Artigo Anais do X Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVI Simpósio Paulista de Educação Física

ANAIS de Evento

ISSN: 2527-2268

FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA ATUAÇÃO NA ÁREA DA SAÚDE

Palavra-chaves: FORMAÇÃO DE PROFESSORES, EDUCAÇÃO FÍSICA, ATUAÇÃO NA ÁREA DA SAÚDE Comunicação Oral (CO) AT03 - EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR; FORMAÇÃO PROFISSIONAL
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Publicado em 15 de junho de 2017

Resumo

O presente estudo se propôs a retomar as produções acadêmicas do período de 2005 a 2014 – teses, dissertações e monografias de cursos de especialização – publicadas no banco de dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e observar: quais aspectos relativos à formação de professores para atuação na área da saúde têm se apresentado como foco das pesquisas nesse período? De que forma os cursos de formação têm preparado os alunos para essa atuação? Para análise das produções foi utilizada a técnica da Análise de Conteúdo segundo Bardin (2011). Após o diagnóstico inicial foi possível perceber um amplo banco de dados, no entanto, ao explorar as 110 produções encontradas, buscando obras pertinentes ao conteúdo e objetivo, apenas 01 obra da CAPES e outras 08 da BDTD atenderam aos requisitos por se tratarem da temática específica da pesquisa. As informações contidas nas produções foram organizadas em três categorias temáticas “Fragilidade na formação profissional”; “Subsídios para reformulação dos cursos” e “Atendimento insatisfatório do profissional”. Muito embora a tônica das discussões referentes à formação profissional tenha assumido nas últimas décadas a postura de valorização da dimensão prática/atuação nos cursos, ainda se observou muitos entraves para a construção do currículo da Educação Física para atuação na área da saúde, entre eles, falta de referenciais para a formação e de locais adequados para realizar práticas de âmbito profissional; escassez de profissionais com boas práticas e de conhecimentos produzidos em relação à formação para atuação na área da saúde; distanciamento entre as instituições formadoras e a Atenção Básica à Saúde. Ainda que, o atual momento seja de transição entre o modelo curricular que considera novos tempos e espaços para a discussão sobre a atuação específica desse profissional, a formação precisa ser re-pensada como algo que transcenda o currículo técnico-esportivo e biomédico. Além disso, há que se atentar para que as ações formadoras possibilitem ao acadêmico a compreensão desse campo profissional a partir da sua especificidade conceitual e do acolhimento, atendimento e desempenho profissional. Nesse sentido, se evidenciou a necessidade de tempo, estudo e esforços no sentido de produzir e ampliar o conhecimento, na graduação e na pós-graduação, sobre novas práticas que estão se consolidando nesse campo, para que, em um futuro próximo, possam orientar a constituição de novos currículos de formação profissional e práticas significativas para a área. Para tanto, se faz necessário que os conhecimentos sejam gerados no campo de atuação profissional, construindo saberes contextuais que possam elucidar o processo de formação, novas práticas e currículos compatíveis com essa área específica de aprofundamento curricular. Do contrário, tempo, espaço e estudo serão apenas suficientes para reprodução do que está posto.

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