ANÁLISE DAS RELAÇÕES PARENTAIS SOB O OLHAR DAS CRIANÇAS
"2017-06-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 29042 "edicao_id" => 60 "trabalho_id" => 457 "inscrito_id" => 626 "titulo" => "ANÁLISE DAS RELAÇÕES PARENTAIS SOB O OLHAR DAS CRIANÇAS" "resumo" => "Nos últimos anos tem-se verificado mudanças significativas nas configurações familiares, considerando o contexto social, cultural e histórico. Percebem-se, também, modificações na maneira como pais e filhos se relacionam, principalmente no que se refere às questões de limite e de autoridade. Essas mudanças implicam em questionamentos sobre a forma como os pais devem se relacionar com seus filhos e geram interesses de vários pesquisadores sobre a influência das relações parentais no desenvolvimento da criança. Alguns estudos indicam que as relações parentais variam de acordo com o contexto histórico, cultural e social e provocam resultados diferentes nos comportamentos dos filhos. Outros estudos, considerando que a criança é um ser ativo, capaz de se posicionar criticamente diante de sua realidade, enfatizam a importância de se analisar o seu ponto de vista sobre o comportamento do adulto, mais especificamente sobre as práticas educativas dos seus pais. Diante do exposto questiona-se: o que as crianças de diferentes idades e classes sociais pensam e sentem sobre as práticas educativas adotadas por seus pais? Quais as práticas educativas e os estilos parentais mais identificados pelas crianças, considerando-se diferentes idades e contextos sociais? O que as crianças de diferentes idades e classe sociais julgam ser fundamental nas relações parentais? Para elucidar essas questões está sendo realizada uma pesquisa com o objetivo de analisar o olhar das crianças, de diversas idades e de diferentes classes sociais, sobre as práticas educativas de seus pais. Os participantes são crianças com a faixa etária variando entre 6 a 12 anos, sendo 40 estudantes de escolas públicas e 40 de escolas privadas, da cidade de Campina Grande-PB. Atualmente, o estudo se encontra na fase de coleta de dados, a qual consiste na aplicação de uma entrevista semiestruturada e de técnicas projetivas. Os dados serão analisados com base na análise de conteúdo bardiniana e no software ALCESTE. Até o momento, os dados parciais da análise de conteúdo, indicam que não há uma diferença na análise das relações parentais, considerando a faixa etária e a classe social das crianças. Predomina a visão de que os pais são predominantemente autoritários e coercitivos. No entanto, as crianças afirmaram que o que mais gostam na relação com seus pais é o carinho, a atenção e o diálogo. Espera-se que os resultados venham contribuir com o aprofundamento e ampliação dos estudos que abordam as relações parentais, esclarecendo o ponto de vista das crianças sobre o tema, fornecendo meios para que os pais reflitam sobre a influência de suas práticas educativas no processo de formação de seus filhos, em diferentes idades e contextos sociais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT-13: Psicologia" "palavra_chave" => "RELAÇÕES PARENTAIS, ESTILOS PARENTAIS, CRIANÇAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV071_MD1_SA13_ID626_10052017231321.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:14" "updated_at" => "2020-06-09 19:29:30" "ativo" => 1 "autor_nome" => "BIANCA SILVA ARAUJO" "autor_nome_curto" => "BIANCA ARAUJO" "autor_email" => "biancamarques90@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conbracis" "edicao_nome" => "Anais II CONBRACIS" "edicao_evento" => "II Congresso Brasileiro de Ciências da Saúde" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conbracis/2017" "edicao_logo" => "5e4a0123e6440_16022020235739.jpg" "edicao_capa" => "641aecd764dc9_22032023085607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-06-14 00:00:00" "publicacao_id" => 29 "publicacao_nome" => "Anais Conbracis" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 29042 "edicao_id" => 60 "trabalho_id" => 457 "inscrito_id" => 626 "titulo" => "ANÁLISE DAS RELAÇÕES PARENTAIS SOB O OLHAR DAS CRIANÇAS" "resumo" => "Nos últimos anos tem-se verificado mudanças significativas nas configurações familiares, considerando o contexto social, cultural e histórico. Percebem-se, também, modificações na maneira como pais e filhos se relacionam, principalmente no que se refere às questões de limite e de autoridade. Essas mudanças implicam em questionamentos sobre a forma como os pais devem se relacionar com seus filhos e geram interesses de vários pesquisadores sobre a influência das relações parentais no desenvolvimento da criança. Alguns estudos indicam que as relações parentais variam de acordo com o contexto histórico, cultural e social e provocam resultados diferentes nos comportamentos dos filhos. Outros estudos, considerando que a criança é um ser ativo, capaz de se posicionar criticamente diante de sua realidade, enfatizam a importância de se analisar o seu ponto de vista sobre o comportamento do adulto, mais especificamente sobre as práticas educativas dos seus pais. Diante do exposto questiona-se: o que as crianças de diferentes idades e classes sociais pensam e sentem sobre as práticas educativas adotadas por seus pais? Quais as práticas educativas e os estilos parentais mais identificados pelas crianças, considerando-se diferentes idades e contextos sociais? O que as crianças de diferentes idades e classe sociais julgam ser fundamental nas relações parentais? Para elucidar essas questões está sendo realizada uma pesquisa com o objetivo de analisar o olhar das crianças, de diversas idades e de diferentes classes sociais, sobre as práticas educativas de seus pais. Os participantes são crianças com a faixa etária variando entre 6 a 12 anos, sendo 40 estudantes de escolas públicas e 40 de escolas privadas, da cidade de Campina Grande-PB. Atualmente, o estudo se encontra na fase de coleta de dados, a qual consiste na aplicação de uma entrevista semiestruturada e de técnicas projetivas. Os dados serão analisados com base na análise de conteúdo bardiniana e no software ALCESTE. Até o momento, os dados parciais da análise de conteúdo, indicam que não há uma diferença na análise das relações parentais, considerando a faixa etária e a classe social das crianças. Predomina a visão de que os pais são predominantemente autoritários e coercitivos. No entanto, as crianças afirmaram que o que mais gostam na relação com seus pais é o carinho, a atenção e o diálogo. Espera-se que os resultados venham contribuir com o aprofundamento e ampliação dos estudos que abordam as relações parentais, esclarecendo o ponto de vista das crianças sobre o tema, fornecendo meios para que os pais reflitam sobre a influência de suas práticas educativas no processo de formação de seus filhos, em diferentes idades e contextos sociais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT-13: Psicologia" "palavra_chave" => "RELAÇÕES PARENTAIS, ESTILOS PARENTAIS, CRIANÇAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV071_MD1_SA13_ID626_10052017231321.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:14" "updated_at" => "2020-06-09 19:29:30" "ativo" => 1 "autor_nome" => "BIANCA SILVA ARAUJO" "autor_nome_curto" => "BIANCA ARAUJO" "autor_email" => "biancamarques90@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conbracis" "edicao_nome" => "Anais II CONBRACIS" "edicao_evento" => "II Congresso Brasileiro de Ciências da Saúde" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conbracis/2017" "edicao_logo" => "5e4a0123e6440_16022020235739.jpg" "edicao_capa" => "641aecd764dc9_22032023085607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-06-14 00:00:00" "publicacao_id" => 29 "publicacao_nome" => "Anais Conbracis" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }