O presente trabalho trata sobre o uso da experimentação no ensino de Química visando construir conhecimento a respeito da Cinética Química. De antemão, é importante ressaltar que a experimentação constitui-se de uma ferramenta auxiliar, de grande eficácia na construção de conceitos. Esta prática foi realizada na turma do terceiro período do curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Pernambuco, campus Vitória de Santo Antão e se trata do respectivo tema: “O lançamento de foguetes através do estudo da Cinética Química”. Utilizou-se uma abordagem investigativa para se entender quais as concentrações que são adequadas para fazer com que o foguete consiga atingir uma velocidade adequada. Foi realizada a divisão da turma em 03 (três) grupos, onde cada equipe proferiu sua opinião a respeito do tema tratado. Logo após a prática experimental, bem como a socialização das ideias dos grupos a respeito do experimento realizado, houve a utilização de um questionário que continha 04 (quatro) questões, cujo propósito seria analisar o que os estudantes compreenderam do assunto tratado.