Artigo Anais II CONIDIH / Edição 2017

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8756

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TRANSPORTE ESCOLAR PÚBLICO PARA UNIVERSITÁRIOS DE ALAGOINHA - PB: IMPASSES DE UMA OBSERVAÇÃO

Palavra-chaves: TRANSPORTE ESCOLAR PÚBLICO, UNIVERSITÁRIOS, POLÍTICAS PÚBLICAS, ENSINO SUPERIOR Pôster (PO) GT07: Política Educacional e Diversidade Social e Cultural: Desafios das Políticas Públicas em Educação e Efetivação dos Direitos Humanos Publicado em 24 de maio de 2017

Resumo

A educação é um direito social, que assiste todos os brasileiros, pelo menos é o que está regulamentado na Constituição Federal de 1988, em seu artigo 6º, paragrafo IV. Vivemos em um país que a cada dia, a educação é pauta de debates políticos fervorosos, porém a efetivação dos discursos e debates, que estabeleceram breves avanços significativos por meio de políticas públicas de incentivo e permanência de classes sociais mais carentes na educação superior. Foram criados sistemas de avaliação e programas sociais de inclusão como o Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM, o Sistema de Seleção Unificada – SISU, Financiamento estudantil – Fies, as cotas raciais, entre outros. Tais ações democratizaram o acesso dos mais pobres aos muros quase intransponíveis da universidade. De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases – LDB, Lei 9.394, de 1996, que regulamenta as competências e responsabilidades de cada instância de poder em relação à educação, a vida estudantil está dividida em educação básica (educação infantil, fundamental e médio) e ensino superior. Portanto o oferecimento de transporte público escolar para estudantes universitários é direito que deve ser cumprido. Neste caso, a cidade de Alagoinha, no estado da Paraíba, oferece um ônibus para que os estudantes possam frequentar um curso de graduação (licenciatura ou bacharelado) na cidade de Campina Grande, no período noturno. Diante do exposto, é fundamental problematizar a temática “transporte universitário municipal” apontando a realidade a partir da observação e vivência de seus usuários, fazendo um recorte com os estudantes de Alagoinha. Esta pesquisa objetiva analisar a possíveis problemáticas causadas na vida acadêmica dos usuários do transporte público escolar da cidade de Alagoinha-PB, assim como também, entender a relação entre o tipo de serviço de transporte oferecido com o aproveitamento acadêmico. O processo metodológico escolhido para fundamentar esta pesquisa foi a observação, é uma técnica de pesquisa em que o pesquisador, guiado por conceitos e indicadores, seleciona, coleta e ordena dados da realidade para tentar explicar características e a gênese de certas problemáticas. Contudo, mesmo com as dificuldades apresentadas durante o trajeto, os estudantes demonstram determinação para concluírem os cursos que sonharam, em alguns casos mesmo graduados, procuram dar continuidade a vida acadêmica através de cursos de pos-graduação. A disponibilidade de transporte público escolar para universitário que estudam em Campina Grande é apresentado nesta pesquisa como algo positivo, que influencia e motiva o estudante, que reconhece o esforço e incentivo do governo municipal, estadual e federal, na disponibilização de verbas para o transporte escolar.

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