Artigo Anais do X Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVI Simpósio Paulista de Educação Física

ANAIS de Evento

ISSN: 2527-2268

PEDAGOGIA DO ESPORTE E OS REGULAMENTOS DE GINÁSTICA ACROBÁTICA

Palavra-chaves: PEDAGOGIA DO ESPORTE, COMPETIÇÃO, GINÁSTICA ACROBÁTICA Pôster (PO) AT05 - ESTADOS EMOCIONAIS E MOVIMENTOS; ABORDAGENS SOCIOCULTURAIS DO CORPO
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Publicado em 15 de junho de 2017

Resumo

Para a Pedagogia do Esporte (PE), dentre as nuances envoltas a formação esportiva em longo prazo, está a preparação para participação em competições. Estas devem ser inserida de forma progressiva, permitir o cultivo de valores, competências e capacidades, bem como primar o ato de avaliar-se e avaliar o treinamento. Focamos na Ginástica Acrobática (GAcro), em que combinações de figuras coletivas e acrobacias individuais são realizados em cinco disciplinas: pares femininos, masculinos ou mistos, trios femininos e quartetos masculinos. O objetivo deste trabalho foi analisar os documentos que regem as principais competições de GAcro do estado de São Paulo (SP), investigando se estes atendem aos preceitos sobre competição defendidos pela PE. Por meio da pesquisa do tipo documental, foram analisados os regulamentos: Troféu SP, Copa SP e Campeonato Estadual (CE), em todas as variáveis. Como resultados: a. Os objetivos entre os eventos são distintos, sendo o Troféu SP de caráter massificador, diferente da Copa SP, com características de competição formal, apesar de valorizar a perfeição técnica dos movimentos mais do que o nível de dificuldade dos mesmos, enquanto que o CE apresenta aspectos baseados no código de pontuação (CP) da Federação Internacional de Ginástica (FIG); b. Por não apresentar categorias especificas, ginastas de todas as idades podem participar do Troféu. Nos outros, é permitida a participação de ginastas a partir dos nove anos, porém, na Copa apenas as categorias pré-infantil (PI –9-15 anos) e infantil (dos 11- 16 anos) são elucidadas, e no CE o PI, I, Juvenil (12-18 anos), Intermediário (13-19 anos) e Adulto (a partir dos 15 anos). Por apresentarem abrangência de idades, ginastas podem preparar-se, aos poucos, para competir em categorias mais avançadas; c. no Troféu julga-se por conceitos de desempenho (bom, muito bom e ótimo). Nos outros eventos, há pontuações específicas no PI e I com base nos elementos escolhidos e executados em suas séries, com adaptações a partir de uma tabela de conversão, valorizando, de forma mais fidedigna, as escolhas dos elementos. No CE, as categorias maiores apresentam julgamento com padrões FIG; d. Todos os participantes recebem medalha de participação nestes eventos, importante aspecto para motivação dos ginastas e valorização de seus esforços e Troféu e Copa premiam com troféu massificação a entidade com maior número de ginastas participantes, fator incentivador para as equipes aumentarem cada vez mais a quantidade de praticantes da modalidade. CE e Copa realizam um ranking dos ginastas. O conteúdo presente nas séries é adaptado para o Troféu, diferentemente dos demais eventos, que apresentam características mais próximas às competições de alto nível, no qual as séries apresentam padrões FIG. Apesar de apresentarem divergências, os eventos têm real valor para o desenvolvimento dos atletas como competidores e podem ser utilizadas para ganho de experiência, de acordo com seu nível de habilidade.

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