O ensino de ciências desde muito tempo traz certas dificuldades com relação compreensão dos alunos com os conteúdos estudados. Diante disto, a experimentação no ensino de ciência além de ser uma estratégia eficiente no ensino de química, ela tem como finalidade tornar dinâmica, motivadoras e prazerosas, bem como ferramenta auxiliar no processo de ensino e aprendizagem dos conceitos científicos. Diante disto, a motivação desta pesquisa foi identificar se as aulas experimentais do programa de Apoio à Formação e ao Ensino do Município de Campina Grande-PB (PROAFE), vem desempenhando seu papel no processo de ensino para os alunos do 9º ano das escolas municipais de campina grande – PB que participa da atividades. O publico alvo desta pesquisa foram os alunos das escolas púbicas que participa do PROAFE, a metodologia da pesquisa e de natureza qualitativa, o instrumento de coleta de dados foi questionário sem estruturado. Os resultados apontam que as aulas experimentais de química no museu vêm contribuindo com o processo de aprendizagem destes alunos, já que suas escolas não disponibilizam de laboratórios de ciências. É importante destacar que as aulas do museu são ministradas por alunos dos cursos de formação inicial de Biologia, Física, Química e Matemática da UEPB. Nas atividades de química os alunos em formação inicial desenvolve experimentos apoiados nas prescrições curriculares da educação básica, e os resultados tem sido satisfatório para as atividades executadas com os alunos das escolas municipais envolvidas.