O Ensino de Química deve contribuir para o desenvolvimento dos processos por meio dos quais o indivíduo construa valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, isto é, com a Educação Ambiental. Visando isto, as atividades desta pesquisa voltaram-se aos alunos do 3º ano do ensino médio da EEEMFMM da cidade de Damião-PB, a fim de envolvê-los nas aulas de Química e na execução de atividades pedagógicas, relacionando essa componente curricular com a Educação Ambiental, promovendo a discussão sobre a responsabilidade e o papel social de cada cidadão no tocante aos cuidados com meio ambiente, através de aulas explicativas e interativas, produção textual e de cartazes, apresentação de seminários, atividades de campo, etc. Seguindo os objetivos do Ensino de Química para o Ensino Médio, neste caso especificamente com relação à formação de cidadãos conscientes, ao desenvolvimento de hábitos sustentáveis e a preservação do meio ambiente, além de relacionar a química trabalhada em sala de aula com acontecimentos do cotidiano. Evidenciando que a experimentação na escola média tem função pedagógica, podendo ser realizada na sala de aula, a qual permite ao aluno a tomada de dados significativos, com os quais possa verificar ou propor hipóteses explicativas. De acordo com os questionários aplicados, 60% dos alunos afirmaram que a as aulas de Química contribuíram muito com seus conhecimentos sobre a Educação Ambiental e mais de 50% se consideraram protagonista na construção de seu conhecimento.