O presente trabalho tem por finalidade propor uma oficina temática utilizando o estudo das drogas para contextualizar conceitos químicos concomitante com a constituição da cidadania dos educandos. Essa pesquisa pretende mostrar a importância da contextualização no processo de ensino e aprendizagem da Química, destacando a necessidade de utilizar o contexto como “fonte” para a abordagem dos conteúdos específicos da Química. As oficinas temáticas se apresentam como uma importante ferramenta didática a ser empregada para a abordagem contextualizada dos conteúdos, pois essas têm seu alicerce no viés na contextualização do conhecimento. Essa abordagem metodológica foi elaborada com base no princípio de que quando os conteúdos são trabalhados de forma contextualizada com o contexto dos aprendizes isso possibilita uma maior aquisição do conhecimento. A oficina temática foi realizada em uma turma de 3º ano do Ensino Médio regular em uma escola da rede pública de ensino. Tendo em vista que as drogas é algo que faz parte do cotidiano dos educandos percebe-se que essa temática se mostra muito favorável e motivadora para a abordagem contextualizada de conceitos químicos. Com isso, esse tema se mostra extremamente viável para discussões em sala de aula. No que diz respeito à aplicação da oficina ficou evidente a sua viabilidade em contextualizar os conteúdos, sobretudo quando se trata de um tema tão complexo envolvendo tanto os conceitos químicos quanto as questões sociais.