Artigo Anais do X Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVI Simpósio Paulista de Educação Física

ANAIS de Evento

ISSN: 2527-2268

PUBLICAÇÕES SOBRE HANDEBOL VERSUS SUBÁREAS DE CONCENTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA: UM OLHAR INTERPRETATIVO

Palavra-chaves: ESTADO DA ARTE, HANDEBOL, SUBÁREAS DE CONCENTRAÇÃO, EDUCAÇÃO FÍSICA Comunicação Oral (CO) AT03 - EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR; FORMAÇÃO PROFISSIONAL
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Publicado em 15 de junho de 2017

Resumo

As pesquisas na área da Educação Física assumiram destaque em meados da década de 70, em função da criação e implantação de programas de pós-graduação, financiamento e fomento para pesquisas científicas, ida de pesquisadores para o exterior, entre outras iniciativas que impulsionaram e deram visibilidade para a área. Neste momento, houve maior interesse de investigar a própria produção da área, no sentido de promover uma meta análise de suas principais tendências, considerando temáticas, aportes metodológicos e referenciais teóricos que vinham sustentando a produção do conhecimento na área. Assim, o objetivo deste trabalho foi discutir a partir da realização de uma revisão, as publicações sobre handebol em alguns periódicos nacionais. Para isso, realizou-se uma revisão de literatura do tipo estado da arte em 10 principais periódicos nacionais da área da Educação Física, tendo como recorte temporal o período de janeiro de 2006 até dezembro de 2015. Foi considerado para a pesquisa somente os manuscritos que apresentaram a temática do “handebol” como assunto da pesquisa. Inicialmente, optou-se por apresentar a quantificação do número de artigos publicados em cada um dos periódicos, bem como os relacionados com a temática da pesquisa. Em seguida, os artigos que apresentaram a temática do “handebol” foram alocados em categorias de análise, para posterior apresentação dos conteúdos. As categorias foram selecionadas de acordo com as três principais subáreas de concentração dos programas de pós-graduação da Educação Física brasileira: biodinâmica, pedagógica e sociocultural. Os resultados indicam que de um total de 4885 artigos publicados nos dez periódicos durante o recorte temporal de 2006 a 2015, 37 se relacionam com o handebol, ou seja, 0,75% do total das produções. Destes, 48,6% encontram-se na subárea pedagógica, 43,27% na biodinâmica e apenas 8,10% na sociocultural. Esses achados chamam atenção por conter um número maior de trabalhos na subárea pedagógica, haja visto a prevalência da biodinâmica em grande parte dos estudos realizados na área da Educação Física. Ao contrário destes resultados encontrados, outros levantamentos (revisões de literatura) similares a esta pesquisa encontraram prevalência de publicações relacionadas à subárea biodinâmica, embora este tipo de análise por subárea de concentração da Educação Física não tenha sido o foco dos respectivos trabalhos. Assim, no contexto da amostra selecionada existe uma preocupação maior com produções pedagógicas sobre o handebol. Diversos podem ser os motivos para essa diferença, entre eles destacam-se: características dos periódicos selecionados para busca; crescimento da Pedagogia do Esporte no Brasil; aumento na preocupação com os aspectos pedagógicos ligados ao handebol.

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