No ensino da Química, grande parte dos alunos tem dificuldade na visualização tridimensional das moléculas. Entretanto, a construção e utilização de modelos atômicos e moleculares pode desenvolver uma habilidade cognitiva muito importante que ajuda os alunos a compreenderem a geometria dos compostos químicos. Neste sentido, o presente artigo ressalta a importância da construção e aplicabilidade do uso desses modelos no ensino de química. O desenvolvimento do presente trabalho consistiu em construir e utilizar modelos atômicos e moleculares como recurso didático para melhorar o estudo, a assimilação e o aprendizado de conceitos químicos que envolvem Atomística e diastereoisomeria (cis-trans) ou isomeria (E-Z). Para esta atividade foram confeccionados modelos utilizando materiais de baixo custo. Este trabalho foi desenvolvido por bolsistas do subprojeto PIBID/Química durante o semestre de 2016 numa escola estadual localizada na cidade de Barra de Santa Rosa - PB, juntamente com alunos do primeiro e terceiro ano do ensino médio. Esta estratégia se apresentou de forma eficaz, pois dinamizou o ensino da química, contando com a interação dos alunos, que tiveram uma melhor clareza com relação à forma tridimensional dos átomos e moléculas.