CICLO DO ÁCIDO CÍTRICO (CAC): ABORDAGEM ALTERNATIVA DE ENSINO NA DISCIPLINA DE BIOQUÍMICA
"2017-06-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 29180 "edicao_id" => 60 "trabalho_id" => 81 "inscrito_id" => 1367 "titulo" => "CICLO DO ÁCIDO CÍTRICO (CAC): ABORDAGEM ALTERNATIVA DE ENSINO NA DISCIPLINA DE BIOQUÍMICA" "resumo" => "Introdução: Metodologias tradicionais são aplicadas constantemente, o que acarreta desinteresse por parte dos alunos, tornando tanto o aprendizado quanto o ensino difíceis. É sabido que muitos acadêmicos apresentam dificuldades na compreensão e na aceitação dos conteúdos da Bioquímica, os quais são apresentados de maneira antipática e não criativa desde a abordagem no ensino médio. Contudo, quando o conteúdo é apresentado de forma dinamizada, cria-se um “triângulo interativo” entre professor, conteúdo e aluno, e este o recebe de forma mais aberta, refletindo em uma melhor compreensão e em um maior rendimento nas avaliações. Objetivo: Avaliar o rendimento dos alunos do primeiro período de Medicina da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) do segundo semestre de 2016 perante a aplicação de metodologia alternativa no ensino da bioquímica, referente ao tema: Ciclo do Ácido Cítrico. Metodologia: Consistiu na aplicação de um pré-teste com 11 afirmações, confeccionadas pela docente, acerca do tema abordado, para serem julgadas como verdadeiras ou falsas e avaliar o conhecimento prévio apresentado por 24 estudantes de medicina. Em seguida, foi realizada uma aula teórica expositiva associada, posteriormente, à exibição do vídeo intitulado “A Mitocôndria em 3 Atos” – Prof. Leopoldo de Meis. Com o intuito de solidificar os conhecimentos adquiridos, foi proposta a realização de uma atividade lúdica, na qual os alunos, em grupos de seis indivíduos, elaboraram a montagem do CAC em um painel ilustrativo. Ao final, aplicou-se um pós-teste com as mesmas questões para avaliar o rendimento dos alunos em relação ao conteúdo abordado. Resultados e Discussões: O questionário, contendo 11 afirmações, foi aplicado aos 24 estudantes, totalizando um número de 264 assertivas. Destas, 159 foram acertadas no pré-teste, enquanto, no pós-teste, obteve-se o resultado de 206 questões corretas, com médias de acerto de 6,25 e 8,582 respectivamente. No pré-teste, a questão mais acertada obteve 24 acertos; já a menos, 5. No pós-teste, houve 24 acertos na questão mais acertada, e 2 na questão com menor índice de acertos. Conclusão: A partir desse estudo, pode-se concluir que a associação de aulas expositivas com recursos pedagógicos alternativos, como vídeos e atividades lúdicas, promove melhor aproveitamento e fixação do conteúdo." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT-01: Medicina" "palavra_chave" => "METODOLOGIA ALTERNATIVA, ENSINO, BIOQUÍMICA, ESTUDANTES DE MEDICINA, ESTUDANTES DE MEDICINA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV071_MD4_SA1_ID1367_27042017115641.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:15" "updated_at" => "2020-06-09 19:29:30" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LIZANDRA ROBERTA XAVIER DE ARAÚJO DIAS" "autor_nome_curto" => "LIZANDRA DIAS" "autor_email" => "lizandraxavier@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO (UNICAP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conbracis" "edicao_nome" => "Anais II CONBRACIS" "edicao_evento" => "II Congresso Brasileiro de Ciências da Saúde" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conbracis/2017" "edicao_logo" => "5e4a0123e6440_16022020235739.jpg" "edicao_capa" => "641aecd764dc9_22032023085607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-06-14 00:00:00" "publicacao_id" => 29 "publicacao_nome" => "Anais Conbracis" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 29180 "edicao_id" => 60 "trabalho_id" => 81 "inscrito_id" => 1367 "titulo" => "CICLO DO ÁCIDO CÍTRICO (CAC): ABORDAGEM ALTERNATIVA DE ENSINO NA DISCIPLINA DE BIOQUÍMICA" "resumo" => "Introdução: Metodologias tradicionais são aplicadas constantemente, o que acarreta desinteresse por parte dos alunos, tornando tanto o aprendizado quanto o ensino difíceis. É sabido que muitos acadêmicos apresentam dificuldades na compreensão e na aceitação dos conteúdos da Bioquímica, os quais são apresentados de maneira antipática e não criativa desde a abordagem no ensino médio. Contudo, quando o conteúdo é apresentado de forma dinamizada, cria-se um “triângulo interativo” entre professor, conteúdo e aluno, e este o recebe de forma mais aberta, refletindo em uma melhor compreensão e em um maior rendimento nas avaliações. Objetivo: Avaliar o rendimento dos alunos do primeiro período de Medicina da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) do segundo semestre de 2016 perante a aplicação de metodologia alternativa no ensino da bioquímica, referente ao tema: Ciclo do Ácido Cítrico. Metodologia: Consistiu na aplicação de um pré-teste com 11 afirmações, confeccionadas pela docente, acerca do tema abordado, para serem julgadas como verdadeiras ou falsas e avaliar o conhecimento prévio apresentado por 24 estudantes de medicina. Em seguida, foi realizada uma aula teórica expositiva associada, posteriormente, à exibição do vídeo intitulado “A Mitocôndria em 3 Atos” – Prof. Leopoldo de Meis. Com o intuito de solidificar os conhecimentos adquiridos, foi proposta a realização de uma atividade lúdica, na qual os alunos, em grupos de seis indivíduos, elaboraram a montagem do CAC em um painel ilustrativo. Ao final, aplicou-se um pós-teste com as mesmas questões para avaliar o rendimento dos alunos em relação ao conteúdo abordado. Resultados e Discussões: O questionário, contendo 11 afirmações, foi aplicado aos 24 estudantes, totalizando um número de 264 assertivas. Destas, 159 foram acertadas no pré-teste, enquanto, no pós-teste, obteve-se o resultado de 206 questões corretas, com médias de acerto de 6,25 e 8,582 respectivamente. No pré-teste, a questão mais acertada obteve 24 acertos; já a menos, 5. No pós-teste, houve 24 acertos na questão mais acertada, e 2 na questão com menor índice de acertos. Conclusão: A partir desse estudo, pode-se concluir que a associação de aulas expositivas com recursos pedagógicos alternativos, como vídeos e atividades lúdicas, promove melhor aproveitamento e fixação do conteúdo." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT-01: Medicina" "palavra_chave" => "METODOLOGIA ALTERNATIVA, ENSINO, BIOQUÍMICA, ESTUDANTES DE MEDICINA, ESTUDANTES DE MEDICINA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV071_MD4_SA1_ID1367_27042017115641.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:15" "updated_at" => "2020-06-09 19:29:30" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LIZANDRA ROBERTA XAVIER DE ARAÚJO DIAS" "autor_nome_curto" => "LIZANDRA DIAS" "autor_email" => "lizandraxavier@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO (UNICAP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conbracis" "edicao_nome" => "Anais II CONBRACIS" "edicao_evento" => "II Congresso Brasileiro de Ciências da Saúde" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conbracis/2017" "edicao_logo" => "5e4a0123e6440_16022020235739.jpg" "edicao_capa" => "641aecd764dc9_22032023085607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-06-14 00:00:00" "publicacao_id" => 29 "publicacao_nome" => "Anais Conbracis" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }