As funções do primeiro grau são expressões algébricas que envolvem relações entre duas grandezas: abscissa e ordenada. Uma das dificuldades encontradas pelos estudantes na compreensão dos conceitos que envolvem as funções do primeiro grau deve-se ao fato de que, muitas vezes, durante a resolução de questões o professor omite algumas passagens.
Para dar início ao estudo de equações do primeiro grau, é importante que o professor seja cauteloso a fim de que o seu desenvolvimento não se torne algo exaustivo e mecânico. O uso de modelos concretos para ensinar os alunos como resolver equações é frequentemente debatido na literatura científica. Uma boa sugestão é utilizar a balança de dois pratos. Para utilizar esse princípio, construímos uma balança de dois pratos para ser utilizada como uma ferramenta facilitadora do aprendizado.
Construímos uma balança de dois pratos com o intuito de que o aluno possa compreender a necessidade de tirar grandezas iguais de ambos os lados e que a balança permaneça sempre em equilíbrio. Isso possibilita fazer comparação da equação do primeiro grau com os coeficientes da equação, sendo esses representados por saquinhos com feijão e/ou arroz.
A preparação e aplicação dos experimentos promoveram discussões sobre o papel do professor, a importância da experimentação no ensino de matemática e das metodologias de ensino-aprendizagem utilizadas em sala de aula para abordar determinados conteúdos.
Por entendermos que são as descobertas científicas que, consequentemente, contribuem para nosso desenvolvimento crítico e tecnológico, como futuros professores percebemos a importância em utilizar ciência matemática em sala de aula.