Artigo Anais II CONBRACIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

ESGOTAMENTO PROFISSIONAL EM PROFESSORES DE EDUCAÇÃO BÁSICA

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Publicado em 14 de junho de 2017

Resumo

Na sociedade contemporânea existem muitas cobranças em relação à vida dos indivíduos, seja ela pessoal ou profissional, sendo esta última tida como de maior importância, pois o trabalho é visto como dignificador do ser humano. Demandando maior esforço e dedicação, física e/ou emocional do indivíduo para que atenda às necessidades do meio. No entanto, o trabalho nem sempre é encarado somente com pontos positivos, muitas vezes por conta dessa cobrança cotidiana. Síndrome de Burnout é conhecida por ser uma resposta ao stresse laboral crônico, presente em ambientes de muita pressão, cobrança, que exigem e desgastam muito o trabalhador. Trata-se de uma pesquisa em andamento com professores da educação básica que lecionam na rede pública estadual, com objetivo de descrever a incidência da síndrome de burnout nesse grupo de profissionais. As coletas partiram de um questionário sócio-demográfico e da escala MBI (Maslach Burnout Inventory). A análise, de caráter quantitativo, foi realizada pelo cálculo das análises descritivas e de comparação das médias, com o auxílio do programa estatístico Statistical Package of Social Sciences (SPSS). Participaram do estudo, até o momento, 65 professores que atuam na educação básica da rede estadual da cidade de Campina Grande, sendo 50 do sexo feminino (76,9%) e 15 do sexo masculino (23,1%). Considerando que a pesquisa encontra-se em andamento, os resultados encontrados não são, necessariamente, representativos da população pesquisada. Assim, espera-se que posteriormente, em novas oportunidades de comunicação dos resultados da pesquisa, com o aumento da amostra, os dados sejam mais conclusivos e representativos da população em questão.

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