Artigo Anais II CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

RELATO DE EXPERIÊNCIA: O LÚDICO E A TABELA PERIÓDICA DOS ELEMENTOS QUÍMICOS

Palavra-chaves: TABELA PERIÓDICA;, LÚDICO;, JOGO DIDÁTICO; Pôster (PO) Química
"2017-06-07 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 28807
    "edicao_id" => 59
    "trabalho_id" => 329
    "inscrito_id" => 478
    "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA: O LÚDICO E A TABELA PERIÓDICA DOS ELEMENTOS QUÍMICOS"
    "resumo" => "Cada vez mais os jogos didáticos vêm ganhando espaço na sala de aula como instrumento motivador para a aprendizagem de conhecimentos químicos, à medida que propõe estimular o interesse dos estudantes. O presente trabalho expõe o relato da utilização de um  jogo lúdico o objetivo de trabalhar o assunto Tabela Periódica dos Elementos Químicos de forma contextualizada, demonstrando como essa ferramenta aprimora a compreensão do conteúdo e complementa o processo de ensino aprendizagem na disciplina de química, aplicado com uma turma de 32 estudantes do 1º ano do ensino médio em uma escola pública de Poço Dantas - PB A metodologia utilizada foi baseada em um artigo de autoria de Oliveira, A.R; Paz, W.H.P; Lima, F.C.A. intitulado “Montando a tabela periódica: Um jogo lúdico para complementação do ensino aprendizagem de química”, o qual constitui em um jogo de cartas com os símbolos dos elementos, um dado com as dicas a respeito dos elementos a serem repassadas aos alunos no ato do jogo e uma tabela periódica em branco. Divididos em grupos, estes terão que acrescentar a tabela em branco o elementos que acertarem. Com base nos resultados obtidos, concluiu-se que o jogo contribuiu para uma aprendizagem significativa e satisfatória onde o jogo lúdico é realmente uma ferramenta que favorece a compreensão dos discentes de forma mais fácil e dinâmica, sendo um recurso criativo e alternativo no ensino de química."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Química"
    "palavra_chave" => "TABELA PERIÓDICA;, LÚDICO;, JOGO DIDÁTICO;"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV070_MD4_SA6_ID478_30042017180547.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:14"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:21:27"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FERNANDA DIAS DA SILVA "
    "autor_nome_curto" => "FERNANDA DIAS "
    "autor_email" => "soufernandadias@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE -CAMPUS DE CAJAZEIRAS "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais II CONAPESC"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2017"
    "edicao_logo" => "5e49fd7b37d20_16022020234203.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184199ee8b8_22072020103937.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-06-07 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 28807
    "edicao_id" => 59
    "trabalho_id" => 329
    "inscrito_id" => 478
    "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA: O LÚDICO E A TABELA PERIÓDICA DOS ELEMENTOS QUÍMICOS"
    "resumo" => "Cada vez mais os jogos didáticos vêm ganhando espaço na sala de aula como instrumento motivador para a aprendizagem de conhecimentos químicos, à medida que propõe estimular o interesse dos estudantes. O presente trabalho expõe o relato da utilização de um  jogo lúdico o objetivo de trabalhar o assunto Tabela Periódica dos Elementos Químicos de forma contextualizada, demonstrando como essa ferramenta aprimora a compreensão do conteúdo e complementa o processo de ensino aprendizagem na disciplina de química, aplicado com uma turma de 32 estudantes do 1º ano do ensino médio em uma escola pública de Poço Dantas - PB A metodologia utilizada foi baseada em um artigo de autoria de Oliveira, A.R; Paz, W.H.P; Lima, F.C.A. intitulado “Montando a tabela periódica: Um jogo lúdico para complementação do ensino aprendizagem de química”, o qual constitui em um jogo de cartas com os símbolos dos elementos, um dado com as dicas a respeito dos elementos a serem repassadas aos alunos no ato do jogo e uma tabela periódica em branco. Divididos em grupos, estes terão que acrescentar a tabela em branco o elementos que acertarem. Com base nos resultados obtidos, concluiu-se que o jogo contribuiu para uma aprendizagem significativa e satisfatória onde o jogo lúdico é realmente uma ferramenta que favorece a compreensão dos discentes de forma mais fácil e dinâmica, sendo um recurso criativo e alternativo no ensino de química."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Química"
    "palavra_chave" => "TABELA PERIÓDICA;, LÚDICO;, JOGO DIDÁTICO;"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV070_MD4_SA6_ID478_30042017180547.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:14"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:21:27"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FERNANDA DIAS DA SILVA "
    "autor_nome_curto" => "FERNANDA DIAS "
    "autor_email" => "soufernandadias@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE -CAMPUS DE CAJAZEIRAS "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais II CONAPESC"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2017"
    "edicao_logo" => "5e49fd7b37d20_16022020234203.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184199ee8b8_22072020103937.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-06-07 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de junho de 2017

Resumo

Cada vez mais os jogos didáticos vêm ganhando espaço na sala de aula como instrumento motivador para a aprendizagem de conhecimentos químicos, à medida que propõe estimular o interesse dos estudantes. O presente trabalho expõe o relato da utilização de um jogo lúdico o objetivo de trabalhar o assunto Tabela Periódica dos Elementos Químicos de forma contextualizada, demonstrando como essa ferramenta aprimora a compreensão do conteúdo e complementa o processo de ensino aprendizagem na disciplina de química, aplicado com uma turma de 32 estudantes do 1º ano do ensino médio em uma escola pública de Poço Dantas - PB A metodologia utilizada foi baseada em um artigo de autoria de Oliveira, A.R; Paz, W.H.P; Lima, F.C.A. intitulado “Montando a tabela periódica: Um jogo lúdico para complementação do ensino aprendizagem de química”, o qual constitui em um jogo de cartas com os símbolos dos elementos, um dado com as dicas a respeito dos elementos a serem repassadas aos alunos no ato do jogo e uma tabela periódica em branco. Divididos em grupos, estes terão que acrescentar a tabela em branco o elementos que acertarem. Com base nos resultados obtidos, concluiu-se que o jogo contribuiu para uma aprendizagem significativa e satisfatória onde o jogo lúdico é realmente uma ferramenta que favorece a compreensão dos discentes de forma mais fácil e dinâmica, sendo um recurso criativo e alternativo no ensino de química.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.