Artigo Anais II CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

UTILIZAÇÃO DE UM JOGO MATEMÁTICO (DOMINÓ DE FUNÇÕES) COMO RECURSO PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)

Palavra-chaves: EJA, DOMINÓ DE FUNÇÕES, ENSINO E APRENDIZAGEM, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Pôster (PO) Matemática
0 of 0
"2017-06-07 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 28910 "edicao_id" => 59 "trabalho_id" => 324 "inscrito_id" => 365 "titulo" => "UTILIZAÇÃO DE UM JOGO MATEMÁTICO (DOMINÓ DE FUNÇÕES) COMO RECURSO PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)" "resumo" => "A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é considerada uma modalidade de ensino complexa, pois envolve questões que transcedem o processo de alfabetização, uma vez que o professor que se dispuser a trabalhar com esta modalidade de ensino deverá considerá questões como experiencias de vida dos alunos e suas realidades (STRELHOW, 2010). As aulas de Matemática são consideradas, pela maioria dos estudantes, como sendo de difícil compreensão (BIANCHINI, GERHARDT, DULLIUS, 2010). Com isso, o presente trabalho teve por objetivo fazer uma análise a respeito da utilização de um jogo matemático como recurso didático-pedagógico na educação de modalidade EJA, utilizando-o nas aulas de função do segundo grau e divisão de polinômios, a fim de diagnosticar tal recurso como positivo ou não. Após trabalhar o Jogo Dominó de Funções com uma turma do EJA, pudemos concluir que o Jogo teve uma grande aceitação pelo alunos e que o mesmo fora tido como importante para utilização nas aulas de Matemática. Como o grupo selecionado para pesquisa teve uma pequena quantidade de alunos participantes, logo, para resultados mais sólidos e eficazes é preciso levar tal pesquisa para outras turmas dentro da modalidade EJA e verificar a aceitabilidade por um número maior de alunos. Assim, o trabalho aqui exposto torna-se um ponto de partida para outros relacionados ao tema.A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é considerada uma modalidade de ensino complexa, pois envolve questões que transcedem o processo de alfabetização, uma vez " "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Matemática" "palavra_chave" => "EJA, DOMINÓ DE FUNÇÕES, ENSINO E APRENDIZAGEM, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV070_MD4_SA1_ID365_30042017142123.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:14" "updated_at" => "2020-06-09 19:21:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIEL FREIRE DE MACEDO" "autor_nome_curto" => "DANIEL MACEDO" "autor_email" => "daniel-macedo2014@hotmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA -UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais II CONAPESC" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2017" "edicao_logo" => "5e49fd7b37d20_16022020234203.jpg" "edicao_capa" => "5f184199ee8b8_22072020103937.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-06-07 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 28910 "edicao_id" => 59 "trabalho_id" => 324 "inscrito_id" => 365 "titulo" => "UTILIZAÇÃO DE UM JOGO MATEMÁTICO (DOMINÓ DE FUNÇÕES) COMO RECURSO PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)" "resumo" => "A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é considerada uma modalidade de ensino complexa, pois envolve questões que transcedem o processo de alfabetização, uma vez que o professor que se dispuser a trabalhar com esta modalidade de ensino deverá considerá questões como experiencias de vida dos alunos e suas realidades (STRELHOW, 2010). As aulas de Matemática são consideradas, pela maioria dos estudantes, como sendo de difícil compreensão (BIANCHINI, GERHARDT, DULLIUS, 2010). Com isso, o presente trabalho teve por objetivo fazer uma análise a respeito da utilização de um jogo matemático como recurso didático-pedagógico na educação de modalidade EJA, utilizando-o nas aulas de função do segundo grau e divisão de polinômios, a fim de diagnosticar tal recurso como positivo ou não. Após trabalhar o Jogo Dominó de Funções com uma turma do EJA, pudemos concluir que o Jogo teve uma grande aceitação pelo alunos e que o mesmo fora tido como importante para utilização nas aulas de Matemática. Como o grupo selecionado para pesquisa teve uma pequena quantidade de alunos participantes, logo, para resultados mais sólidos e eficazes é preciso levar tal pesquisa para outras turmas dentro da modalidade EJA e verificar a aceitabilidade por um número maior de alunos. Assim, o trabalho aqui exposto torna-se um ponto de partida para outros relacionados ao tema.A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é considerada uma modalidade de ensino complexa, pois envolve questões que transcedem o processo de alfabetização, uma vez " "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Matemática" "palavra_chave" => "EJA, DOMINÓ DE FUNÇÕES, ENSINO E APRENDIZAGEM, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV070_MD4_SA1_ID365_30042017142123.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:14" "updated_at" => "2020-06-09 19:21:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIEL FREIRE DE MACEDO" "autor_nome_curto" => "DANIEL MACEDO" "autor_email" => "daniel-macedo2014@hotmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA -UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais II CONAPESC" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2017" "edicao_logo" => "5e49fd7b37d20_16022020234203.jpg" "edicao_capa" => "5f184199ee8b8_22072020103937.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-06-07 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 07 de junho de 2017

Resumo

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é considerada uma modalidade de ensino complexa, pois envolve questões que transcedem o processo de alfabetização, uma vez que o professor que se dispuser a trabalhar com esta modalidade de ensino deverá considerá questões como experiencias de vida dos alunos e suas realidades (STRELHOW, 2010). As aulas de Matemática são consideradas, pela maioria dos estudantes, como sendo de difícil compreensão (BIANCHINI, GERHARDT, DULLIUS, 2010). Com isso, o presente trabalho teve por objetivo fazer uma análise a respeito da utilização de um jogo matemático como recurso didático-pedagógico na educação de modalidade EJA, utilizando-o nas aulas de função do segundo grau e divisão de polinômios, a fim de diagnosticar tal recurso como positivo ou não. Após trabalhar o Jogo Dominó de Funções com uma turma do EJA, pudemos concluir que o Jogo teve uma grande aceitação pelo alunos e que o mesmo fora tido como importante para utilização nas aulas de Matemática. Como o grupo selecionado para pesquisa teve uma pequena quantidade de alunos participantes, logo, para resultados mais sólidos e eficazes é preciso levar tal pesquisa para outras turmas dentro da modalidade EJA e verificar a aceitabilidade por um número maior de alunos. Assim, o trabalho aqui exposto torna-se um ponto de partida para outros relacionados ao tema.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.