Desenvolvemos esta pesquisa-ação a partir de uma intervenção realizada com modelo didático, seguindo os pressupostos norteadores de uma ação docente voltada para a aprendizagem significativa. O nosso objetivo geral foi apresentar o modelo didático como meio alternativo ao laboratório, foram os objetivos específicos construir modelos didáticos com a participação dos estudantes para o estudo das bactérias e proporcionar meios para aprendizagem significativa no estudo das bactérias. O objeto de estudo desta pesquisa foram três turmas do 7º ano do Ensino Fundamental II, da EMEF Judith Barbosa de Paula Rêgo, no município de Queimadas/PB. Durante o percurso metodológico os alunos elaboraram modelos didáticos com massa de modelar para representar a organização da célula bacteriana, a partir de suas representações mentais e por meio da observação da estrutura bacteriana nos livros. Realizamos momentos de pré e pós-teste à realização da intervenção, instrumento de coleta de dados, que favoreceu a construção de categorias de análise, agrupando os estudantes em grupos distintos, a partir da construção categorial. A análise dos dados expressou diferenças nas respostas emitidas pelos estudantes nos questionários aplicados antes e após a intervenção com a utilização do modelo didático. Os resultados evidenciam que os estudantes apresentaram uma maior facilidade de aprender manuseando esses modelos, uma vez que existe maior dificuldade de abstração dos conceitos quando o conteúdo ensinado não é algo concreto, palpável para eles. Essa dificuldade, no entanto, pode ser minimizada com a utilização de modelos didáticos que aproximem o aluno do objeto a ser estudado.