AVALIAÇÃO DO USO DOS TABLETS PELOS ALUNOS DE UMA ESCOLA ESTADUAL DA CIDADE DE AREIA/PB
"2017-06-07 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 28247 "edicao_id" => 59 "trabalho_id" => 795 "inscrito_id" => 851 "titulo" => "AVALIAÇÃO DO USO DOS TABLETS PELOS ALUNOS DE UMA ESCOLA ESTADUAL DA CIDADE DE AREIA/PB" "resumo" => "O governo federal brasileiro divulgou, em 2012, o projeto Educação Digital - Política para computadores interativos e tablets para as escolas de ensino médio cuja finalidade era fornecer subsídios aos professores e gestores das escolas públicas para o uso da tecnologia no processo de ensino e aprendizagem. Atendendo a esta política em 2013, a Secretária de Educação do Estado da Paraíba forneceu Tablets para os professores e alunos do 1º ano do ensino médio. Com base no exposto o objetivo deste trabalho foi analisar de que forma os Tablets foram utilizados pelos alunos do 3º ano do ensino médio de uma escola estadual de Areia-PB. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola da rede estadual de ensino que atua com os níveis fundamental e médio, localizada na cidade de Areia-PB. O público alvo foi 28 alunos que cursavam o 3º ano do ensino médio e que receberam o tablete quando estavam no 1º ano. Como instrumento de coleta dos dados foi aplicado um questionário com questões objetivas e subjetivas dirigido aos alunos. Ante os resultados fica claro que os tablets não estão sendo utilizados pelos professores como recurso didático auxiliar no processo de ensino e aprendizagem; consequentemente, não estão servindo para fins educativos; desta forma, o propósito do governo não está sendo alcançado, ante o apresentado à inserção da tecnologia na sala de aula tem que ser repensada para que se torne, realmente, uma recurso auxiliar para o ensino-aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Química" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DIGITAL, ESCOLA PÚBLICA, PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV070_MD1_SA6_ID851_13052017215941.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:14" "updated_at" => "2020-06-09 19:21:25" "ativo" => 1 "autor_nome" => "IDAIRIS ANDRADE DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "IRIS ANDRADE" "autor_email" => "idairisandrade93@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais II CONAPESC" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2017" "edicao_logo" => "5e49fd7b37d20_16022020234203.jpg" "edicao_capa" => "5f184199ee8b8_22072020103937.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-06-07 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 28247 "edicao_id" => 59 "trabalho_id" => 795 "inscrito_id" => 851 "titulo" => "AVALIAÇÃO DO USO DOS TABLETS PELOS ALUNOS DE UMA ESCOLA ESTADUAL DA CIDADE DE AREIA/PB" "resumo" => "O governo federal brasileiro divulgou, em 2012, o projeto Educação Digital - Política para computadores interativos e tablets para as escolas de ensino médio cuja finalidade era fornecer subsídios aos professores e gestores das escolas públicas para o uso da tecnologia no processo de ensino e aprendizagem. Atendendo a esta política em 2013, a Secretária de Educação do Estado da Paraíba forneceu Tablets para os professores e alunos do 1º ano do ensino médio. Com base no exposto o objetivo deste trabalho foi analisar de que forma os Tablets foram utilizados pelos alunos do 3º ano do ensino médio de uma escola estadual de Areia-PB. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola da rede estadual de ensino que atua com os níveis fundamental e médio, localizada na cidade de Areia-PB. O público alvo foi 28 alunos que cursavam o 3º ano do ensino médio e que receberam o tablete quando estavam no 1º ano. Como instrumento de coleta dos dados foi aplicado um questionário com questões objetivas e subjetivas dirigido aos alunos. Ante os resultados fica claro que os tablets não estão sendo utilizados pelos professores como recurso didático auxiliar no processo de ensino e aprendizagem; consequentemente, não estão servindo para fins educativos; desta forma, o propósito do governo não está sendo alcançado, ante o apresentado à inserção da tecnologia na sala de aula tem que ser repensada para que se torne, realmente, uma recurso auxiliar para o ensino-aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Química" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DIGITAL, ESCOLA PÚBLICA, PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV070_MD1_SA6_ID851_13052017215941.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:14" "updated_at" => "2020-06-09 19:21:25" "ativo" => 1 "autor_nome" => "IDAIRIS ANDRADE DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "IRIS ANDRADE" "autor_email" => "idairisandrade93@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais II CONAPESC" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2017" "edicao_logo" => "5e49fd7b37d20_16022020234203.jpg" "edicao_capa" => "5f184199ee8b8_22072020103937.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-06-07 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }