A teoria da evolução biológica é embasada nas observações feitas por Charles Darwin, onde exerce influência até hoje sobre o pensamento do homem moderno, transformando radicalmente as concepções até então existentes acerca da natureza e do mundo. As crenças religiosas e os valores pessoais tendem a desempenhar um papel importante no tocante a resistência a teoria evolutiva, essa resistência pode partir dos alunos quanto dos professores. A formação inicial dos professores não costuma incluir a evolução como eixo articulador dos campos do conhecimento biológico, muitas vezes limitando-a a uma única disciplina. Portanto a formação de professores também deve ser levada em consideração em relação a prática docente do assunto em questão. O presente trabalho, buscará dar visibilidade as concepções de estudantes do curso de licenciatura em ciências biológicas, com o intuito de compreender as diferentes explicações sobre a origem da vida, as influências de tais concepções e a importância dada a teoria da evolução biológica, com o propósito de analisar a formação inicial desses professores. Por tratar-se de pesquisa em andamento não há conclusões a serem apresentadas. No entanto temos como expectativa ao final desse trabalho, apresentar dados consistentes através da análise do discurso dos graduandos a cerca da evolução biológica, a fim de melhorar a formação inicial dos professores de biologia e consequentemente beneficiar os alunos da educação básica.