O presente trabalho buscou investigar a apropriação de concepções ligadas ao multiculturalismo crítico pelos estudantes de uma turma de pós-graduação da UFBA, Salvador-BA, ao final da realização da disciplina Pluralismo Cultural e Aprendizagem Escolar de Ciências, que contemplou a referida abordagem teórica. Para tanto, foi realizada uma intervenção na qual se utilizou o filme O Doador de Memórias. Como pressuposto teórico, adotamos o entendimento de Geertz (1989) de cultura como sistemas simbólicos conformados pelas relações sociais, em que os seres humanos tecem significados que os unem e amarram, constituindo mecanismos de controle que governam o comportamento coletivo. Apoiamos a análise da intervenção no multiculturalismo crítico, que, em sentido propositivo, é uma maneira de atuar, de intervir, de transformar a dinâmica social (CANDAU, 2011; CANDAU, 2000 apud FIGUEREDO, 2013). Os resultados indicaram que os participantes tiveram bom nível de apropriação teórica do multiculturalismo crítico, na atribuição de sentidos a cenas do filme e apurando sua atitude questionadora quanto a sociedades, contextos e situações que envolvem a tentativa de imposição de ideias, práticas e valores, sem negociação com os sistemas simbólicos que conformam a cultura de determinados grupos sociais. Assim, concluiu-se que a disciplina atingiu o objetivo de ampliar o repertório dos estudantes para interpretação crítica de situações cotidianas que envolvem diferença cultural, visando questioná-las e superá-las sempre que promovam desigualdade, preconceitos e perda da autonomia moral dos sujeitos. O filme foi considerado pelos pesquisadores e estudantes um recurso didático adequado para exploração de ideias da temática em pauta.