O esporte é um dos maiores fenômenos socioculturais da atualidade, estando presente em grandes acontecimentos mundiais. Por esse motivo, conhecer sua história nos auxilia a entender mais do que o esporte em si, mas, também, suas ressignificações, transformações e a própria sociedade em que vivemos. Não à toa, a história das modalidades esportivas normalmente é citada como conteúdo de ensino dos mais diversos currículos da Educação Física escolar. Entretanto, a grande dúvida que surge é: como ensinar essa história? Diante dessa inquietação, o objetivo deste trabalho foi o de implementar o ensino do atletismo, em especial de sua história, por meio de um vídeo (“A medalha da amizade eterna”) do YouTube sobre o salto com vara nos Jogos Olímpicos de 1936, em Berlim. Este vídeo mostra a prova do salto com vara nos Jogos Olímpicos de 1936, em Berlim, quando dois japoneses ficaram empatados em 2º e 3º lugar. Devido à falta de luz natural, o desempate da prova foi adiado. No dia seguinte, um dos japoneses ficou com a medalha de prata e o outro, com a de bronze. Chegando ao Japão, o atleta que ficou em 2º lugar decidiu parti-las ao meio de modo que cada atleta ficasse com a metade de cada medalha. As intervenções foram realizadas em aulas de 50 minutos, com turmas do 6º, 7º e 8º anos do Ensino Fundamental de uma Escola Estadual de Rio Claro/S.P., cujos dados foram registrados em um diário de campo e, posteriormente, analisados. Após a apresentação do vídeo, os alunos foram organizados em grupos para a realização da atividade proposta. As três intervenções tiveram início por meio de uma roda inicial e de uma introdução sobre o atletismo, por meio de vídeos e imagens disponíveis em um banco de dados em formato de blog. Após este momento, duas atividades foram realizadas. A atividade 1 consistiu em comparar o vídeo com as imagens e vídeos do salto com vara apresentados durante a introdução, para que os alunos, de forma participativa, conhecessem um pouco mais sobre as modificações pelas quais passou o salto com vara ao longo de sua história. Na atividade 2, interrompemos o vídeo no momento em que os atletas recebem a medalha, para que cada grupo se posicionasse sobre aquela situação, decidindo qual posição tomariam. Logo em seguida, ainda em grupos, iniciou-se um debate, sendo que cada grupo teve que se colocar em um papel (jornalistas, juízes, torcedores, júri, atleta que ficou com a medalha de prata e atleta que ficou com a medalha de bronze) e defendê-lo. Ao contrário do modelo tradicional de ensino, pautado em aulas teóricas e expositivas, a utilização de vídeos e as subsequentes atividades se mostraram como um meio alternativo e eficiente para reconstruir parte da história do atletismo, além de propiciar aos alunos um papel de maior protagonismo durante as aulas.