SOUZA, Ivanielma Santos De et al.. Baralho das quatro operações. Anais II CONAPESC... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/28263>. Acesso em: 23/12/2024 09:45
Este estudo tem como principal objetivo promover uma atividade lúdica de matemática através do uso de jogos, a fim de proporcionar um maior interesse e participação dos alunos, contribuindo dessa forma para o aprendizado mais prazeroso do conteúdo abordado. O jogo utilizado nessa atividade foi o “Baralho das Quatro Operações”, e esta foi desenvolvida em março do corrente ano, na Escola Estadual de Ensino Fundamental André Vidal de Negreiros, situada na cidade de Cuité – PB, cujo público alvo foi alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II. Este trabalho é de caráter qualitativo, e sendo assim almeja o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem dos alunos por meio da aplicação do jogo, haja vista ter sido percebido um déficit nos alunos no que tange ao domínio das quatro operações. E através da aplicação do jogo foi possível suprir o déficit existente, proporcionando aos alunos uma aprendizagem mais atrativa, dinâmica, na qual foi possível contribuir mais efetivamente com a construção da aprendizagem dos alunos. Conclui-se que ao abordar a ludicidade do jogo o professor se depara com um novo cenário em sala de aula, alunos mais atentos e estimulados pela busca do conhecimento, levando-os assim a suprir quase que em sua totalidade os déficits existentes sobre o conteúdo abordado, e ainda tornando-se perceptível a necessidade de mais abordagens como esta, afim de melhorar o ensino e aprendizagem e com isso melhorar o rendimento escolar dos alunos na disciplina de Matemática.