Artigo Anais II CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE ENSINO E AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BASICA: ESTUDO SOBRE O PARQUE DAS DUNAS, NATAL/RN

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Publicado em 07 de junho de 2017

Resumo

As unidades de conservação (UC’s) são consideradas como locais de referência de espaço não formal de ensino. Na cidade de Natal/RN, o Parque Estadual Dunas do Natal é uma Unidade de Conservação de grande importância ecológica para a cidade, bem como um ambiente que possibilita um espaço para a educação não formal, que possibilita oportunidades amplas de discussão de conteúdos de diversos temas das áreas de meio ambiente e biodiversidade. Objetivamos analisar as representações sociais de professores visitantes deste parque, visando compreender a importância e possibilidade de uso deste espaço para educação básica. O trabalho apoiou-se em Jodelet (2001), Moscovici (1961; 2003) que se fundamenta na teoria das representações sociais (RS). A pesquisa foi realizada em 2017 e as visitas para reconhecimento das representações dos professores frequentadores do parque se deram de forma aleatória. Neste trabalho, foi aplicado a técnica de Evocação Livre (Bardin, 1977). Observamos um total de 250 representações sociais dos participantes da pesquisa, sendo 84% das representações relacionadas à educação e 16% atribuídas a lazer. Foi possível verificar a importância do reconhecimento dos professores sobre o parque das dunas e as representações relacionadas à educação e escola. No entanto, ainda observa-se a necessidade de trabalhos mais efetivos (seja na formação inicial ou continuada) sobre a importância destes espaços não formais para o processo de ensino aprendizagem. Com base nos resultados, sugere-se a implantação de trabalhos e projetos de Educação Ambiental mais diretivo nas escolas que visem incentivar o planejamento de visitas para fins educacionais.

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