Este relato é baseado na pesquisa de campo realizada, no primeiro semestre de 2016 por alunos da graduação em Educação Física Bacharelado, no UNISAL unidade Lorena/São Joaquim. Objetivando identificar no município citado, a atuação do Educador Físico em diferentes cenários, encontrar possibilidades de oferecimento relacionado à área de atuação futura dos alunos e analisar a atuação de pessoas com ou sem formação em Educação Física. O Centro Universitário Salesiano de São Paulo resulta do reconhecimento da qualidade de ensino oferecida pelas Faculdades Salesianas, revelando, assim, os serviços prestados ao Brasil pela congregação salesiana. A Educação Superior é uma vocação dos Salesianos pela própria finalidade educativa de toda sua obra. Nesta perspectiva no ano de 2016 iniciou-se o curso de Educação Física–Bacharelado na unidade UNISAL–Lorena/São Joaquim, com objetivos claros e inovadores, condizentes com o preconizado pelo Ministério da Educação, alinhados com as recomendações do Conselho Nacional de Educação da Câmara de Educação Superior e respeitando as orientações do Conselho Federal de Educação Física. A estruturação de funcionamento do curso foi por semestres, e em cada um deles disciplinas que constituíram seu currículo. Dentre elas, uma objetivou fornecer subsídios básicos aos educandos para que tivessem condições de compreender o cenário contemporâneo de atuação do Profissional Bacharel em Educação Física, estimulando a aquisição de análise crítica e ação construtiva em relação ao mercado de atuação. Para que este objetivo fosse atingido e houvesse uma contextualização sobre a realidade local, os alunos foram organizados em grupos, e a estes foi solicitado, que buscassem em diferentes cenários do município de Lorena, as seguintes informações: tipo dos locais visitados, onde se localizavam (bairros), quantos locais eram destinados exclusivamente a pratica física, em quais condições se encontravam, o que já era desenvolvido, como era este desenvolvimento, quantas pessoas eram atendidas, por qual meio eram estes oferecimentos (poder público, iniciativa privada ou social) e quais possibilidades de oferecimento o grupo de acadêmicos poderia indicar identificando como uma oportunidade de atuação. Com as informações coletadas, os grupos de discentes organizaram seminários, nos quais todos os integrantes participaram. A pesquisa de campo foi muito enriquecedora, tanto para a formação dos educandos quanto para o direcionamento das aulas no decorrer do semestre. Ter conhecido a realidade local propiciou um ótimo envolvimento de todos com os estudos e principalmente estimulou o despertar de um comportamento inovador nos futuros profissionais. Foram investigados 35 bairros do município, o que ofertou informações muito interessantes e ao mesmo tempo alarmantes. No município de Lorena existiam, naquela ocasião, muitas possibilidades para a atuação do profissional em Educação Física; a área revelou-se um campo fértil para implantações inovadoras e um dado alarmante indicou que cerca de 60% das pessoas que atuavam como instrutores/orientadores de atividades físicas em diferentes contextos, não tinham formação superior na área de Educação Física.