DIDÁTICA NO ENSINO SUPERIOR: ESTRATÉGIAS DE ENSINO UTILIZADAS POR DOCENTES DOS CURSOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA COM MAIORES CONCEITOS NO ENADE 2012/2013
"2017-06-15 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 29888 "edicao_id" => 61 "trabalho_id" => 80 "inscrito_id" => 281 "titulo" => "DIDÁTICA NO ENSINO SUPERIOR: ESTRATÉGIAS DE ENSINO UTILIZADAS POR DOCENTES DOS CURSOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA COM MAIORES CONCEITOS NO ENADE 2012/2013" "resumo" => "O objetivo deste trabalho foi compreender as ações formativas utilizadas por docentes dos cursos de Educação Física que apresentaram maiores notas no ENADE 2012 e 2013. Para tanto, foi desenvolvido uma pesquisa quali-quantitativa que utilizou questionário on line (Formulário Google) com quatro (4) questões abertas e dezenove (19) fechadas para levantamento de informações. Na análise dos dados foram utilizadas Análise Estatística e Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011). A amostra foi constituída por setenta e dois (72) docentes que ministram aulas em cursos de Educação Física (licenciatura, bacharelado ou ambos) de Instituições de Ensino Superior (IES) classificadas, segundo os critérios de avaliação do INEP/MEC, com Conceito de Curso 4 ou 5, tendo como base as avaliações do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) 2012 (Licenciatura) e 2013 (Bacharelado). Foram selecionados trinta e duas (32) Instituições de Ensino Superior (IES), sendo dezessete (17) com curso de licenciatura e quinze (15) de Bacharelado em Educação Física que obtiveram no mínimo conceito quatro (4) em ambas as “Faixas”: Nota do ENADE e Nota do Conceito Preliminar do Curso (CPC) em Educação Física. Destaca-se que a nota de corte para o Conceito ENADE e CPC foi 3,5 antes do enquadramento na “Faixa”. Para constituição da amostra, inicialmente o projeto foi submetido ao comitê de ética para pesquisa com seres humanos, o qual está registrado com o Certificado de Apresentação para Apreciação Ética (CAAE) 40940615.3.0000.5398. A participação da IES/Curso na pesquisa se deu por meio da aceitação pelo Coordenador do Curso, após contato telefônico ou via e-mail. Dos trinta e dois (32) cursos consultados, quatorze (14) atenderam ao chamado e se predispuseram a participar da pesquisa. O questionário respondido pelos docentes estava dividido em quatro itens: a. Perfil profissional (4 questões fechadas); b. Atuação profissional (6 questões fechadas); c. Estratégias de Ensino (4 questões abertas); d. Potencial das ações formativas para a aprendizagem dos alunos. Retornaram a pesquisa 72 docentes, 28 (39%) do sexo feminino e 44 (61%) masculino, dos quais, 96% com titulação mínima de Mestre. Entre os participantes, 92% possuem entre 5 e 20 anos de experiência no ensino superior. Em relação à Categoria administrativa, 58% atuam em IES pública e 75% em Universidades. Destaca-se ainda que 54% atuam tanto no curso de Licenciatura, quanto no Bacharelado e, 44% dos participantes ministram aulas em disciplinas da área da saúde, enquanto outros 39% na área da educação. Os dados da pesquisa indicam que esses docentes priorizam e valorizam mais as Metodologias Ativas em suas ações formativas. As Metodologias Passivas são menos utilizadas e entendidas com menor potencial formativo. Embora tais indicadores isoladamente não possam assegurar uma boa formação, as estratégias utilizadas são parâmetros a se considerar quando se analisa o processo de constituição profissional." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT03 - EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR; FORMAÇÃO PROFISSIONAL" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO FÍSICA,, FORMAÇÃO PROFISSIONAL, DIDÁTICA NO ENSINO SUPERIOR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV083_MD1_SA3_ID281_EXT_10042017133817.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:15" "updated_at" => "2020-06-09 18:23:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "WILLER SOARES MAFFEI" "autor_nome_curto" => "WILLER MAFFEI" "autor_email" => "willermaffei@fc.unesp.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-x-ciefmh" "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVI Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_evento" => "X Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e XVI Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2017" "edicao_logo" => "5e4a1c2174ebb_17022020015249.png" "edicao_capa" => "5f182a9857128_22072020090128.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-06-15 00:00:00" "publicacao_id" => 37 "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH" "publicacao_codigo" => "2527-2268" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 29888 "edicao_id" => 61 "trabalho_id" => 80 "inscrito_id" => 281 "titulo" => "DIDÁTICA NO ENSINO SUPERIOR: ESTRATÉGIAS DE ENSINO UTILIZADAS POR DOCENTES DOS CURSOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA COM MAIORES CONCEITOS NO ENADE 2012/2013" "resumo" => "O objetivo deste trabalho foi compreender as ações formativas utilizadas por docentes dos cursos de Educação Física que apresentaram maiores notas no ENADE 2012 e 2013. Para tanto, foi desenvolvido uma pesquisa quali-quantitativa que utilizou questionário on line (Formulário Google) com quatro (4) questões abertas e dezenove (19) fechadas para levantamento de informações. Na análise dos dados foram utilizadas Análise Estatística e Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011). A amostra foi constituída por setenta e dois (72) docentes que ministram aulas em cursos de Educação Física (licenciatura, bacharelado ou ambos) de Instituições de Ensino Superior (IES) classificadas, segundo os critérios de avaliação do INEP/MEC, com Conceito de Curso 4 ou 5, tendo como base as avaliações do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) 2012 (Licenciatura) e 2013 (Bacharelado). Foram selecionados trinta e duas (32) Instituições de Ensino Superior (IES), sendo dezessete (17) com curso de licenciatura e quinze (15) de Bacharelado em Educação Física que obtiveram no mínimo conceito quatro (4) em ambas as “Faixas”: Nota do ENADE e Nota do Conceito Preliminar do Curso (CPC) em Educação Física. Destaca-se que a nota de corte para o Conceito ENADE e CPC foi 3,5 antes do enquadramento na “Faixa”. Para constituição da amostra, inicialmente o projeto foi submetido ao comitê de ética para pesquisa com seres humanos, o qual está registrado com o Certificado de Apresentação para Apreciação Ética (CAAE) 40940615.3.0000.5398. A participação da IES/Curso na pesquisa se deu por meio da aceitação pelo Coordenador do Curso, após contato telefônico ou via e-mail. Dos trinta e dois (32) cursos consultados, quatorze (14) atenderam ao chamado e se predispuseram a participar da pesquisa. O questionário respondido pelos docentes estava dividido em quatro itens: a. Perfil profissional (4 questões fechadas); b. Atuação profissional (6 questões fechadas); c. Estratégias de Ensino (4 questões abertas); d. Potencial das ações formativas para a aprendizagem dos alunos. Retornaram a pesquisa 72 docentes, 28 (39%) do sexo feminino e 44 (61%) masculino, dos quais, 96% com titulação mínima de Mestre. Entre os participantes, 92% possuem entre 5 e 20 anos de experiência no ensino superior. Em relação à Categoria administrativa, 58% atuam em IES pública e 75% em Universidades. Destaca-se ainda que 54% atuam tanto no curso de Licenciatura, quanto no Bacharelado e, 44% dos participantes ministram aulas em disciplinas da área da saúde, enquanto outros 39% na área da educação. Os dados da pesquisa indicam que esses docentes priorizam e valorizam mais as Metodologias Ativas em suas ações formativas. As Metodologias Passivas são menos utilizadas e entendidas com menor potencial formativo. Embora tais indicadores isoladamente não possam assegurar uma boa formação, as estratégias utilizadas são parâmetros a se considerar quando se analisa o processo de constituição profissional." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT03 - EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR; FORMAÇÃO PROFISSIONAL" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO FÍSICA,, FORMAÇÃO PROFISSIONAL, DIDÁTICA NO ENSINO SUPERIOR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV083_MD1_SA3_ID281_EXT_10042017133817.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:15" "updated_at" => "2020-06-09 18:23:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "WILLER SOARES MAFFEI" "autor_nome_curto" => "WILLER MAFFEI" "autor_email" => "willermaffei@fc.unesp.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-x-ciefmh" "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVI Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_evento" => "X Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e XVI Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2017" "edicao_logo" => "5e4a1c2174ebb_17022020015249.png" "edicao_capa" => "5f182a9857128_22072020090128.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-06-15 00:00:00" "publicacao_id" => 37 "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH" "publicacao_codigo" => "2527-2268" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }