ENSINANDO HISTóRIA NAS AULAS DE EDUCAçãO FíSICA: SOBRE A PROVA DO SALTO COM VARA NOS JOGOS OLíMPICOS DE 1936
"2017-06-15 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 29949 "edicao_id" => 61 "trabalho_id" => 10 "inscrito_id" => 73 "titulo" => "ENSINANDO HISTóRIA NAS AULAS DE EDUCAçãO FíSICA: SOBRE A PROVA DO SALTO COM VARA NOS JOGOS OLíMPICOS DE 1936" "resumo" => "O esporte é um dos maiores fenômenos socioculturais da atualidade, estando presente em grandes acontecimentos mundiais. Por esse motivo, conhecer sua história nos auxilia a entender mais do que o esporte em si, mas, também, suas ressignificações, transformações e a própria sociedade em que vivemos. Não à toa, a história das modalidades esportivas normalmente é citada como conteúdo de ensino dos mais diversos currículos da Educação Física escolar. Entretanto, a grande dúvida que surge é: como ensinar essa história? Diante dessa inquietação, o objetivo deste trabalho foi o de implementar o ensino do atletismo, em especial de sua história, por meio de um vídeo (“A medalha da amizade eterna”) do YouTube sobre o salto com vara nos Jogos Olímpicos de 1936, em Berlim. Este vídeo mostra a prova do salto com vara nos Jogos Olímpicos de 1936, em Berlim, quando dois japoneses ficaram empatados em 2º e 3º lugar. Devido à falta de luz natural, o desempate da prova foi adiado. No dia seguinte, um dos japoneses ficou com a medalha de prata e o outro, com a de bronze. Chegando ao Japão, o atleta que ficou em 2º lugar decidiu parti-las ao meio de modo que cada atleta ficasse com a metade de cada medalha. As intervenções foram realizadas em aulas de 50 minutos, com turmas do 6º, 7º e 8º anos do Ensino Fundamental de uma Escola Estadual de Rio Claro/S.P., cujos dados foram registrados em um diário de campo e, posteriormente, analisados. Após a apresentação do vídeo, os alunos foram organizados em grupos para a realização da atividade proposta. As três intervenções tiveram início por meio de uma roda inicial e de uma introdução sobre o atletismo, por meio de vídeos e imagens disponíveis em um banco de dados em formato de blog. Após este momento, duas atividades foram realizadas. A atividade 1 consistiu em comparar o vídeo com as imagens e vídeos do salto com vara apresentados durante a introdução, para que os alunos, de forma participativa, conhecessem um pouco mais sobre as modificações pelas quais passou o salto com vara ao longo de sua história. Na atividade 2, interrompemos o vídeo no momento em que os atletas recebem a medalha, para que cada grupo se posicionasse sobre aquela situação, decidindo qual posição tomariam. Logo em seguida, ainda em grupos, iniciou-se um debate, sendo que cada grupo teve que se colocar em um papel (jornalistas, juízes, torcedores, júri, atleta que ficou com a medalha de prata e atleta que ficou com a medalha de bronze) e defendê-lo. Ao contrário do modelo tradicional de ensino, pautado em aulas teóricas e expositivas, a utilização de vídeos e as subsequentes atividades se mostraram como um meio alternativo e eficiente para reconstruir parte da história do atletismo, além de propiciar aos alunos um papel de maior protagonismo durante as aulas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT03 - EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR; FORMAÇÃO PROFISSIONAL" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, PEDAGOGIA DO ESPORTE, ATLETISMO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV083_MD1_SA3_ID73_EXT_05042017085208.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:15" "updated_at" => "2020-06-09 18:23:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GUY GINCIENE" "autor_nome_curto" => "GUY GINCIENE" "autor_email" => "guy_ginciene@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-x-ciefmh" "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVI Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_evento" => "X Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e XVI Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2017" "edicao_logo" => "5e4a1c2174ebb_17022020015249.png" "edicao_capa" => "5f182a9857128_22072020090128.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-06-15 00:00:00" "publicacao_id" => 37 "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH" "publicacao_codigo" => "2527-2268" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 29949 "edicao_id" => 61 "trabalho_id" => 10 "inscrito_id" => 73 "titulo" => "ENSINANDO HISTóRIA NAS AULAS DE EDUCAçãO FíSICA: SOBRE A PROVA DO SALTO COM VARA NOS JOGOS OLíMPICOS DE 1936" "resumo" => "O esporte é um dos maiores fenômenos socioculturais da atualidade, estando presente em grandes acontecimentos mundiais. Por esse motivo, conhecer sua história nos auxilia a entender mais do que o esporte em si, mas, também, suas ressignificações, transformações e a própria sociedade em que vivemos. Não à toa, a história das modalidades esportivas normalmente é citada como conteúdo de ensino dos mais diversos currículos da Educação Física escolar. Entretanto, a grande dúvida que surge é: como ensinar essa história? Diante dessa inquietação, o objetivo deste trabalho foi o de implementar o ensino do atletismo, em especial de sua história, por meio de um vídeo (“A medalha da amizade eterna”) do YouTube sobre o salto com vara nos Jogos Olímpicos de 1936, em Berlim. Este vídeo mostra a prova do salto com vara nos Jogos Olímpicos de 1936, em Berlim, quando dois japoneses ficaram empatados em 2º e 3º lugar. Devido à falta de luz natural, o desempate da prova foi adiado. No dia seguinte, um dos japoneses ficou com a medalha de prata e o outro, com a de bronze. Chegando ao Japão, o atleta que ficou em 2º lugar decidiu parti-las ao meio de modo que cada atleta ficasse com a metade de cada medalha. As intervenções foram realizadas em aulas de 50 minutos, com turmas do 6º, 7º e 8º anos do Ensino Fundamental de uma Escola Estadual de Rio Claro/S.P., cujos dados foram registrados em um diário de campo e, posteriormente, analisados. Após a apresentação do vídeo, os alunos foram organizados em grupos para a realização da atividade proposta. As três intervenções tiveram início por meio de uma roda inicial e de uma introdução sobre o atletismo, por meio de vídeos e imagens disponíveis em um banco de dados em formato de blog. Após este momento, duas atividades foram realizadas. A atividade 1 consistiu em comparar o vídeo com as imagens e vídeos do salto com vara apresentados durante a introdução, para que os alunos, de forma participativa, conhecessem um pouco mais sobre as modificações pelas quais passou o salto com vara ao longo de sua história. Na atividade 2, interrompemos o vídeo no momento em que os atletas recebem a medalha, para que cada grupo se posicionasse sobre aquela situação, decidindo qual posição tomariam. Logo em seguida, ainda em grupos, iniciou-se um debate, sendo que cada grupo teve que se colocar em um papel (jornalistas, juízes, torcedores, júri, atleta que ficou com a medalha de prata e atleta que ficou com a medalha de bronze) e defendê-lo. Ao contrário do modelo tradicional de ensino, pautado em aulas teóricas e expositivas, a utilização de vídeos e as subsequentes atividades se mostraram como um meio alternativo e eficiente para reconstruir parte da história do atletismo, além de propiciar aos alunos um papel de maior protagonismo durante as aulas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT03 - EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR; FORMAÇÃO PROFISSIONAL" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, PEDAGOGIA DO ESPORTE, ATLETISMO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV083_MD1_SA3_ID73_EXT_05042017085208.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:15" "updated_at" => "2020-06-09 18:23:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GUY GINCIENE" "autor_nome_curto" => "GUY GINCIENE" "autor_email" => "guy_ginciene@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-x-ciefmh" "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVI Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_evento" => "X Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e XVI Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2017" "edicao_logo" => "5e4a1c2174ebb_17022020015249.png" "edicao_capa" => "5f182a9857128_22072020090128.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-06-15 00:00:00" "publicacao_id" => 37 "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH" "publicacao_codigo" => "2527-2268" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }