Artigo Anais do X Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVI Simpósio Paulista de Educação Física

ANAIS de Evento

ISSN: 2527-2268

GESTÃO DA INFORMAÇÃO SOBRE TREINAMENTOS CORPORATIVOS AO AR LIVRE: ANÁLISE DAS EMPRESAS ASSOCIADAS À ABETA E À ABROTUR

Palavra-chaves: OUTDOOR TRAINING, GESTÃO DA INFORMAÇÃO, EMPRESAS DE ATIVIDADES DE AVENTURA Comunicação Oral (CO) AT04 - ESPORTE; LAZER; GESTÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS
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Publicado em 15 de junho de 2017

Resumo

Atualmente, muitas empresas estão aderindo à realização de treinamentos ao ar livre com seus funcionários e, geralmente, essas práticas estimulam o trabalho em equipe, a tomada de decisão, a identificação de lideranças, entre outros objetivos. Contudo, as divulgações das informações nos sites de empresas que oferecem este tipo de treinamento parecem ser ainda limitadas, instigando a realização deste estudo. Este estudo, de natureza qualitativa, teve por objetivo analisar os sites das empresas associadas à ABETA – Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura e à ABROTUR – Associação das Empresas de Turismo de Brotas, quanto às informações disseminadas sobre o oferecimento de treinamentos corporativos ao ar livre. Para tanto, foi realizada uma revisão da literatura e uma pesquisa exploratória. A amostra intencional do estudo contou com 13 empresas, as quais ofereciam treinamentos corporativos ao ar livre e que disseminam as informações em seus respectivos sites. Os dados foram analisados por meio da Técnica de Análise de Conteúdo, divididos em categorias de análise, a priori. No eixo 1 - Terminologia, a mais utilizada para divulgar treinamentos corporativos ao ar livre entre as empresas analisadas foi treinamento empresarial. Outros termos, tais como, treinamento motivacional, corporativo, dinâmicas para grupos empresariais, também foram encontrados. No eixo 2 - Tipos de atividades, foi identificado que, entre as 13 empresas analisadas, a maioria oferece o rafting nos treinamentos ao ar livre e 4 empresas não divulgam informações sobre as atividades oferecidas. No eixo 3 - Recursos visuais, foi possível identificar que 6 empresas divulgam em seus sites a explicação por escrito e as fotos das atividades já realizadas, 4 empresas utilizam, além da explicação por escrito e das fotos, vídeos e organogramas e 3 empresas disseminam somente a explicação por escrito sobre o oferecimento das atividades. No eixo 4 - Outras informações relevantes, 12 empresas não disponibilizam os valores das atividades em seus sites e somente 3, deixam claras as informações sobre a possibilidade de se realizarem cotações. Mesmo com as informações disponibilizadas nos sites, notou-se, ainda, a necessidade de melhorias relacionadas à gestão destas informações. Por meio dos dados analisados foi possível identificar que, muitas empresas não possuem espaços apropriados em seus sites para o envio de sugestões, atendimento online, vídeos demonstrativos, bem como, tabela de preços, disponibilizando, apenas, informações básicas sobre as atividades oferecidas durante os treinamentos corporativos ao ar livre. Torna-se necessário que as empresas de atividades de aventura atentem para a necessidade de melhoria na gestão das informações divulgadas em seus sites e da qualidade do que é disponibilizado.

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