A biodiversidade é um dos elementos principais para o bem-estar humano e o desenvolvimento de populações, sendo também responsável pelo equílibrio global. Devido a isso, o processo de urbanização vem sendo caracterizado como intenso e crescente nas últimas décadas, devido as modificações no espaço natural geográfico,. Para resolução desse problema, é necessária a compreensão no ambiente escolar a partir de ações e valores da diversidade biológica , de modo que possa influenciar na sobrevivência das variadas formas de vida existentes. Portanto, o objetivo desse trabalho é enfatizar na escola que preservar a biodiversidade é relevante, por meio da valorização e do uso adequado dessas áreas, evitando assim os avanços de origem antrópica. Os dados foram levantados junto aos alunos (totalizando 25 alunos) do Ensino de Jovens e Adultos (EJA) da Escola André Vidal de Negreiros, localizada na cidade Cuité no estado da Paraíba, sobre a temática da Conscientização da Conservação da Biodiversidade. Diante da pesquisa realizada, observou-se que no primeiro quesito os alunos se mostraram entender bem sobre o devido assunto, já que a maioria deles marcaram a opção que biodiversidade é um conjunto de todas as espécies de séries vivos existentes. Os alunos opinaram também sobre como o professor deve enfatizar na sala de aula a conscientização da biodiversidade, dentre as sugestões mais citadas estão palestras e vídeos. Diante das opiniões dos estudantes e das suas realidades é necessário que a conscientização seja o primeiro passo dentro da sala de aula para preservar o meio ambiente.