Artigo Anais II CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

QUESTÃO DE GÊNERO: UMA AMOSTRA DO PERFIL DE EGRESSOS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA DA UFS DE 2010 A 2016

Palavra-chaves: ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA, EGRESSOS, GÊNERO Comunicação Oral (CO) Ensino de Ciências
"2017-06-07 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 28783
    "edicao_id" => 59
    "trabalho_id" => 834
    "inscrito_id" => 1981
    "titulo" => "QUESTÃO DE GÊNERO: UMA AMOSTRA DO PERFIL DE EGRESSOS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA DA UFS DE 2010 A 2016"
    "resumo" => "O presente estudo busca apresentar o perfil dos egressos no decorrer dos anos de existência do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (NPGECIMA) da Universidade Federal de Sergipe (UFS), localizada na cidade de São Cristóvão – Sergipe, de forma a responder  se há uma predominância feminina ou masculina desses. Este utiliza a abordagem qualiquantitativa e exploratória, sendo este um levantamento de dados, que apresenta uma amostra de egressos do NPGECIMA. Foi efetuado este levantamento, por intermédio dos nomes dos egressos disponibilizados no website do programa, na aba “Ensino”, no campo “Teses/Dissertações”. Após a localização do nome, pesquisou na Plataforma Lattes o currículo de cada egresso, identificando assim a formação inicial do sujeito. O recorte temporal feito é do ano de 2010 a 2016, englobando um total de 134 egressos, sendo eles: 26 formados em Ciências Biológicas (21 mulheres e 5 homens); 15 formados em Física (8 mulheres e 7 homens); 29 formados em Matemática (14 mulheres e 15 homens); 27 formados em Química (13 mulheres e 14 homens); 29 formados em Pedagogia (21 mulheres e 8 homens); 2 homens e uma mulher se formaram em outros cursos; e as formações de 5 mulheres não foram identificadas. Os dados levantados no decorrer deste trabalho demonstram um aumento no percentual de mulheres no programa ao longo dos anos; porém, quando se analisam os cursos de formação inicial (Ciências Biológicas, Física, Matemática, Química e Pedagogia), constata-se que em alguns deles a quantidade de homens e mulheres são muito próximos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA, EGRESSOS, GÊNERO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV070_MD1_SA21_ID1981_15052017102702.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:14"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:21:27"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AMANDA GODOI AUDI"
    "autor_nome_curto" => "AMANDA G AUDI"
    "autor_email" => "amandinhaaudi@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA "JÚLIO DE MESQUITA FILHO" - UNESP"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais II CONAPESC"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2017"
    "edicao_logo" => "5e49fd7b37d20_16022020234203.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184199ee8b8_22072020103937.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-06-07 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 28783
    "edicao_id" => 59
    "trabalho_id" => 834
    "inscrito_id" => 1981
    "titulo" => "QUESTÃO DE GÊNERO: UMA AMOSTRA DO PERFIL DE EGRESSOS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA DA UFS DE 2010 A 2016"
    "resumo" => "O presente estudo busca apresentar o perfil dos egressos no decorrer dos anos de existência do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (NPGECIMA) da Universidade Federal de Sergipe (UFS), localizada na cidade de São Cristóvão – Sergipe, de forma a responder  se há uma predominância feminina ou masculina desses. Este utiliza a abordagem qualiquantitativa e exploratória, sendo este um levantamento de dados, que apresenta uma amostra de egressos do NPGECIMA. Foi efetuado este levantamento, por intermédio dos nomes dos egressos disponibilizados no website do programa, na aba “Ensino”, no campo “Teses/Dissertações”. Após a localização do nome, pesquisou na Plataforma Lattes o currículo de cada egresso, identificando assim a formação inicial do sujeito. O recorte temporal feito é do ano de 2010 a 2016, englobando um total de 134 egressos, sendo eles: 26 formados em Ciências Biológicas (21 mulheres e 5 homens); 15 formados em Física (8 mulheres e 7 homens); 29 formados em Matemática (14 mulheres e 15 homens); 27 formados em Química (13 mulheres e 14 homens); 29 formados em Pedagogia (21 mulheres e 8 homens); 2 homens e uma mulher se formaram em outros cursos; e as formações de 5 mulheres não foram identificadas. Os dados levantados no decorrer deste trabalho demonstram um aumento no percentual de mulheres no programa ao longo dos anos; porém, quando se analisam os cursos de formação inicial (Ciências Biológicas, Física, Matemática, Química e Pedagogia), constata-se que em alguns deles a quantidade de homens e mulheres são muito próximos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA, EGRESSOS, GÊNERO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV070_MD1_SA21_ID1981_15052017102702.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:14"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:21:27"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AMANDA GODOI AUDI"
    "autor_nome_curto" => "AMANDA G AUDI"
    "autor_email" => "amandinhaaudi@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA "JÚLIO DE MESQUITA FILHO" - UNESP"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais II CONAPESC"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2017"
    "edicao_logo" => "5e49fd7b37d20_16022020234203.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184199ee8b8_22072020103937.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-06-07 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de junho de 2017

Resumo

O presente estudo busca apresentar o perfil dos egressos no decorrer dos anos de existência do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (NPGECIMA) da Universidade Federal de Sergipe (UFS), localizada na cidade de São Cristóvão – Sergipe, de forma a responder se há uma predominância feminina ou masculina desses. Este utiliza a abordagem qualiquantitativa e exploratória, sendo este um levantamento de dados, que apresenta uma amostra de egressos do NPGECIMA. Foi efetuado este levantamento, por intermédio dos nomes dos egressos disponibilizados no website do programa, na aba “Ensino”, no campo “Teses/Dissertações”. Após a localização do nome, pesquisou na Plataforma Lattes o currículo de cada egresso, identificando assim a formação inicial do sujeito. O recorte temporal feito é do ano de 2010 a 2016, englobando um total de 134 egressos, sendo eles: 26 formados em Ciências Biológicas (21 mulheres e 5 homens); 15 formados em Física (8 mulheres e 7 homens); 29 formados em Matemática (14 mulheres e 15 homens); 27 formados em Química (13 mulheres e 14 homens); 29 formados em Pedagogia (21 mulheres e 8 homens); 2 homens e uma mulher se formaram em outros cursos; e as formações de 5 mulheres não foram identificadas. Os dados levantados no decorrer deste trabalho demonstram um aumento no percentual de mulheres no programa ao longo dos anos; porém, quando se analisam os cursos de formação inicial (Ciências Biológicas, Física, Matemática, Química e Pedagogia), constata-se que em alguns deles a quantidade de homens e mulheres são muito próximos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.