Cada vez mais os jogos didáticos vêm ganhando espaço na sala de aula como instrumento motivador para a aprendizagem de conhecimentos químicos, à medida que propõe estimular o interesse dos estudantes. O presente trabalho expõe o relato da utilização de um jogo lúdico o objetivo de trabalhar o assunto Tabela Periódica dos Elementos Químicos de forma contextualizada, demonstrando como essa ferramenta aprimora a compreensão do conteúdo e complementa o processo de ensino aprendizagem na disciplina de química, aplicado com uma turma de 32 estudantes do 1º ano do ensino médio em uma escola pública de Poço Dantas - PB A metodologia utilizada foi baseada em um artigo de autoria de Oliveira, A.R; Paz, W.H.P; Lima, F.C.A. intitulado “Montando a tabela periódica: Um jogo lúdico para complementação do ensino aprendizagem de química”, o qual constitui em um jogo de cartas com os símbolos dos elementos, um dado com as dicas a respeito dos elementos a serem repassadas aos alunos no ato do jogo e uma tabela periódica em branco. Divididos em grupos, estes terão que acrescentar a tabela em branco o elementos que acertarem. Com base nos resultados obtidos, concluiu-se que o jogo contribuiu para uma aprendizagem significativa e satisfatória onde o jogo lúdico é realmente uma ferramenta que favorece a compreensão dos discentes de forma mais fácil e dinâmica, sendo um recurso criativo e alternativo no ensino de química.