DIFICULDADES DE ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM SOBRE ACIDENTES ANATÔMICOS DURANTE MONITORIA
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Assim, este trabalho tem como objetivo descrever as dificuldades de acadêmicos de enfermagem no processo de ensino-aprendizagem sobre acidentes anatômicos durante monitoria de Anatomia Humana Aplicada à Enfermagem. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência, de caráter descritivo, realizado em uma Instituição de Ensino Superior do município de João Pessoa-PB, no período de fevereiro a dezembro de 2016, com aproximadamente 60 estudantes de enfermagem. As monitorias de Anatomia Humana Aplicada à Enfermagem realizaram-se no Complexo Laboratorial da instituição, nos turnos vespertino e noturno, estabelecidas doze horas semanais de carga horária obrigatória para a sua realização, sendo os acadêmicos-monitores de Anatomia Humana Aplicada à Enfermagem os responsáveis pelo cumprimento desta atividade, com a orientação dos docentes de tal unidade curricular do Curso de Enfermagem. Além disso, as atividades desenvolvidas baseavam-se em teoria e, principalmente, vivências práticas em laboratório, com o auxílio do acadêmico-monitor a fim de contemplar o estudo dos acidentes anatômicos na sua complexidade. Resultados: As principais dificuldades dos acadêmicos de enfermagem no processo de ensino-aprendizagem sobre acidentes anatômicos estão relacionadas ao sentimento de incapacidade, ao desinteresse de alguns alunos sobre a temática e a resistência por parte dos discentes em respeitar as normas de biossegurança para frequentar o laboratório durante a monitoria. Conclusões: Deve-se ressaltar as contribuições da monitoria de Anatomia Humana Aplicada à Enfermagem sobre acidentes anatômicos para os acadêmicos de enfermagem e demais participantes, tendo em vista amenizar as dificuldades apresentadas pelos estudantes e facilitar o processo de ensino-aprendizagem." 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