Artigo Anais do X Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVI Simpósio Paulista de Educação Física

ANAIS de Evento

ISSN: 2527-2268

A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR SUPERVISOR DO PIBID E CONCEPÇÕES EMERGENTES DA EDUCAÇÃO FÍSICA: ESTUDO DE CASO

Palavra-chaves: PRÁTICA PEDAGÓGICA, PIBID, CINESIOLOGIA HUMANA, EDUCAÇÃO FÍSICA Comunicação Oral (CO) AT03 - EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR; FORMAÇÃO PROFISSIONAL
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Publicado em 15 de junho de 2017

Resumo

Reconhecida do ponto de vista legal enquanto componente curricular a educação física no âmbito escolar é ainda é reconhecida culturalmente pela comunidade escolar pelo “esportear”, o brincar e jogar e a prática do professor equiparada a um treinador ou técnico esportivo. Este texto baseia-se no estudo de caso que investigou a prática pedagógica do professor supervisor PIBID que utiliza concepções emergentes de educação física a Cinesiologia Humana, conceito que não se reduz ao estudo da atividade física, na prática pedagógica, nas aulas de educação física no ensino fundamental II numa escola de ensino municipal de São Paulo. Foi empregada uma pesquisa qualitativa para a realização do estudo de caso que conforme pesquisadores devem caracterizar-se por um caso que representa a realidade. A entrevista se deu numa tarde após o término do expediente e durou aproximadamente 45 minutos. Fizeram parte das questões: Como organiza os blocos temáticos da Cinesiologia Humana nas aulas? Existe algum tipo de dificuldade para desenvolver as aulas? Como é a aceitação dos alunos diante dos blocos temáticos da C.H.? Como avalia a concepção C.H. nas aulas de educação física? O método de tratamento utilizado de análise das informações contidas na entrevista foi a análise de conteúdo. Após a transcrição do texto foram analisadas as estruturas semânticas (conotativas de denotativas) realçando o sentido em segundo plano contido na mensagem. Constituída por dois momentos, o primeiro foi identificar categorias, definindo consequentemente unidades de registro e de contexto. Os resultados possibilitaram identificar que houveram mudanças ocorridas na prática docente do professor supervisor por conta da mudança de foco, influenciaram desde os temas desenvolvidos, passando inclusive nas estratégias utilizadas. Outro aspecto observado nas categorias reveladas foi o incentivo a competência leitora e escritora dos alunos, isto é, o fazer é contextualizado e os conhecimentos sobre o movimentar-se são aprofundados com a produção e exploração de diversos gêneros textuais.

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