O presente artigo é um recorte do banco de dados da tese de doutorado em Educação. O local escolhido para investigação foi o curso de alfabetização de idosos que se localiza dentro do campus da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), na Paraíba, Brasil. Busca-se analisar no discurso espontâneo do idoso escolar, como se efetiva o marcos da convivência que determinam a influência da Universidade Aberta à Terceira Idade - UnATI na vida do idoso, bem como identificar as marcas da oralidade especificas da linguagem conversacional do idoso escolar, presentes ou presentificadas no processo de intersubjetividade e temporalidade, no texto falado. A pesquisa qualitativa interpretativa ocorreu no contexto acadêmico da alfabetização do idoso e contempla uma discussão que tem por base: os diálogos dos idosos homens e mulheres, em sala de aula. Os resultados evidenciaram que há uma grande influência da universidade desde a função social que assume o ambiente acadêmico em relação ao aprendizado, desenvolvimento comportamental, seja no âmbito pessoal ou coletivo dos pesquisados e, tudo isto, vem se constituindo, como um marco positivo para a transformação na vida do idoso paraibano, hoje.