Artigo Anais II CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

APLICAÇÃO DA FERRAMENTA KOLB PARA ANÁLISE DO ESTILO DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DO IFPB CAMPUS SANTA RITA-PB

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      Os questionários foram distribuídos para os discentes egressos dos cursos médio integrado ao técnico em Meio Ambiente e Informática, em sua primeira semana de aula. Participaram da pesquisa, 66 alunos. As respostas foram planilhadas numa tabela em Excel para obtenção da pontuação total, que classificou o estilo de aprendizagem do aluno em convergente, divergente, assimilador ou acomodador. No final foi analisado qual desses estilos possuía a maior pontuação. Através dos gráficos gerados pôde-se observar os seguintes resultados para a turma de Meio Ambiente: 50% estilo Assimilador, 29% Divergente, 26% Convergente e 12% Acomodador. Para a turma de Informatica, os resultados foram: 61% Assimilador, 29% Convergente, 19% Acomodador e 10% Divergente.\r\n
      Observamos que a aplicação da ferramenta foi capaz de levantar os principais perfis de aprendizagem dos discentes estudados e a sua análise poderá ser de grande importância para a escolha de metodologias eficazes no processo ensino aprendizagem.
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Publicado em 07 de junho de 2017

Resumo

O trabalho foi realizado no campus em implantação do IFPB, localizado na cidade de Santa Rita-PB e teve por objetivo aplicar uma ferramenta capaz de levantar o estilo de aprendizagem dos novos alunos, para facilitar a identificação e adoção de metodologias eficazes para o processo ensino apredizagem. Foi utilizado a ferramenta Kolb, para investigação do estilo de aprendizagem dos alunos. Após descobrir a preferência de cada um, através de questionários aplicados foi possível traçar melhor as estratégias que provavelmente contribuirão para desempenho do aluno e também propor novos métodos de transmissão de conhecimento usados pelos educadores. Os questionários foram distribuídos para os discentes egressos dos cursos médio integrado ao técnico em Meio Ambiente e Informática, em sua primeira semana de aula. Participaram da pesquisa, 66 alunos. As respostas foram planilhadas numa tabela em Excel para obtenção da pontuação total, que classificou o estilo de aprendizagem do aluno em convergente, divergente, assimilador ou acomodador. No final foi analisado qual desses estilos possuía a maior pontuação. Através dos gráficos gerados pôde-se observar os seguintes resultados para a turma de Meio Ambiente: 50% estilo Assimilador, 29% Divergente, 26% Convergente e 12% Acomodador. Para a turma de Informatica, os resultados foram: 61% Assimilador, 29% Convergente, 19% Acomodador e 10% Divergente. Observamos que a aplicação da ferramenta foi capaz de levantar os principais perfis de aprendizagem dos discentes estudados e a sua análise poderá ser de grande importância para a escolha de metodologias eficazes no processo ensino aprendizagem.

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