Artigo Anais do X Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVI Simpósio Paulista de Educação Física

ANAIS de Evento

ISSN: 2527-2268

MOTIVOS QUE LEVAM À PRATICA DO JUDÔ: UM ESTUDO DE CASO EM UM PROJETO SOCIAL.

Palavra-chaves: JUDÔ, ESPORTE, INICIAÇÃO ESPORTIVA Pôster (PO) AT04 - ESPORTE; LAZER; GESTÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS
"2017-06-15 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 30028
    "edicao_id" => 61
    "trabalho_id" => 120
    "inscrito_id" => 253
    "titulo" => "MOTIVOS QUE LEVAM À PRATICA DO JUDÔ: UM ESTUDO DE CASO EM UM  PROJETO SOCIAL."
    "resumo" => "A fase que de início da prática esportiva até o momento de adesão e aderência e autonomia dentro do esporte é um longo período, ficando certamente a necessidade de refletir como e porque ela ocorre, os objetivos iniciais e a estruturação desse processo dentro do judô. Embasados por esse contexto, o objetivo do estudo foi verificar dentro da base de dados de um projeto de judô no município de Araras-SP, se os praticantes de judô iniciaram a prática por interesse próprio, ou seja, questões intrínsecas ou foram fatores extrínsecos. Foram pesquisados 104 praticantes, 74 masculinos e 30 femininos, entre 07 e 20 anos. Resultados: A) 82 praticantes iniciaram o judô por interesse próprio, sendo que destes, os meios facilitadores para iniciar foram: 22 iniciaram a prática devido ao acesso fácil, frequentavam lugares que havia projetos de judô, 19 se interessaram pelo judô através de familiares (irmãos, tios, primos), 16 o interesse surgiu através dos amigos que faziam judô, 14 conheceram e se interessaram pelo judô através de palestras, 06 iniciaram a prática porque tinham curiosidade por lutas, 05 foi através da mídia que se interessaram, 04 se interessaram através dos pais, 02 quiseram iniciar a prática por questões relacionadas à saúde e 01 iniciou o judô para melhorar outra luta; B) 22 iniciaram o judô, por questões extrínsecas, e os motivos e meios que fizeram com que iniciassem a prática da modalidade foram: 19 foram os pais que colocaram e quiseram que praticassem o judô, 06 iniciaram o judô por questões relacionados ao contexto social (auto-defesa, briga com irmãos) sendo que os pais ou responsáveis acharam que o judô iria auxiliar nesse aspecto, 03 foram os familiares (irmãos, tios, primos) que colocaram eles no judô, 02 houve indicação médica e os responsáveis quiseram que iniciassem o judô e 02 os amigos levaram eles até a prática do judô. Conclui-se deste estudo que a maioria dos praticantes nesse projeto iniciaram o judô por questões intrínsecas, dentre estes, o motivo facilitador mais frequente foi o acesso fácil a locais de prática do judô que despertou o interesse deles. Dentre os praticantes que iniciaram o judô de forma extrínseca o motivo que mais surgiu foi a vontade dos pais e responsáveis em colocá-los na prática do judô, embora poucas vezes a intenção dos pais foi verificada. Desta maneira, para que uma politica de engajamento esportivo seja desenvolvida, é necessário facilitar o acesso e divulgar a modalidade em diferentes lócus. Para que as intervenções pedagógicas sejam adequadas a expectativa da família, dos praticantes e dos centros esportivos, recomenda-se que antes do inicio a prática que os objetivos de ambas as partes sejam explicitados."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "AT04 - ESPORTE; LAZER; GESTÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS"
    "palavra_chave" => "JUDÔ, ESPORTE, INICIAÇÃO ESPORTIVA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV083_MD4_SA4_ID253_EXT_10042017224328.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:15"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:23:09"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BRUNO BOHM PASQUALOTO"
    "autor_nome_curto" => "BRUNO"
    "autor_email" => "brunopasqualoto@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-x-ciefmh"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVI Simpósio Paulista de Educação Física"
    "edicao_evento" => "X Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e XVI Simpósio Paulista de Educação Física"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1c2174ebb_17022020015249.png"
    "edicao_capa" => "5f182a9857128_22072020090128.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-06-15 00:00:00"
    "publicacao_id" => 37
    "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH"
    "publicacao_codigo" => "2527-2268"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 30028
    "edicao_id" => 61
    "trabalho_id" => 120
    "inscrito_id" => 253
    "titulo" => "MOTIVOS QUE LEVAM À PRATICA DO JUDÔ: UM ESTUDO DE CASO EM UM  PROJETO SOCIAL."
    "resumo" => "A fase que de início da prática esportiva até o momento de adesão e aderência e autonomia dentro do esporte é um longo período, ficando certamente a necessidade de refletir como e porque ela ocorre, os objetivos iniciais e a estruturação desse processo dentro do judô. Embasados por esse contexto, o objetivo do estudo foi verificar dentro da base de dados de um projeto de judô no município de Araras-SP, se os praticantes de judô iniciaram a prática por interesse próprio, ou seja, questões intrínsecas ou foram fatores extrínsecos. Foram pesquisados 104 praticantes, 74 masculinos e 30 femininos, entre 07 e 20 anos. Resultados: A) 82 praticantes iniciaram o judô por interesse próprio, sendo que destes, os meios facilitadores para iniciar foram: 22 iniciaram a prática devido ao acesso fácil, frequentavam lugares que havia projetos de judô, 19 se interessaram pelo judô através de familiares (irmãos, tios, primos), 16 o interesse surgiu através dos amigos que faziam judô, 14 conheceram e se interessaram pelo judô através de palestras, 06 iniciaram a prática porque tinham curiosidade por lutas, 05 foi através da mídia que se interessaram, 04 se interessaram através dos pais, 02 quiseram iniciar a prática por questões relacionadas à saúde e 01 iniciou o judô para melhorar outra luta; B) 22 iniciaram o judô, por questões extrínsecas, e os motivos e meios que fizeram com que iniciassem a prática da modalidade foram: 19 foram os pais que colocaram e quiseram que praticassem o judô, 06 iniciaram o judô por questões relacionados ao contexto social (auto-defesa, briga com irmãos) sendo que os pais ou responsáveis acharam que o judô iria auxiliar nesse aspecto, 03 foram os familiares (irmãos, tios, primos) que colocaram eles no judô, 02 houve indicação médica e os responsáveis quiseram que iniciassem o judô e 02 os amigos levaram eles até a prática do judô. Conclui-se deste estudo que a maioria dos praticantes nesse projeto iniciaram o judô por questões intrínsecas, dentre estes, o motivo facilitador mais frequente foi o acesso fácil a locais de prática do judô que despertou o interesse deles. Dentre os praticantes que iniciaram o judô de forma extrínseca o motivo que mais surgiu foi a vontade dos pais e responsáveis em colocá-los na prática do judô, embora poucas vezes a intenção dos pais foi verificada. Desta maneira, para que uma politica de engajamento esportivo seja desenvolvida, é necessário facilitar o acesso e divulgar a modalidade em diferentes lócus. Para que as intervenções pedagógicas sejam adequadas a expectativa da família, dos praticantes e dos centros esportivos, recomenda-se que antes do inicio a prática que os objetivos de ambas as partes sejam explicitados."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "AT04 - ESPORTE; LAZER; GESTÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS"
    "palavra_chave" => "JUDÔ, ESPORTE, INICIAÇÃO ESPORTIVA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV083_MD4_SA4_ID253_EXT_10042017224328.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:15"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:23:09"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BRUNO BOHM PASQUALOTO"
    "autor_nome_curto" => "BRUNO"
    "autor_email" => "brunopasqualoto@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-x-ciefmh"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVI Simpósio Paulista de Educação Física"
    "edicao_evento" => "X Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e XVI Simpósio Paulista de Educação Física"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1c2174ebb_17022020015249.png"
    "edicao_capa" => "5f182a9857128_22072020090128.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-06-15 00:00:00"
    "publicacao_id" => 37
    "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH"
    "publicacao_codigo" => "2527-2268"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 15 de junho de 2017

Resumo

A fase que de início da prática esportiva até o momento de adesão e aderência e autonomia dentro do esporte é um longo período, ficando certamente a necessidade de refletir como e porque ela ocorre, os objetivos iniciais e a estruturação desse processo dentro do judô. Embasados por esse contexto, o objetivo do estudo foi verificar dentro da base de dados de um projeto de judô no município de Araras-SP, se os praticantes de judô iniciaram a prática por interesse próprio, ou seja, questões intrínsecas ou foram fatores extrínsecos. Foram pesquisados 104 praticantes, 74 masculinos e 30 femininos, entre 07 e 20 anos. Resultados: A) 82 praticantes iniciaram o judô por interesse próprio, sendo que destes, os meios facilitadores para iniciar foram: 22 iniciaram a prática devido ao acesso fácil, frequentavam lugares que havia projetos de judô, 19 se interessaram pelo judô através de familiares (irmãos, tios, primos), 16 o interesse surgiu através dos amigos que faziam judô, 14 conheceram e se interessaram pelo judô através de palestras, 06 iniciaram a prática porque tinham curiosidade por lutas, 05 foi através da mídia que se interessaram, 04 se interessaram através dos pais, 02 quiseram iniciar a prática por questões relacionadas à saúde e 01 iniciou o judô para melhorar outra luta; B) 22 iniciaram o judô, por questões extrínsecas, e os motivos e meios que fizeram com que iniciassem a prática da modalidade foram: 19 foram os pais que colocaram e quiseram que praticassem o judô, 06 iniciaram o judô por questões relacionados ao contexto social (auto-defesa, briga com irmãos) sendo que os pais ou responsáveis acharam que o judô iria auxiliar nesse aspecto, 03 foram os familiares (irmãos, tios, primos) que colocaram eles no judô, 02 houve indicação médica e os responsáveis quiseram que iniciassem o judô e 02 os amigos levaram eles até a prática do judô. Conclui-se deste estudo que a maioria dos praticantes nesse projeto iniciaram o judô por questões intrínsecas, dentre estes, o motivo facilitador mais frequente foi o acesso fácil a locais de prática do judô que despertou o interesse deles. Dentre os praticantes que iniciaram o judô de forma extrínseca o motivo que mais surgiu foi a vontade dos pais e responsáveis em colocá-los na prática do judô, embora poucas vezes a intenção dos pais foi verificada. Desta maneira, para que uma politica de engajamento esportivo seja desenvolvida, é necessário facilitar o acesso e divulgar a modalidade em diferentes lócus. Para que as intervenções pedagógicas sejam adequadas a expectativa da família, dos praticantes e dos centros esportivos, recomenda-se que antes do inicio a prática que os objetivos de ambas as partes sejam explicitados.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.