Artigo Anais II CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

CONTRIBUIÇÕES DO ENSINO DE QUÍMICA PARA O DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Palavra-chaves: MEIO AMBIENTE, EXPERIMENTAÇÃO, AÇÕES EDUCATIVAS Comunicação Oral (CO) Química
"2017-06-07 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 28345
    "edicao_id" => 59
    "trabalho_id" => 541
    "inscrito_id" => 124
    "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DO ENSINO DE QUÍMICA PARA O DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL"
    "resumo" => "O Ensino de Química deve contribuir para o desenvolvimento dos processos por meio dos quais o indivíduo construa valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, isto é, com a Educação Ambiental.  Visando isto, as atividades desta pesquisa voltaram-se aos alunos do 3º ano do ensino médio da EEEMFMM da cidade de Damião-PB, a fim de envolvê-los nas aulas de Química e na execução de atividades pedagógicas, relacionando essa componente curricular com a Educação Ambiental, promovendo a discussão sobre a responsabilidade e o papel social de cada cidadão no tocante aos cuidados com meio ambiente, através de aulas explicativas e interativas, produção textual e de cartazes, apresentação de seminários, atividades de campo, etc. Seguindo os objetivos do Ensino de Química para o Ensino Médio, neste caso especificamente com relação à formação de cidadãos conscientes, ao desenvolvimento de hábitos sustentáveis e a preservação do meio ambiente, além de relacionar a química trabalhada em sala de aula com acontecimentos do cotidiano. Evidenciando que a experimentação na escola média tem função pedagógica, podendo ser realizada na sala de aula, a qual permite ao aluno a tomada de dados significativos, com os quais possa verificar ou propor hipóteses explicativas. De acordo com os questionários aplicados, 60% dos alunos afirmaram que a as aulas de Química contribuíram muito com seus conhecimentos sobre a Educação Ambiental e mais de 50% se consideraram protagonista na construção de seu conhecimento."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Química"
    "palavra_chave" => "MEIO AMBIENTE, EXPERIMENTAÇÃO, AÇÕES EDUCATIVAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV070_MD1_SA6_ID124_02052017144703.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:14"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:21:26"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ADIONE SILVA SOARES"
    "autor_nome_curto" => "ADIONE SOARES"
    "autor_email" => "adionessoares@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais II CONAPESC"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2017"
    "edicao_logo" => "5e49fd7b37d20_16022020234203.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184199ee8b8_22072020103937.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-06-07 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 28345
    "edicao_id" => 59
    "trabalho_id" => 541
    "inscrito_id" => 124
    "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DO ENSINO DE QUÍMICA PARA O DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL"
    "resumo" => "O Ensino de Química deve contribuir para o desenvolvimento dos processos por meio dos quais o indivíduo construa valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, isto é, com a Educação Ambiental.  Visando isto, as atividades desta pesquisa voltaram-se aos alunos do 3º ano do ensino médio da EEEMFMM da cidade de Damião-PB, a fim de envolvê-los nas aulas de Química e na execução de atividades pedagógicas, relacionando essa componente curricular com a Educação Ambiental, promovendo a discussão sobre a responsabilidade e o papel social de cada cidadão no tocante aos cuidados com meio ambiente, através de aulas explicativas e interativas, produção textual e de cartazes, apresentação de seminários, atividades de campo, etc. Seguindo os objetivos do Ensino de Química para o Ensino Médio, neste caso especificamente com relação à formação de cidadãos conscientes, ao desenvolvimento de hábitos sustentáveis e a preservação do meio ambiente, além de relacionar a química trabalhada em sala de aula com acontecimentos do cotidiano. Evidenciando que a experimentação na escola média tem função pedagógica, podendo ser realizada na sala de aula, a qual permite ao aluno a tomada de dados significativos, com os quais possa verificar ou propor hipóteses explicativas. De acordo com os questionários aplicados, 60% dos alunos afirmaram que a as aulas de Química contribuíram muito com seus conhecimentos sobre a Educação Ambiental e mais de 50% se consideraram protagonista na construção de seu conhecimento."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Química"
    "palavra_chave" => "MEIO AMBIENTE, EXPERIMENTAÇÃO, AÇÕES EDUCATIVAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV070_MD1_SA6_ID124_02052017144703.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:14"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:21:26"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ADIONE SILVA SOARES"
    "autor_nome_curto" => "ADIONE SOARES"
    "autor_email" => "adionessoares@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais II CONAPESC"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2017"
    "edicao_logo" => "5e49fd7b37d20_16022020234203.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184199ee8b8_22072020103937.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-06-07 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de junho de 2017

Resumo

O Ensino de Química deve contribuir para o desenvolvimento dos processos por meio dos quais o indivíduo construa valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, isto é, com a Educação Ambiental. Visando isto, as atividades desta pesquisa voltaram-se aos alunos do 3º ano do ensino médio da EEEMFMM da cidade de Damião-PB, a fim de envolvê-los nas aulas de Química e na execução de atividades pedagógicas, relacionando essa componente curricular com a Educação Ambiental, promovendo a discussão sobre a responsabilidade e o papel social de cada cidadão no tocante aos cuidados com meio ambiente, através de aulas explicativas e interativas, produção textual e de cartazes, apresentação de seminários, atividades de campo, etc. Seguindo os objetivos do Ensino de Química para o Ensino Médio, neste caso especificamente com relação à formação de cidadãos conscientes, ao desenvolvimento de hábitos sustentáveis e a preservação do meio ambiente, além de relacionar a química trabalhada em sala de aula com acontecimentos do cotidiano. Evidenciando que a experimentação na escola média tem função pedagógica, podendo ser realizada na sala de aula, a qual permite ao aluno a tomada de dados significativos, com os quais possa verificar ou propor hipóteses explicativas. De acordo com os questionários aplicados, 60% dos alunos afirmaram que a as aulas de Química contribuíram muito com seus conhecimentos sobre a Educação Ambiental e mais de 50% se consideraram protagonista na construção de seu conhecimento.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.