BARALHO DAS QUATRO OPERAÇÕES
"2017-06-07 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 28263 "edicao_id" => 59 "trabalho_id" => 588 "inscrito_id" => 828 "titulo" => "BARALHO DAS QUATRO OPERAÇÕES" "resumo" => "Este estudo tem como principal objetivo promover uma atividade lúdica de matemática através do uso de jogos, a fim de proporcionar um maior interesse e participação dos alunos, contribuindo dessa forma para o aprendizado mais prazeroso do conteúdo abordado. O jogo utilizado nessa atividade foi o “Baralho das Quatro Operações”, e esta foi desenvolvida em março do corrente ano, na Escola Estadual de Ensino Fundamental André Vidal de Negreiros, situada na cidade de Cuité – PB, cujo público alvo foi alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II. Este trabalho é de caráter qualitativo, e sendo assim almeja o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem dos alunos por meio da aplicação do jogo, haja vista ter sido percebido um déficit nos alunos no que tange ao domínio das quatro operações. E através da aplicação do jogo foi possível suprir o déficit existente, proporcionando aos alunos uma aprendizagem mais atrativa, dinâmica, na qual foi possível contribuir mais efetivamente com a construção da aprendizagem dos alunos. Conclui-se que ao abordar a ludicidade do jogo o professor se depara com um novo cenário em sala de aula, alunos mais atentos e estimulados pela busca do conhecimento, levando-os assim a suprir quase que em sua totalidade os déficits existentes sobre o conteúdo abordado, e ainda tornando-se perceptível a necessidade de mais abordagens como esta, afim de melhorar o ensino e aprendizagem e com isso melhorar o rendimento escolar dos alunos na disciplina de Matemática." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Matemática" "palavra_chave" => "QUATRO OPERAÇÕES, BARALHO, MATERIAIS MANIPULÁVEIS, RECURSOS METODOLÓGICOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV070_MD1_SA1_ID828_02052017173237.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:14" "updated_at" => "2020-06-09 19:21:25" "ativo" => 1 "autor_nome" => "IVANIELMA SANTOS DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "IVANIELMA SOUZA" "autor_email" => "nielmadesousa@gmail.com" "autor_ies" => "UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais II CONAPESC" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2017" "edicao_logo" => "5e49fd7b37d20_16022020234203.jpg" "edicao_capa" => "5f184199ee8b8_22072020103937.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-06-07 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 28263 "edicao_id" => 59 "trabalho_id" => 588 "inscrito_id" => 828 "titulo" => "BARALHO DAS QUATRO OPERAÇÕES" "resumo" => "Este estudo tem como principal objetivo promover uma atividade lúdica de matemática através do uso de jogos, a fim de proporcionar um maior interesse e participação dos alunos, contribuindo dessa forma para o aprendizado mais prazeroso do conteúdo abordado. O jogo utilizado nessa atividade foi o “Baralho das Quatro Operações”, e esta foi desenvolvida em março do corrente ano, na Escola Estadual de Ensino Fundamental André Vidal de Negreiros, situada na cidade de Cuité – PB, cujo público alvo foi alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II. Este trabalho é de caráter qualitativo, e sendo assim almeja o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem dos alunos por meio da aplicação do jogo, haja vista ter sido percebido um déficit nos alunos no que tange ao domínio das quatro operações. E através da aplicação do jogo foi possível suprir o déficit existente, proporcionando aos alunos uma aprendizagem mais atrativa, dinâmica, na qual foi possível contribuir mais efetivamente com a construção da aprendizagem dos alunos. Conclui-se que ao abordar a ludicidade do jogo o professor se depara com um novo cenário em sala de aula, alunos mais atentos e estimulados pela busca do conhecimento, levando-os assim a suprir quase que em sua totalidade os déficits existentes sobre o conteúdo abordado, e ainda tornando-se perceptível a necessidade de mais abordagens como esta, afim de melhorar o ensino e aprendizagem e com isso melhorar o rendimento escolar dos alunos na disciplina de Matemática." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Matemática" "palavra_chave" => "QUATRO OPERAÇÕES, BARALHO, MATERIAIS MANIPULÁVEIS, RECURSOS METODOLÓGICOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV070_MD1_SA1_ID828_02052017173237.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:14" "updated_at" => "2020-06-09 19:21:25" "ativo" => 1 "autor_nome" => "IVANIELMA SANTOS DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "IVANIELMA SOUZA" "autor_email" => "nielmadesousa@gmail.com" "autor_ies" => "UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais II CONAPESC" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2017" "edicao_logo" => "5e49fd7b37d20_16022020234203.jpg" "edicao_capa" => "5f184199ee8b8_22072020103937.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-06-07 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }