Artigo Anais II CONBRACIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

MUDANÇAS CURRICULARES NA GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA E INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO-COMUNIDADE: A EXPERIÊNCIA DO PET-SAÚDE /GRADUASUS

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO EM SAÚDE, CURRÍCULO, FARMÁCIA Comunicação Oral (CO) AT-03: Farmácia
"2017-06-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 29426
    "edicao_id" => 60
    "trabalho_id" => 691
    "inscrito_id" => 2268
    "titulo" => "MUDANÇAS CURRICULARES NA GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA E INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO-COMUNIDADE: A EXPERIÊNCIA DO PET-SAÚDE /GRADUASUS"
    "resumo" => "Introdução: Trata-se de um relato de experiência a respeito das atividades desenvolvidas no Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) – PET-Saúde/GraduaSUS, pelo grupo tutorial de Farmácia da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS-BA). Este programa é interinstitucional e se caracteriza como instrumento para qualificação em serviço dos profissionais da saúde, bem como de iniciação ao trabalho, dirigido aos acadêmicos e docentes da área da saúde, por meio da implantação de grupos de aprendizagem tutorial em áreas estratégicas para o Sistema Único de Saúde. Mais recentemente, está sendo desenvolvido na modalidade intitulada PET/Saúde GraduaSUS, com o objetivo fomentar o desenvolvimento de mudanças curriculares alinhadas às Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) nos cursos da área de saúde, e promover a qualificação dos processos de integração ensino-serviço-comunidade. Metodologia: O desenvolvimento deste programa na referida instituição acadêmica se dá por meio de ações desenvolvidas por quatro grupos tutoriais articulados aos cursos de graduação em saúde (Enfermagem, Farmácia, Medicina e Odontologia) e está orientado em três eixos: Mudança Curricular, Integração Ensino-Serviço-Comunidade e Desenvolvimento da Docência e da Preceptoria na Saúde. Este trabalho relata as ações desenvolvidas nos dois primeiros eixos, pelo grupo tutorial de Farmácia, no período de um ano do programa (maio de 2016 a abril de 2017). Resultados e discussão: Para o cumprimento das atividades concernentes ao eixo Mudança curricular, as estratégias utilizadas foram: estudo das DCN do Curso e documentos institucionais, a exemplo do Plano de Desenvolvimento Institucional e Projeto Político Pedagógico do Curso; análise de matrizes curriculares de cursos de Farmácia de outras instituições; e elaboração de projetos de pesquisas para avaliação do curso visando à mudança curricular. Relativas ao eixo Integração ensino-serviço-comunidade foram utilizadas como estratégias: realização de diagnóstico situacional nos cenários de práticas (unidades de saúde da família); desenvolvimento de instrumentos e pesquisas para implantação de ações identificadas como necessárias a partir do diagnóstico situacional; ações para qualificação da equipe de saúde da rede de atenção básica. Participaram das ações realizadas nesse período os discentes da área de saúde, trabalhadores da saúde da rede de atenção básica do município de Feira de Santana-BA, docentes da UEFS (tutores) e preceptores do diversos grupos tutoriais do PET-Saúde/GraduaSUS. Conclusões: As atividades realizadas expuseram a difícil e necessária tarefa da mudança curricular e também da integração ensino-serviço-comunidade, eixos centrais da proposta do PET-Saúde/GraduaSUS. As experiências desenvolvidas no programa têm contribuído para fortalecer o processo de ensino-aprendizagem entre os envolvidos; intensificar a articulação ensino-serviço-comunidade; inserir os discentes na discussão da sua formação, de maneira participativa, criando condições para que eles adquiram compreensão desse processo, opinem e questionem a realidade do seu curso, de maneira crítica e consciente."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT-03: Farmácia"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO EM SAÚDE, CURRÍCULO, FARMÁCIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV071_MD1_SA3_ID2268_15052017201139.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:15"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:29:31"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BRUNO RODRIGUES ALENCAR"
    "autor_nome_curto" => "BRUNO ALENCAR"
    "autor_email" => "alencarbruno@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA (UEFS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conbracis"
    "edicao_nome" => "Anais II CONBRACIS"
    "edicao_evento" => "II Congresso Brasileiro de Ciências da Saúde"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conbracis/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a0123e6440_16022020235739.jpg"
    "edicao_capa" => "641aecd764dc9_22032023085607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-06-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 29
    "publicacao_nome" => "Anais Conbracis"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 29426
    "edicao_id" => 60
    "trabalho_id" => 691
    "inscrito_id" => 2268
    "titulo" => "MUDANÇAS CURRICULARES NA GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA E INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO-COMUNIDADE: A EXPERIÊNCIA DO PET-SAÚDE /GRADUASUS"
    "resumo" => "Introdução: Trata-se de um relato de experiência a respeito das atividades desenvolvidas no Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) – PET-Saúde/GraduaSUS, pelo grupo tutorial de Farmácia da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS-BA). Este programa é interinstitucional e se caracteriza como instrumento para qualificação em serviço dos profissionais da saúde, bem como de iniciação ao trabalho, dirigido aos acadêmicos e docentes da área da saúde, por meio da implantação de grupos de aprendizagem tutorial em áreas estratégicas para o Sistema Único de Saúde. Mais recentemente, está sendo desenvolvido na modalidade intitulada PET/Saúde GraduaSUS, com o objetivo fomentar o desenvolvimento de mudanças curriculares alinhadas às Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) nos cursos da área de saúde, e promover a qualificação dos processos de integração ensino-serviço-comunidade. Metodologia: O desenvolvimento deste programa na referida instituição acadêmica se dá por meio de ações desenvolvidas por quatro grupos tutoriais articulados aos cursos de graduação em saúde (Enfermagem, Farmácia, Medicina e Odontologia) e está orientado em três eixos: Mudança Curricular, Integração Ensino-Serviço-Comunidade e Desenvolvimento da Docência e da Preceptoria na Saúde. Este trabalho relata as ações desenvolvidas nos dois primeiros eixos, pelo grupo tutorial de Farmácia, no período de um ano do programa (maio de 2016 a abril de 2017). Resultados e discussão: Para o cumprimento das atividades concernentes ao eixo Mudança curricular, as estratégias utilizadas foram: estudo das DCN do Curso e documentos institucionais, a exemplo do Plano de Desenvolvimento Institucional e Projeto Político Pedagógico do Curso; análise de matrizes curriculares de cursos de Farmácia de outras instituições; e elaboração de projetos de pesquisas para avaliação do curso visando à mudança curricular. Relativas ao eixo Integração ensino-serviço-comunidade foram utilizadas como estratégias: realização de diagnóstico situacional nos cenários de práticas (unidades de saúde da família); desenvolvimento de instrumentos e pesquisas para implantação de ações identificadas como necessárias a partir do diagnóstico situacional; ações para qualificação da equipe de saúde da rede de atenção básica. Participaram das ações realizadas nesse período os discentes da área de saúde, trabalhadores da saúde da rede de atenção básica do município de Feira de Santana-BA, docentes da UEFS (tutores) e preceptores do diversos grupos tutoriais do PET-Saúde/GraduaSUS. Conclusões: As atividades realizadas expuseram a difícil e necessária tarefa da mudança curricular e também da integração ensino-serviço-comunidade, eixos centrais da proposta do PET-Saúde/GraduaSUS. As experiências desenvolvidas no programa têm contribuído para fortalecer o processo de ensino-aprendizagem entre os envolvidos; intensificar a articulação ensino-serviço-comunidade; inserir os discentes na discussão da sua formação, de maneira participativa, criando condições para que eles adquiram compreensão desse processo, opinem e questionem a realidade do seu curso, de maneira crítica e consciente."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT-03: Farmácia"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO EM SAÚDE, CURRÍCULO, FARMÁCIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV071_MD1_SA3_ID2268_15052017201139.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:15"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:29:31"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BRUNO RODRIGUES ALENCAR"
    "autor_nome_curto" => "BRUNO ALENCAR"
    "autor_email" => "alencarbruno@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA (UEFS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conbracis"
    "edicao_nome" => "Anais II CONBRACIS"
    "edicao_evento" => "II Congresso Brasileiro de Ciências da Saúde"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conbracis/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a0123e6440_16022020235739.jpg"
    "edicao_capa" => "641aecd764dc9_22032023085607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-06-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 29
    "publicacao_nome" => "Anais Conbracis"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 14 de junho de 2017

Resumo

Introdução: Trata-se de um relato de experiência a respeito das atividades desenvolvidas no Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) – PET-Saúde/GraduaSUS, pelo grupo tutorial de Farmácia da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS-BA). Este programa é interinstitucional e se caracteriza como instrumento para qualificação em serviço dos profissionais da saúde, bem como de iniciação ao trabalho, dirigido aos acadêmicos e docentes da área da saúde, por meio da implantação de grupos de aprendizagem tutorial em áreas estratégicas para o Sistema Único de Saúde. Mais recentemente, está sendo desenvolvido na modalidade intitulada PET/Saúde GraduaSUS, com o objetivo fomentar o desenvolvimento de mudanças curriculares alinhadas às Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) nos cursos da área de saúde, e promover a qualificação dos processos de integração ensino-serviço-comunidade. Metodologia: O desenvolvimento deste programa na referida instituição acadêmica se dá por meio de ações desenvolvidas por quatro grupos tutoriais articulados aos cursos de graduação em saúde (Enfermagem, Farmácia, Medicina e Odontologia) e está orientado em três eixos: Mudança Curricular, Integração Ensino-Serviço-Comunidade e Desenvolvimento da Docência e da Preceptoria na Saúde. Este trabalho relata as ações desenvolvidas nos dois primeiros eixos, pelo grupo tutorial de Farmácia, no período de um ano do programa (maio de 2016 a abril de 2017). Resultados e discussão: Para o cumprimento das atividades concernentes ao eixo Mudança curricular, as estratégias utilizadas foram: estudo das DCN do Curso e documentos institucionais, a exemplo do Plano de Desenvolvimento Institucional e Projeto Político Pedagógico do Curso; análise de matrizes curriculares de cursos de Farmácia de outras instituições; e elaboração de projetos de pesquisas para avaliação do curso visando à mudança curricular. Relativas ao eixo Integração ensino-serviço-comunidade foram utilizadas como estratégias: realização de diagnóstico situacional nos cenários de práticas (unidades de saúde da família); desenvolvimento de instrumentos e pesquisas para implantação de ações identificadas como necessárias a partir do diagnóstico situacional; ações para qualificação da equipe de saúde da rede de atenção básica. Participaram das ações realizadas nesse período os discentes da área de saúde, trabalhadores da saúde da rede de atenção básica do município de Feira de Santana-BA, docentes da UEFS (tutores) e preceptores do diversos grupos tutoriais do PET-Saúde/GraduaSUS. Conclusões: As atividades realizadas expuseram a difícil e necessária tarefa da mudança curricular e também da integração ensino-serviço-comunidade, eixos centrais da proposta do PET-Saúde/GraduaSUS. As experiências desenvolvidas no programa têm contribuído para fortalecer o processo de ensino-aprendizagem entre os envolvidos; intensificar a articulação ensino-serviço-comunidade; inserir os discentes na discussão da sua formação, de maneira participativa, criando condições para que eles adquiram compreensão desse processo, opinem e questionem a realidade do seu curso, de maneira crítica e consciente.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.