRAMENTO LITERÁRIO: A LEITURA DE CONTOS NO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "Este trabalho se propõe a discutir as práticas de leitura literária no ensino fundamental e a necessidade de utilizar propostas metodológicas que viabilizem o processo de ensino aprendizagem a partir da concepção de letramento literário presentes em obras de autores como Bordini e Aguiar (2011) e Cosson (2012). Para tanto, apresenta uma proposta didática a partir do conto Pixaim, de Cristiane Sobral, construída com base na proposta dos autores mencionados, como forma de oferecer subsídios ao trabalho do professor de língua portuguesa desse segmento de ensino."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 02 - LETRAMENTO LITERÁRIO NO ENSINO BÁSICO"
    "palavra_chave" => "LEITURA, LETRAMENTO LITERÁRIO, ENSINO FUNDAMENTAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV080_MD1_SA3_ID540_10072017213859.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:16"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:36:14"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALEXSANDRO DE OLIVEIRA BARBOSA"
    "autor_nome_curto" => "ALEX OLIVEIRA"
    "autor_email" => "alexoliveira963@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-conbrale"
    "edicao_nome" => "Anais I CONBRALE"
    "edicao_evento" => "Congresso Brasileiro sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2017"
    "edicao_logo" => "5e49ee27ca2f7_16022020223639.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18452ce3393_22072020105452.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-07-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 42
    "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE"
    "publicacao_codigo" => "2594-5017"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 30318
    "edicao_id" => 68
    "trabalho_id" => 131
    "inscrito_id" => 540
    "titulo" => "LETRAMENTO LITERÁRIO: A LEITURA DE CONTOS NO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "Este trabalho se propõe a discutir as práticas de leitura literária no ensino fundamental e a necessidade de utilizar propostas metodológicas que viabilizem o processo de ensino aprendizagem a partir da concepção de letramento literário presentes em obras de autores como Bordini e Aguiar (2011) e Cosson (2012). Para tanto, apresenta uma proposta didática a partir do conto Pixaim, de Cristiane Sobral, construída com base na proposta dos autores mencionados, como forma de oferecer subsídios ao trabalho do professor de língua portuguesa desse segmento de ensino."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 02 - LETRAMENTO LITERÁRIO NO ENSINO BÁSICO"
    "palavra_chave" => "LEITURA, LETRAMENTO LITERÁRIO, ENSINO FUNDAMENTAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV080_MD1_SA3_ID540_10072017213859.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:16"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:36:14"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALEXSANDRO DE OLIVEIRA BARBOSA"
    "autor_nome_curto" => "ALEX OLIVEIRA"
    "autor_email" => "alexoliveira963@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-conbrale"
    "edicao_nome" => "Anais I CONBRALE"
    "edicao_evento" => "Congresso Brasileiro sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2017"
    "edicao_logo" => "5e49ee27ca2f7_16022020223639.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18452ce3393_22072020105452.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-07-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 42
    "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE"
    "publicacao_codigo" => "2594-5017"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de julho de 2017

Resumo

Este trabalho se propõe a discutir as práticas de leitura literária no ensino fundamental e a necessidade de utilizar propostas metodológicas que viabilizem o processo de ensino aprendizagem a partir da concepção de letramento literário presentes em obras de autores como Bordini e Aguiar (2011) e Cosson (2012). Para tanto, apresenta uma proposta didática a partir do conto Pixaim, de Cristiane Sobral, construída com base na proposta dos autores mencionados, como forma de oferecer subsídios ao trabalho do professor de língua portuguesa desse segmento de ensino.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.