Este trabalho apresenta uma análise do Projeto Político Pedagógico (PPP) do Curso Técnico em Meio Ambiente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano) – câmpus Itapetinga. O PPP do curso foi analisado a luz do referencial teórico da Proposta de reorganização curricular denominada Situação de Estudo.Tal análise objetivou identificar a possibilidade de um diálogo entre a proposta Situação de Estudo e as discussões apresentadas nesse documento para a Educação Técnica. Tal investigação se caracteriza como uma pesquisa de cunho qualitativo. A produção de dados se deu mediante a análise documental do Projeto Pedagógico. Para análise e interpretação dos dados optou-se pela Análise Textual Discursiva, na qual foram identificadas quatro categorias a priori de análise. Sendo elas, Compreensão de Educação; Compreensão e organização curricular; Flexibilidade Curricular e Interdisciplinaridade. Vale ressaltar que a pesquisa ainda está numa fase exploratória, na qual esse estudo se faz muito importante. Uma vez que é a partir do conhecimento dos parâmetros que norteiam e orientam a Educação Técnica é que pode-se afirmar se há a possibilidade da inserção da Situação de Estudo nessa modalidade de ensino, em especial. Os dados preliminares apontam para um diálogo possível entre a proposta de reorganização curricular Situação de Estudo e a Educação Técnica.