ELABORAÇÃO E APLICAÇÃO DO JOGO “BINGO DO BALANCEAMENTO” NUMA TURMA DA SEGUNDA SÉRIE DO ENSINO MÉDIO.
"2017-06-07 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 28432 "edicao_id" => 59 "trabalho_id" => 273 "inscrito_id" => 1279 "titulo" => "ELABORAÇÃO E APLICAÇÃO DO JOGO “BINGO DO BALANCEAMENTO” NUMA TURMA DA SEGUNDA SÉRIE DO ENSINO MÉDIO." "resumo" => """ A desmotivação de alguns alunos nas aulas de química muitas vezes é causada pela metodologia utilizada, se esta for tradicional o quadro de interesse por parte dos discentes tende a diminui consideravelmente. Se baseando no que é defendido na literatura e com base nas observações realizadas na sala de aula enquanto bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) foi necessário buscar auxílio em outra metodologia para que fosse possível contribuir para a motivação dos discentes e melhorar a compreensão acerca do conteúdo de balanceamento das equações químicas. \r\n A metodologia escolhida foi a utilização de um jogo lúdico, este denominado bingo do balanceamento é um jogo constituído por tabelas de marcação, cartas com reações químicas e pedaços de E.V.A, com a aplicação desse jogo esperava-se sanar as dificuldades dos discentes no conteúdo abordado de forma dinâmica e prazerosa, dessa maneira contribuindo de forma significativa para a aprendizagem dos discentes. \r\n Quando se faz uma análise do desempenho da turma antes da aplicação do jogo e após é possível identificar alguns fatores, além da nota quantitativa que aumentou, de maneira qualitativa como maior frequência nas aulas, resolução de exercícios, um convívio maior com a bolsista do PIBID e com o professor entre outros, mostrou a importância e eficiência desta metodologia. \r\n Com base nos resultados obtidos é possível notar a eficácia da atividade lúdica realizada, visto que está auxiliou os discentes na compreensão do conteúdo de balanceamento, além de despertar o interesse dos estudantes pelo componente curricular química. """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "JOGO LÚDICO, APREDIZAGEM, BINGO DO BALANCEAMENTO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV070_MD4_SA21_ID1279_27042017202023.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:14" "updated_at" => "2020-06-09 19:21:26" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MILENE GUENA SANTOS" "autor_nome_curto" => "MILENE " "autor_email" => "milene04.guena@hotmail.co" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DA BAHIA - IFBA CAMPUS VITÓRIA DA CONQUISTA " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais II CONAPESC" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2017" "edicao_logo" => "5e49fd7b37d20_16022020234203.jpg" "edicao_capa" => "5f184199ee8b8_22072020103937.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-06-07 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 28432 "edicao_id" => 59 "trabalho_id" => 273 "inscrito_id" => 1279 "titulo" => "ELABORAÇÃO E APLICAÇÃO DO JOGO “BINGO DO BALANCEAMENTO” NUMA TURMA DA SEGUNDA SÉRIE DO ENSINO MÉDIO." "resumo" => """ A desmotivação de alguns alunos nas aulas de química muitas vezes é causada pela metodologia utilizada, se esta for tradicional o quadro de interesse por parte dos discentes tende a diminui consideravelmente. Se baseando no que é defendido na literatura e com base nas observações realizadas na sala de aula enquanto bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) foi necessário buscar auxílio em outra metodologia para que fosse possível contribuir para a motivação dos discentes e melhorar a compreensão acerca do conteúdo de balanceamento das equações químicas. \r\n A metodologia escolhida foi a utilização de um jogo lúdico, este denominado bingo do balanceamento é um jogo constituído por tabelas de marcação, cartas com reações químicas e pedaços de E.V.A, com a aplicação desse jogo esperava-se sanar as dificuldades dos discentes no conteúdo abordado de forma dinâmica e prazerosa, dessa maneira contribuindo de forma significativa para a aprendizagem dos discentes. \r\n Quando se faz uma análise do desempenho da turma antes da aplicação do jogo e após é possível identificar alguns fatores, além da nota quantitativa que aumentou, de maneira qualitativa como maior frequência nas aulas, resolução de exercícios, um convívio maior com a bolsista do PIBID e com o professor entre outros, mostrou a importância e eficiência desta metodologia. \r\n Com base nos resultados obtidos é possível notar a eficácia da atividade lúdica realizada, visto que está auxiliou os discentes na compreensão do conteúdo de balanceamento, além de despertar o interesse dos estudantes pelo componente curricular química. """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "JOGO LÚDICO, APREDIZAGEM, BINGO DO BALANCEAMENTO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV070_MD4_SA21_ID1279_27042017202023.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:14" "updated_at" => "2020-06-09 19:21:26" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MILENE GUENA SANTOS" "autor_nome_curto" => "MILENE " "autor_email" => "milene04.guena@hotmail.co" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DA BAHIA - IFBA CAMPUS VITÓRIA DA CONQUISTA " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais II CONAPESC" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2017" "edicao_logo" => "5e49fd7b37d20_16022020234203.jpg" "edicao_capa" => "5f184199ee8b8_22072020103937.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-06-07 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }