PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DE NUTRIÇÃO SOBRE A VIVÊNCIA EM UM PROJETO DE EXTENSÃO NO CAPS CUITÉ-PB: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO CONTEXTO DA SAÚDE MENTAL
"2017-06-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 29491 "edicao_id" => 60 "trabalho_id" => 862 "inscrito_id" => 2012 "titulo" => "PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DE NUTRIÇÃO SOBRE A VIVÊNCIA EM UM PROJETO DE EXTENSÃO NO CAPS CUITÉ-PB: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO CONTEXTO DA SAÚDE MENTAL" "resumo" => "O projeto “Mãos que colhem e criam: a horta e a arte no CAPS como ferramentas para a inclusão social” teve o intuito de promover a inclusão dos usuários do CAPS através do trabalho com a horta e na produção de artesanato, além de contribuir com a aproximação dos estudantes de graduação com a realidade social de pessoas em sofrimento psíquico e auxiliando na sua aprendizagem com os desafios da intervenção em saúde comunitária. Com isso, este trabalho tem como objetivo relatar as experiências e as percepções de alunas do curso de graduação Nutrição após a participação neste projeto. Foi desenvolvido por 12 acadêmicos dos cursos de Nutrição, Enfermagem, Farmácia e Ciências Biológicas, sob a coordenação de docentes do curso de Nutrição e de Enfermagem do Centro de Educação e Saúde da Universidade Federal de Campina Grande campus Cuité-PB. Os estudantes e professoras reuniam-se semanalmente para fazer o planejamento das atividades, as quais eram realizadas com a mesma frequência, junto com os usuários do CAPS. A equipe articulava-se para execução das tarefas, onde aqueles referentes à horta eram pautados na construção de um minhocário inicialmente, para posteriormente estruturar a horta. Quanto à produção artística, os usuários eram estimulados a confecção de objetos artesanais. Cada oficina de arte tinha um tema central, onde a equipe dispunha o material e orientava os usuários durante todo o processo, para que cada um pudesse interagir e confeccionar o seu próprio objeto. Além das atividades envolvendo a horta e a arte, foram realizadas algumas oficinas culinárias. Nestas oficinas, inicialmente havia um momento de diálogo para discutir as preparações a serem realizadas, discutindo sobre seu potencial nutritivo para a saúde, o modo de preparo, bem como suas formas de utilização. A equipe disponibilizava os ingredientes, dava as instruções de como fazer a preparação e organizava os usuários de forma que todos pudessem interagir na atividade. Ao final das oficinas, realizava-se a degustação. Em algumas atividades, eram realizadas oficinas de expressão corporal, incluindo práticas de kung fu, yoga, dança, entre outros. Foi possível perceber que a cada atividade desenvolvida durante o projeto, os usuários aparentavam está mais integrado com a equipe. Muitos ficavam ansiosos pelo dia dos encontros com a equipe do projeto e em diversos momentos se sentiam à vontade para compartilhar experiências pessoais através de relatos ou pinturas. A valorização de habilidades dos usuários através das oficinas estimularam a autoestima dos mesmos, muitos se sentiam motivados para continuar as atividades e agradeciam por estarem fazendo parte dessas intervenções. O projeto uniu a teoria à prática e não se limitou a conceitos hegemônicos do cuidado, pelo contrário, rompeu as barreiras do preconceito e buscou nas subjetividades dos indivíduos a ferramenta necessária para desenvolver estratégias emancipadoras e promotoras de bem estar social para os usuários do serviço. A atuação de estudantes de nutrição em um Centro de Atenção Psicossocial proporcionou uma nova perspectiva de atuação no campo da saúde mental e demostrou que a criação de vínculo pode ser uma ferramenta eficaz na promoção do cuidado." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT-05: Saúde Mental" "palavra_chave" => "SAÚDE MENTAL, NUTRIÇÃO, EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV071_MD1_SA5_ID2012_15052017234420.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:15" "updated_at" => "2020-06-09 19:29:31" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RICÁCIA DE SOUSA SILVA" "autor_nome_curto" => "RICÁCIA SOUSA" "autor_email" => "ricacia_souza1@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conbracis" "edicao_nome" => "Anais II CONBRACIS" "edicao_evento" => "II Congresso Brasileiro de Ciências da Saúde" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conbracis/2017" "edicao_logo" => "5e4a0123e6440_16022020235739.jpg" "edicao_capa" => "641aecd764dc9_22032023085607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-06-14 00:00:00" "publicacao_id" => 29 "publicacao_nome" => "Anais Conbracis" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 29491 "edicao_id" => 60 "trabalho_id" => 862 "inscrito_id" => 2012 "titulo" => "PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DE NUTRIÇÃO SOBRE A VIVÊNCIA EM UM PROJETO DE EXTENSÃO NO CAPS CUITÉ-PB: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO CONTEXTO DA SAÚDE MENTAL" "resumo" => "O projeto “Mãos que colhem e criam: a horta e a arte no CAPS como ferramentas para a inclusão social” teve o intuito de promover a inclusão dos usuários do CAPS através do trabalho com a horta e na produção de artesanato, além de contribuir com a aproximação dos estudantes de graduação com a realidade social de pessoas em sofrimento psíquico e auxiliando na sua aprendizagem com os desafios da intervenção em saúde comunitária. Com isso, este trabalho tem como objetivo relatar as experiências e as percepções de alunas do curso de graduação Nutrição após a participação neste projeto. Foi desenvolvido por 12 acadêmicos dos cursos de Nutrição, Enfermagem, Farmácia e Ciências Biológicas, sob a coordenação de docentes do curso de Nutrição e de Enfermagem do Centro de Educação e Saúde da Universidade Federal de Campina Grande campus Cuité-PB. Os estudantes e professoras reuniam-se semanalmente para fazer o planejamento das atividades, as quais eram realizadas com a mesma frequência, junto com os usuários do CAPS. A equipe articulava-se para execução das tarefas, onde aqueles referentes à horta eram pautados na construção de um minhocário inicialmente, para posteriormente estruturar a horta. Quanto à produção artística, os usuários eram estimulados a confecção de objetos artesanais. Cada oficina de arte tinha um tema central, onde a equipe dispunha o material e orientava os usuários durante todo o processo, para que cada um pudesse interagir e confeccionar o seu próprio objeto. Além das atividades envolvendo a horta e a arte, foram realizadas algumas oficinas culinárias. Nestas oficinas, inicialmente havia um momento de diálogo para discutir as preparações a serem realizadas, discutindo sobre seu potencial nutritivo para a saúde, o modo de preparo, bem como suas formas de utilização. A equipe disponibilizava os ingredientes, dava as instruções de como fazer a preparação e organizava os usuários de forma que todos pudessem interagir na atividade. Ao final das oficinas, realizava-se a degustação. Em algumas atividades, eram realizadas oficinas de expressão corporal, incluindo práticas de kung fu, yoga, dança, entre outros. Foi possível perceber que a cada atividade desenvolvida durante o projeto, os usuários aparentavam está mais integrado com a equipe. Muitos ficavam ansiosos pelo dia dos encontros com a equipe do projeto e em diversos momentos se sentiam à vontade para compartilhar experiências pessoais através de relatos ou pinturas. A valorização de habilidades dos usuários através das oficinas estimularam a autoestima dos mesmos, muitos se sentiam motivados para continuar as atividades e agradeciam por estarem fazendo parte dessas intervenções. O projeto uniu a teoria à prática e não se limitou a conceitos hegemônicos do cuidado, pelo contrário, rompeu as barreiras do preconceito e buscou nas subjetividades dos indivíduos a ferramenta necessária para desenvolver estratégias emancipadoras e promotoras de bem estar social para os usuários do serviço. A atuação de estudantes de nutrição em um Centro de Atenção Psicossocial proporcionou uma nova perspectiva de atuação no campo da saúde mental e demostrou que a criação de vínculo pode ser uma ferramenta eficaz na promoção do cuidado." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT-05: Saúde Mental" "palavra_chave" => "SAÚDE MENTAL, NUTRIÇÃO, EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV071_MD1_SA5_ID2012_15052017234420.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:15" "updated_at" => "2020-06-09 19:29:31" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RICÁCIA DE SOUSA SILVA" "autor_nome_curto" => "RICÁCIA SOUSA" "autor_email" => "ricacia_souza1@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conbracis" "edicao_nome" => "Anais II CONBRACIS" "edicao_evento" => "II Congresso Brasileiro de Ciências da Saúde" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conbracis/2017" "edicao_logo" => "5e4a0123e6440_16022020235739.jpg" "edicao_capa" => "641aecd764dc9_22032023085607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-06-14 00:00:00" "publicacao_id" => 29 "publicacao_nome" => "Anais Conbracis" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }