ALMEIDA, Laise Albuquerque De et al.. Monitoria: reforçando o aprendizado na graduação. Anais II CONBRACIS... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/29420>. Acesso em: 22/11/2024 01:07
Resumo: As monitorias oferecidas pelo ensino superior é um método de aprendizado, no qual os discentes têm contato de forma direcionada com o assunto exposto em sala, por meio de outro discente que já passou pela disciplina, e que demonstra através de avaliações, ter conhecimento sólido sobre os assuntos que serão abordados. Metodologia: refere-se a um estudo descritivo e exploratório, do tipo relato de experiência, baseado na vivência da monitoria de enfermagem em centro cirúrgico, na Faculdade de Ciências Médicas de Campina Grande, no período de fevereiro à agosto de 2016. O objetivo do estudo é expor a experiência vivenciada por uma discente do curso de bacharelado em enfermagem, durante a monitoria citada anteriormente. O resultado percebeu-se após a realização das monitorias, a adesão dos alunos em busca de um aprendizado de forma mais direcionada, por ser um método que reforça o que já foi visto em sala de aula, sendo facilitada a comunicação entre esses por passarem pelas mesmas dificuldades, vivenciar as mesmas expectativas, servindo de valorização do monitor enquanto experiência mais próxima da docência. Considerações finais: Percebe-se a importância do aprendizado acadêmico por meio das monitorias oferecidas, através do período das mesmas, onde é visto uma contribuição direcionada e efetiva do aluno em relações aos temas abordados em sala e aula, estimulando os alunos a obterem rendimentos mais elevados para que possam submeter-se às seleções de monitorias, enriquecendo de forma positiva o seu currículo acadêmico. A busca pelo saber é sempre insaciável, e repassar com clareza aquilo se sabe, sempre é um prazer.