Artigo Anais do X Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVI Simpósio Paulista de Educação Física

ANAIS de Evento

ISSN: 2527-2268

ESTEREÓTIPOS DE GÊNERO PRESENTES NA SOCIEDADE E NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DE ACORDO COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO.

Palavra-chaves: ESTEREÓIPO, GÊNERO, EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR Comunicação Oral (CO) AT03 - EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR; FORMAÇÃO PROFISSIONAL
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      Compreende-se estereótipo como uma ideia sobre objetos de análise, que é consensual entre os membros de uma sociedade, porém é um julgamento que altera a real representação desses objetos, estando muitas vezes carregadas de preconceitos. Estereótipos sexuais ou de gênero são ideias construídas e compartilhadas sobre as representações de homens e mulheres. São as características consensuais que configuram e prescrevem o comportamento para cada sexo, que podem não corresponder à realidade. Deste modo, o objetivo desse estudo foi analisar as impressões dos Estudantes do Ensino Médio sobre os estereótipos de gênero presentes na sociedade e nas aulas de Educação Física. O método utilizado apresenta caráter qualitativo descritivo, participaram desse este estudo duas turma de 1o ano do Ensino Médio de uma escola Estadual do Município de Rio Claro, no total foram entrevistados 30 alunos, sendo 15 alunos de cada uma das turmas. A partir das respostas obtidas na entrevista, os estereótipos femininos e masculinos apontados pelos alunos foram agrupados de acordo com os seguintes critérios: referentes às características físicas (diferenças biológicas); características comportamentais (comportamentos, atitudes e o modo de ser de cada sexo) e características funcionais (ocupações determinadas socialmente). Os alunos e alunas atribuíram maior índice para determinação dos estereótipos masculinos às características funcionais e para as mulheres às características comportamentais. Eles não consideraram as características físicas como fatores principais da diferenciação entre homens e mulheres. A presença dos estereótipos de gênero foi caracterizada pelos alunos como algo ainda presente na sociedade atual, sendo apontados em diversos setores, dentre eles no trabalho e nas práticas corporais. Eles denunciaram que a sociedade ainda representa a mulher a partir da delicadeza e sensibilidade, por isso elas devem realizar trabalhos leves. Contudo, metade dos alunos afirmou haver uma mudança na percepção dos estereótipos da mulher contemporânea, na qual elas buscam cada dia mais sua liberdade e autonomia. \r\n
      A representação do homem se baseou no ideal presente na sociedade patriarcal. O homem foi retratado a partir da imagem de uma pessoa forte, superior à mulher nos diversos setores da sociedade, bruto, insensível, e trabalhador, pois dentre as suas principais funções está o provimento da família. Os meninos foram apontados como mais habilidosos e apresentam mais vontade de participar das aulas de Educação Física do que as meninas, elas foram designadas à preferência por atividades físicas calmas ou não gostarem de se exercitar.  Em contrapartida os meninos foram considerados habilidosos e demonstram empolgação e gosto por esportes e atividades dinâmicas. Conclui-se que os alunos conseguiram identificar os estereótipos de gênero mais comuns no imaginário social, muitos deles demonstraram não concordar com essas tipificações pautadas em uma perspectiva biológica.
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      A representação do homem se baseou no ideal presente na sociedade patriarcal. O homem foi retratado a partir da imagem de uma pessoa forte, superior à mulher nos diversos setores da sociedade, bruto, insensível, e trabalhador, pois dentre as suas principais funções está o provimento da família. Os meninos foram apontados como mais habilidosos e apresentam mais vontade de participar das aulas de Educação Física do que as meninas, elas foram designadas à preferência por atividades físicas calmas ou não gostarem de se exercitar.  Em contrapartida os meninos foram considerados habilidosos e demonstram empolgação e gosto por esportes e atividades dinâmicas. Conclui-se que os alunos conseguiram identificar os estereótipos de gênero mais comuns no imaginário social, muitos deles demonstraram não concordar com essas tipificações pautadas em uma perspectiva biológica.
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Publicado em 15 de junho de 2017

Resumo

Compreende-se estereótipo como uma ideia sobre objetos de análise, que é consensual entre os membros de uma sociedade, porém é um julgamento que altera a real representação desses objetos, estando muitas vezes carregadas de preconceitos. Estereótipos sexuais ou de gênero são ideias construídas e compartilhadas sobre as representações de homens e mulheres. São as características consensuais que configuram e prescrevem o comportamento para cada sexo, que podem não corresponder à realidade. Deste modo, o objetivo desse estudo foi analisar as impressões dos Estudantes do Ensino Médio sobre os estereótipos de gênero presentes na sociedade e nas aulas de Educação Física. O método utilizado apresenta caráter qualitativo descritivo, participaram desse este estudo duas turma de 1o ano do Ensino Médio de uma escola Estadual do Município de Rio Claro, no total foram entrevistados 30 alunos, sendo 15 alunos de cada uma das turmas. A partir das respostas obtidas na entrevista, os estereótipos femininos e masculinos apontados pelos alunos foram agrupados de acordo com os seguintes critérios: referentes às características físicas (diferenças biológicas); características comportamentais (comportamentos, atitudes e o modo de ser de cada sexo) e características funcionais (ocupações determinadas socialmente). Os alunos e alunas atribuíram maior índice para determinação dos estereótipos masculinos às características funcionais e para as mulheres às características comportamentais. Eles não consideraram as características físicas como fatores principais da diferenciação entre homens e mulheres. A presença dos estereótipos de gênero foi caracterizada pelos alunos como algo ainda presente na sociedade atual, sendo apontados em diversos setores, dentre eles no trabalho e nas práticas corporais. Eles denunciaram que a sociedade ainda representa a mulher a partir da delicadeza e sensibilidade, por isso elas devem realizar trabalhos leves. Contudo, metade dos alunos afirmou haver uma mudança na percepção dos estereótipos da mulher contemporânea, na qual elas buscam cada dia mais sua liberdade e autonomia. A representação do homem se baseou no ideal presente na sociedade patriarcal. O homem foi retratado a partir da imagem de uma pessoa forte, superior à mulher nos diversos setores da sociedade, bruto, insensível, e trabalhador, pois dentre as suas principais funções está o provimento da família. Os meninos foram apontados como mais habilidosos e apresentam mais vontade de participar das aulas de Educação Física do que as meninas, elas foram designadas à preferência por atividades físicas calmas ou não gostarem de se exercitar. Em contrapartida os meninos foram considerados habilidosos e demonstram empolgação e gosto por esportes e atividades dinâmicas. Conclui-se que os alunos conseguiram identificar os estereótipos de gênero mais comuns no imaginário social, muitos deles demonstraram não concordar com essas tipificações pautadas em uma perspectiva biológica.

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