Hoje em dia, um ensino de qualidade deve procurar ser construtivista, buscar a mudança conceitual e facilitar o processo para a aprendizagem significativa, ficando em desuso termos como estímulo, resposta, reforço, dentre outros, que em tempos passados faziam parte do foco educacional, que não priorizava significação dos conceitos. Nesse trabalho focaremos a discussão na Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel e principalmente nos Organizadores Prévios do Conhecimento, estratégia proposta pelo autor para facilitar essa significação da aprendizagem. A Teoria da Aprendizagem Significativa, enfatiza a importância da consolidação entre as ideias, conceitos, proposições já existes, com as novas no processo de aprendizagem. Os conhecimentos relevantes e inclusivos, claros e disponíveis na estrutura cognitiva do aluno é o responsável por fazer a ponte com as novas informações, promovendo uma aprendizagem conceitual mais ampla. A ausência dessas informações, dificulta o processo de significação conceitual. Dessa forma, a utilização de organizadores prévios do conhecimento, que são materiais introdutórios que antecedem os conceitos/conteúdos, trabalhando-os de forma superficial pode sanar a ausência dos conhecimentos mínimos e facilitar a aprendizagem significativa. Tendo em vista a importância dos organizadores prévios para uma aprendizagem significativa, o presente trabalho tem como objetivo analisar e discutir como os artigos publicados no I Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências (CONAPESC), realizado em 2016, retratam essa estratégia ligada a teoria da aprendizagem significativa.