O presente artigo tem como objetivo analisar até que ponto o livro didático é importante na compreensão da disciplina de Análise Real, já que atualmente este recurso torna-se indispensável no processo de ensino aprendizagem da mesma. Essa pesquisa é de cunho qualitativo, pois de acordo com (BICUDO, 2006, p. 106) “engloba a ideia do subjetivo, passível de expor sensações e opiniões”. Desta forma, busca-se compreender o limite do uso do material didático que pode contribuir na disciplina de Análise Real para os licenciandos em matemática. Realizou-se uma pesquisa sobre três autores que apontam tópicos considerados fundamentais para o aprimoramento da disciplina de análise. Primeiramente, verificou-se a sequência do livro de Geraldo Ávila (2001), em seguida a dissertação de Bolognezi (2006), e por último, mas não menos importante, analisou-se o artigo de Moreira, Cury e Vianna (2005). De acordo com os autores analisados percebe-se que existe uma divergência quanto à sequência didática utilizada em seus trabalhos. Segundo Ávila (2001), faz-se necessário um embasamento de conceitos lógicos para posteriormente aprofundar o estudo dos números reais, já Bolognezi (2006), em sua pesquisa busca tratar os conceitos relacionados aos números reais, apresentando um sistema numérico como também suas principais propriedades. Todavia Moreira, Cury e Vianna (2005), apresentam os números reais como um conjunto de corpo ordenado completo. Deste modo, é cogente a reflexão da sequência utilizada, para um melhor aprimoramento do ensino aprendizado da análise real.