DIMENSÕES DO CONHECIMENTO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA BNCC:
ANÁLISE E COMPREENSÃO
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As dimensões do conhecimento “Análise e Compreensão” possuem associação ao conhecimento conceitual, porém, sendo estabelecida uma diferença entre os termos, enquanto a “Análise” articula os conceitos necessários para entender as características e o funcionamento das práticas corporais no âmbito interno, a “Compreensão” volta-se ao esclarecimento do processo de inserção das práticas corporais no contexto sociocultural, reunindo saberes que possibilitam compreender o lugar destas no mundo. O objetivo da presente pesquisa foi realizar uma análise das dimensões do conhecimento “Análise e Compreensão” ao servirem como referência para determinar os objetivos de aprendizagem relativos às práticas corporais pertencentes ao componente curricular Educação Física na BNCC. O método utilizado foi do tipo qualitativo, realizado por meio de uma análise documental. Como resultado pode-se citar para o tratamento do objeto de conhecimento danças urbanas no terceiro ciclo de escolaridade: “Planejar e utilizar estratégias para aprender elementos constitutivos das danças urbanas” referente à dimensão “Análise” e “Diferenciar as danças urbanas das demais manifestações da dança, valorizando e respeitando os sentidos e significados atribuídos a elas por diferentes grupos sociais” relativo à dimensão “Compreensão”. Verificou-se também que o trato destas dimensões possibilita que o professor utilize diferentes estratégias pedagógicas para potencializar o processo de ensino e aprendizagem das diversas práticas corporais, tais como: debates, leituras de diferentes gêneros textuais, visualização de materiais audiovisuais, entre outras. 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