Artigo Anais do X Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVI Simpósio Paulista de Educação Física

ANAIS de Evento

ISSN: 2527-2268

A MERCADORIZAÇÃO DA CULTURA CORPORAL NA SOCIEDADE DO ESPETÁCULO: (RE) PENSANDO A PRÁXIS E A FORMAÇÃO DOCENTE.

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO FÍSICA, MÍDIA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES Comunicação Oral (CO) AT03 - EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR; FORMAÇÃO PROFISSIONAL
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Publicado em 15 de junho de 2017

Resumo

A televisão exerce uma forma particularmente perniciosa de ação simbólica sobre os indivíduos e em diferentes segmentos da sociedade, de modo que através dos recursos financeiros provenientes prioritariamente da publicidade ela acaba se apropriando, modificando e ressignificando os elementos da cultura corporal. Diante deste cenário, o presente estudo buscou desvelar, inicialmente, o processo de mercadorização das práticas corporais na sociedade do espetáculo de modo a compreender as imbricações entre indústria cultural, publicidade e consumo. Em um segundo momento, a pesquisa objetivou investigar e discutir em que medida os cursos de formação inicial professores de Educação Física tem dialogado com as questões atinentes à cultura midiática e de que modo os docentes têm se apropriado destas questões em suas aulas. O percurso investigativo no qual este trabalho foi delineado se consolidou através de uma entrevista semiestruturada junto a sete docentes em exercício no ensino fundamental II da Secretaria Municipal de Educação de Barueri, escolhidos sobre determinado critério de seleção. A pesquisa de campo também ocorreu por meio de análise documental, a partir da consulta e análise da Proposta Curricular do Município de Barueri para o ensino da disciplina de Educação Física e dos Projetos Políticos Pedagógicos das escolas em que os sujeitos de pesquisa atuam. A partir do conjunto de dados que emergiu do locus investigativo, nota-se que a formação inicial do professor de Educação Física não contempla, com a devida propriedade, a temática abordada neste estudo: a integração e a reflexão crítica sobre a mídia televisiva além do que, as ações em torno da cultura midiática não se refletem de forma consistente em suas práticas pedagógicas. As falas dos docentes participantes das entrevistas semiestruturadas sinalizam algumas fragilidades que permeiam tanto a formação inicial de professores de educação física quanto as políticas de formação continuada em serviço implementadas pelo município em tela, que tangenciam a temática do trabalho.

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