Artigo Anais do X Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVI Simpósio Paulista de Educação Física

ANAIS de Evento

ISSN: 2527-2268

DIDÁTICA NO ENSINO SUPERIOR: ESTRATÉGIAS DE ENSINO UTILIZADAS POR DOCENTES DOS CURSOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA COM MAIORES CONCEITOS NO ENADE 2012/2013

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Publicado em 15 de junho de 2017

Resumo

O objetivo deste trabalho foi compreender as ações formativas utilizadas por docentes dos cursos de Educação Física que apresentaram maiores notas no ENADE 2012 e 2013. Para tanto, foi desenvolvido uma pesquisa quali-quantitativa que utilizou questionário on line (Formulário Google) com quatro (4) questões abertas e dezenove (19) fechadas para levantamento de informações. Na análise dos dados foram utilizadas Análise Estatística e Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011). A amostra foi constituída por setenta e dois (72) docentes que ministram aulas em cursos de Educação Física (licenciatura, bacharelado ou ambos) de Instituições de Ensino Superior (IES) classificadas, segundo os critérios de avaliação do INEP/MEC, com Conceito de Curso 4 ou 5, tendo como base as avaliações do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) 2012 (Licenciatura) e 2013 (Bacharelado). Foram selecionados trinta e duas (32) Instituições de Ensino Superior (IES), sendo dezessete (17) com curso de licenciatura e quinze (15) de Bacharelado em Educação Física que obtiveram no mínimo conceito quatro (4) em ambas as “Faixas”: Nota do ENADE e Nota do Conceito Preliminar do Curso (CPC) em Educação Física. Destaca-se que a nota de corte para o Conceito ENADE e CPC foi 3,5 antes do enquadramento na “Faixa”. Para constituição da amostra, inicialmente o projeto foi submetido ao comitê de ética para pesquisa com seres humanos, o qual está registrado com o Certificado de Apresentação para Apreciação Ética (CAAE) 40940615.3.0000.5398. A participação da IES/Curso na pesquisa se deu por meio da aceitação pelo Coordenador do Curso, após contato telefônico ou via e-mail. Dos trinta e dois (32) cursos consultados, quatorze (14) atenderam ao chamado e se predispuseram a participar da pesquisa. O questionário respondido pelos docentes estava dividido em quatro itens: a. Perfil profissional (4 questões fechadas); b. Atuação profissional (6 questões fechadas); c. Estratégias de Ensino (4 questões abertas); d. Potencial das ações formativas para a aprendizagem dos alunos. Retornaram a pesquisa 72 docentes, 28 (39%) do sexo feminino e 44 (61%) masculino, dos quais, 96% com titulação mínima de Mestre. Entre os participantes, 92% possuem entre 5 e 20 anos de experiência no ensino superior. Em relação à Categoria administrativa, 58% atuam em IES pública e 75% em Universidades. Destaca-se ainda que 54% atuam tanto no curso de Licenciatura, quanto no Bacharelado e, 44% dos participantes ministram aulas em disciplinas da área da saúde, enquanto outros 39% na área da educação. Os dados da pesquisa indicam que esses docentes priorizam e valorizam mais as Metodologias Ativas em suas ações formativas. As Metodologias Passivas são menos utilizadas e entendidas com menor potencial formativo. Embora tais indicadores isoladamente não possam assegurar uma boa formação, as estratégias utilizadas são parâmetros a se considerar quando se analisa o processo de constituição profissional.

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